Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Vítima de violência sexual de segunda categoria

Paulo Sousa, 18.09.19

É perturbador o caso da violação e assassinato da Irmã Tona por alguém que tinha acabado de ajudar. O "alegado" assassino e "alegado" violador é um toxicodependente recém saído da prisão.

O retrato escrito da vida da Irmã Tona fala de alguém que, mais do que tudo, era uma pessoa generosa ao ponto de dedicar a sua vida a ajudar com alegria os que mais precisam. Não era assistente social remunerada pela tutela, não seria beneficiária da ADSE, nem viu o seu horário de trabalho reduzido a 35 horas no inicio da legislatura que entretanto terminará.

Não quero aqui elaborar nenhuma teoria sobre os desgraçados dos drogados, nem sobre a reinserção social nem sobre os serviços públicos que lidam com esses casos, mas apenas sublinhar o silêncio que este caso mereceu na nossa imprensa e na boca dos que se advogam defensores das mulheres oprimidas e vitimas de violência.

Comparando o tratamento mediático que mereceu o assassinato de Marielle Franco e a ausência de qualquer reacção sobre este caso macabro, concluo que mesmo para as vítimas de violência sexual há tratamentos diferentes. A irmã Tona era uma irmã religiosa e isso colocou-a do lado errado da história.

Perante tal diferença como podemos avaliar a honestidade intelectual dos donos da nova moral e dos novos costumes?

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo Sousa 18.09.2019

    E atenção a essa lógica, se um destes dias alguém se lembra de classificar os perpretadores de violência doméstica como doentes volta tudo à estaca zero.
  • Paulo, responsabilidade (cada um deve ser castigado pelos seus actos) é diferente de culpa (aqui além do castigo há uma avaliação moral, espiritual, que dá lugar aos chavões sem sentido de "diabo", "monstro" etc) . Acredito, após ter lido bastante sobre o tema, que ninguém escolhe ser quem é. Existem comportamentos monstruosos, mas não existem monstros, apenas Homens com vidas de pesadelo.

    Sugestão :

    https://www.wook.pt/livro/comportamento-robert-m-sapolsky/21685514

    Neurobiologia do Mal :

    https://youtu.be/XsiGLqBuVxs

    Abraço e obrigado pela pachorra
  • Imagem de perfil

    Paulo Sousa 18.09.2019

    Entendo o debate mas quando se dá um tratamento desigual a alguém que cometeu um crime, nomeadamente um crime violento, com mais ou menos consideração pela circunstância do criminoso, desvaloriza-se o efeito dissuasor e pedagógico das penas. O sociedade questiona-se do conceito da justiça especialmente em reincidentes, como é este caso.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.