Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Vinhetas (20)

José Meireles Graça, 04.10.24

22 km de bicicleta não é muito, e menos ainda quando o percurso é feito pelo leito de um antigo caminho de ferro desactivado e convertido em ciclovia, a meio um café e um fino esperando.

Excepto um dia em que a porta do estabelecimento (num antigo apeadeiro) apareceu fechada, um papel na porta a dizer não sei quê.

Havia um restaurante aí a uns 3 minutos, descendo uma ladeira, e lá fomos. Estava deserto e uma mulher frigia qualquer coisa. Por desenfado, perguntei o que era e ela, a cara rosada desabrochando num sorriso feito de dentes muito brancos e regulares, disse que eram bolinhos de bacalhau.

Alfredo sugeriu que deles viesse um pratinho, e veio uma travessa – daria 5 ou 6 para cada um. E alguém alvitrou que, para acompanhar bolinhos de bacalhau, o indicado era um verde tinto. O dono concordou e informou que por acaso tinha um de estalo, logo trazendo uma garrafa.

Ó deuses, que bolinhos do céu: pequenos, redondinhos, bem fritos, a massa não aquela batatada infame com essência de bacalhau que hoje é o ordinário às mesas. E o vinho era como deve ser, espumando nas canecas e cantando na alma.

Tudo se sumiu num ápice e, tendo já vindo mais duas, ou talvez três, garrafas providenciais, surgiu sem que se pedisse nova travessa, que seguiu o mesmo caminho da anterior ainda que a ritmo consideravelmente mais lento.

Feitas as contas e o pagamento, havia que regressar à pista e, entreolhando-se os desportistas, disse o Venâncio que o melhor era chamarem-se três táxis. Logo lhe foi lembrado que as bicicletas não cabiam nas malas, a consternação caindo de repente sobre aquele dinâmico grupo de quarentões.

Abalaram, rosnando uma litania de palavrões. Nessa gesta, houve quem a meio se tomasse de desespero e mandasse vir uma carrinha de um amigo, subitamente lembrado. Mas, infelizmente, não havia lugar para todos nem para todas as bicicletas.

Digo com orgulho que fui dos que com pertinácia concluíram o percurso. E, chegado a casa são e salvo, logo aterrei numa cama que nunca havia parecido tão acolhedora, adormecendo quase de imediato.

Quase. Porque ainda tive tempo de ponderar que talvez não fosse pior ceder à publicidade e levar uma daquelas garrafas coloridas e suspeitas, contendo uma bebida energética.

8 comentários

Comentar post