Vão sempre buscar o mesmo
Em 2013, João Ferreira foi o candidato do PCP à presidência da Câmara de Lisboa. Quatro anos depois, voltou a encabeçar a lista à principal autarquia do País.
Em 2014, João Ferreira foi candidato do PCP ao Parlamento Europeu, onde já tinha assento desde 2009, liderando nesse ano a lista comunista. Em 2019, voltou a figurar no topo da lista à eurocâmara apresentada pelo partido da foice e do martelo.
Em Janeiro de 2021, João Ferreira - já eurodeputado e vereador além de membro do Comité Central - será o candidato do PCP à Presidência da República, como acaba de ser anunciado pelo secretário-geral do partido.
Não custa perceber que estas sucessivas candidaturas a três instituições políticas muito diferentes são etapas de um tirocínio partidário: João Ferreira prepara-se para substituir Jerónimo de Sousa no posto de comando da Rua Soeiro Pereira Gomes, a confirmar no próximo ano.
Um homem que vai a todas. Numa confirmação implícita de que o PCP sofre uma grave crise de recrutamento e uma notória incapacidade de renovação de quadros: seja para o que for, vão sempre buscar o mesmo. Apesar de não perderem uma oportunidade de gritar «contra os monopólios».