Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lembrando os que estiveram primeiro na Lua.

por Luís Menezes Leitão, em 20.07.19

98799f7916855c3b911c5c3ba0282696.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Hong Kong, China.

por Luís Menezes Leitão, em 01.07.19

mw-860.jpg

Lembro-me de ter visto uma anterior versão deste filme há precisamente trinta anos. E também me lembro de como é que terminou.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Crisis? What crisis?

por Luís Menezes Leitão, em 25.06.19

MINISTRA-JUSTIÇA-EM-SOURE-CJM_fb.jpg

No Inverno de 1978-79, no que ficou conhecido como O Inverno do Descontentamento, o Primeiro-Ministro inglês James Callaghan viu-se confrontado com uma onda de greves no país. Questionado pelo jornal The Sun sobre o que pensava do crescente caos provocado por essas greves, limitou-se a responder que essa era uma opinião paroquial do jornalista, já que as outras pessoas no mundo não partilhariam essa visão de que existia um crescente caos no país. O jornal limitou-se a colocar essa resposta na primeira página com o título "Crisis? What crisis?". O resultado foi o descrédito total do governo trabalhista e uma derrota colossal nas eleições subsequentes, que ditaram a ascensão de Margaret Thatcher a Primeira-Ministra.

A Ministra da Justiça Portuguesa vai mais longe do que o próprio James Callaghan, chegando ao ponto de dizer que “contrariamente ao que parece transparecer no quotidiano”, a Justiça portuguesa funciona melhor do que alguma vez funcionou. Apesar das custas judiciais altíssimas, dos constantes atrasos na justiça, das remunerações dos advogados por actualizar desde 2004, e das sucessivas greves no sector, a Justiça portuguesa vai de vento em popa, havendo apenas um erro de percepção sobre o que transparece para o comum dos mortais. A Ministra da Justiça é discípula do Professor Pangloss: "Tudo vai bem no melhor dos mundos."

Autoria e outros dados (tags, etc)

Blogue da semana.

por Luís Menezes Leitão, em 09.06.19

Já uma vez destaquei aqui um blogue que há vários anos prossegue uma luta incansável contra a contínua destruição e descaracterização da cidade de Lisboa. Nesta altura em que temos uma Câmara Municipal mais preocupada em viabilizar a construção de monos do que em preservar e reabilitar a imagem de Lisboa, escolho o cidadanialx como blogue da semana.

Autoria e outros dados (tags, etc)

O novo inquérito a Constâncio.

por Luís Menezes Leitão, em 07.06.19

naom_5359428d131cc-1.jpgFace a estas declarações, imagino quais sejam as questões a pôr a Constâncio no inquérito parlamentar:

— Lembra-se do seu nome?

— Sabe em que lugar está?

— Em que ano estamos?

— Alguma vez ouviu falar num lugar chamado Banco de Portugal?

Autoria e outros dados (tags, etc)

A eleição dos desconhecidos.

por Luís Menezes Leitão, em 24.05.19

expressocapa2-1.jpg

O primeiro número do Expresso, saído em Janeiro de 1973, informava que 63% dos portugueses nunca tinham votado. Era a demonstração cabal de como os portugueses encaravam a farsa que eram as eleições no Estado Novo. Agora, nas vésperas de uma eleição para o Parlamento Europeu, o Expresso informa que 69% dos portugueses não sabem o nome de nenhum eurodeputado. É a demonstração cabal de como os nossos eurodeputados andam afastados dos eleitores. Na verdade, a esmagadora maioria limita-se a fazer campanha aqui no burgo de cinco em cinco anos, para depois rumarem a Bruxelas para um longo mandato, durante o qual não se ouve falar deles. Deve ser por isso que nesta campanha só se falou de política nacional. A política europeia está longe e, se ninguém sequer conhece as personagens, como é que pode perceber o enredo da história? Depois admirem-se com a abstenção.

mw-860.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

Zapping.

por Luís Menezes Leitão, em 21.05.19

Ontem estava a passar na RTP um debate entre os principais candidatos às eleições europeias. Achei esse debate tão maçador que mudei imediatamente de canal, passando a assistir a um filme sobre um comboio desgovernado. Fiquei a pensar que esse canal tinha decidido apresentar uma metáfora sobre a forma como estão a decorrer estas eleições em Portugal e na Europa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Leitura recomendada.

por Luís Menezes Leitão, em 11.05.19

Quando descubro que bancos concedem empréstimos de centenas de milhões de euros aceitando leite de pomba em garantia e que no parlamento deputados confundem hipoteca, penhor e penhora, permito-me modestamente recomendar a leitura do meu manual sobre Garantias das Obrigações, que já vai na sexta edição, e onde se encontram explicados os conceitos elementares sobre as diversas garantias e a sua eficácia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Mais um tiro no pé.

por Luís Menezes Leitão, em 07.05.19

5ad7a87a5124c9ae76c62838-750-468.jpg

Está explicada a proximidade de Rui Rio com António Costa e o alinhamento que tem tido com este governo. Já sabemos também que o actual PSD pretende passar a ser a muleta do PS. Não venham é dizer que isto é o pensamento de Sá Carneiro. Sá Carneiro, num período em que a direita era fortemente atacada, quis demonstrar que a mesma podia ser governo. Fez uma coligação com esse propósito e chegou a primeiro-ministro. Rui Rio com estas declarações cada vez mais se afasta desse objectivo. O problema é que parece que não lhe faltam balas para continuar a dar tiros nos pés.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Not for turning.

por Luís Menezes Leitão, em 05.05.19

Nesta semana em que faz quarenta anos que Thatcher subiu ao poder cabe recordar uma das suas mais célebres afirmações: “The Lady’s not for turning”. Rui Rio e Assunção Cristas que ponham os olhos neste exemplo em vez de andarem numa corrida a ver quem mais recua.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Dois coelhos com uma só cajadada.

por Luís Menezes Leitão, em 05.05.19

cristas_vs_rio41451d30_base.jpg

Parece que os líderes da oposição andam a fazer concorrência a ver quem é que recua mais depressa perante os ultimatos de António Costa. O resultado da sua vergonhosa jogada política vai ser gabar-se de ter apanhado dois coelhos apenas com uma só cajadada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Os zigue-zagues do PSD.

por Luís Menezes Leitão, em 05.05.19

Se o anúncio da demissão de António Costa foi uma jogada política vergonhosa, estes zigue-zagues do maior partido da oposição também não lhe ficam nada bem. E como é que se compreende que o líder do partido diga que não conhece um texto com esta importância? Não o pode receber por e-mail e ver no telemóvel? Será que os deputados do PSD andam em roda livre no parlamento e não prestam contas ao líder?

Autoria e outros dados (tags, etc)

A direita acéfala.

por Luís Menezes Leitão, em 04.05.19

mw-860-1.jpg

Ao contrário do que aqui se afirma, esta foto não demonstra que a direita perdeu a cabeça. Na verdade, a direita em Portugal não perdeu a cabeça porque nunca a teve, estando há muito tempo completamente acéfala. Os actuais líderes do PSD e do CDS não são de direita: são de esquerda. É por isso que nunca resistem a estes cantos de sereia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Hergé já o tinha previsto.

por Luís Menezes Leitão, em 01.05.19

revolution1FR.jpg

revolution2FR.jpg

revolution3FR.jpg

revolution4FR.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

Os atentados no Sri Lanka.

por Luís Menezes Leitão, em 21.04.19

map_of_sri-lanka.jpg

Visitei o Sri Lanka em 1997. Nessa altura o país vivia imerso num conflito de décadas entre o Governo da maioria budista e o movimento separatista hindu Tigres de Libertação do Tamil Eelam que defendia a criação de um Estado separado “eelam” no território Tamil no Nordeste da Ilha. Por isso as deslocações dos turistas eram feitas sob rigorosas medidas de segurança com detectores de metais em todos os sítios turísticos.

Colombo-Skyline-Aerial.jpg

images-2.jpg

Apesar disso passei a considerar o Sri Lanka o melhor destino turístico que já visitei. Pode passar-se de uma metrópole magnífica como Colombo a uma cidade tipicamente inglesa na montanha como Nuwara Elyia. Pode fazer-se um safari fotográfico na selva ou subir às ruínas históricas de Sigiryia no alto da montanha. E pode-se ver a herança portuguesa em Galle no litoral.

GettyImages-550859245_full.jpg

1508905854329.jpg

No Sri Lanka o Islamismo e o Cristianismo são religiões sem grande representação. Alguma coisa muito séria se passa por isso quando existe um ataque desta ordem por parte de um movimento islâmico ao cristianismo neste país. Assiste-se hoje a uma escalada preocupante nos conflitos religiosos a que urge pôr termo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Citação a propósito do dia de hoje.

por Luís Menezes Leitão, em 17.04.19

images-1.jpg

"Há um caos total debaixo dos céus. A situação é excelente".

Mao Tsé-Tung.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Paris já está a arder.

por Luís Menezes Leitão, em 15.04.19

82228602_Smoke-and-flames-rise-during-a-fire-at-th

A destruição de Notre Dame por um violento incêndio representa o dobre a finados da civilização ocidental. O que nem Hitler conseguiu fazer, é agora conseguido em pleno séc. XXI. Tenha sido isto o resultado de um acto terrorista ou da simples negligência daqueles a quem competia cuidar do monumento, neste momento não interessa. Uma das maiores criações do espírito humano, que inspirou o génio de Victor Hugo, desaparece hoje. É um dia triste para todos aqueles que lutam pela nossa civilização e pela preservação da memória da Europa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Blogue da semana.

por Luís Menezes Leitão, em 14.04.19

Esta semana o meu destaque vai para A origem das espécies do Francisco José Viegas. Aplaudo as suas tomadas de posição, como excelente editor de livros, contra o mundo em que actualmente vivemos. Um mundo em que os livros de contos infantis, que fizeram parte do nosso imaginário desde sempre, são agora escondidos nas bibliotecas públicas. Um mundo em que se pretende fazer inquéritos a perguntar às pessoas qual é a sua raça. Um mundo em que os livros são cada vez menos lidos. Um mundo em que o governo português coloca todos os familiares dos governantes em cargos públicos, causando escândalo mundial, enquanto no país se assobia para o lado. E finalmente um mundo em que um português pode ser proibido de entrar num país com quem Portugal tem relações diplomáticas apenas por ser humorista, sem que o governo português diga sequer que não achou graça a essa brincadeira. Pela defesa intransigente dos valores do nosso país, e pelo amor aos livros, que representam o maior tesouro da nossa civilização, escolho A origem das espécies como blogue da semana.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pensamento da semana.

por Luís Menezes Leitão, em 14.04.19

images.jpg

"Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi" ("Se queremos que tudo continue como está, é necessário que tudo mude"), Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Il Gattopardo.

 

Este pensamento acompanhou o DELITO durante toda a semana.

Autoria e outros dados (tags, etc)

A crise do Brexit.

por Luís Menezes Leitão, em 26.03.19

1547586227401.jpg

O Reino Unido está neste momento a atravessar uma crise constitucional sem paralelo desde a Revolução Gloriosa de 1688. Embora desde sempre o sistema de governo britânico tenha assentado na soberania do parlamento, a verdade é que essa soberania era delegada no governo e no gabinete, criando assim o que se convencionou chamar de parlamentarismo de gabinete. Nem na "hora mais negra", em que as tropas de Hitler arrasaram o exército britânico na Europa, ou durante a batalha de Inglaterra, em que Londres foi sistematicamente bombardeada, alguma vez o parlamento se imiscuiu nas competências do gabinete. Hoje, quando decide tomar o processo do Brexit directamente nas mãos, o parlamento britânico abandona o sistema parlamentar de gabinete para adoptar um sistema parlamentar de assembleia. É extraordinário é que a primeira-ministra se mantenha no cargo depois de ser desautorizada desta maneira.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D