Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 25.09.22

22362860_YaqS0.jpeg

A 25 de Setembro assinala-se O Dia Mundial do Pulmão

"Este dia pretende consciencializar a população mundial para as doenças respiratórias – que, em Portugal, representam a terceira causa de morte. “Cuide dos seus pulmões” é o mote para este ano reafirmando a existência de quatro pilares fundamentais para uns pulmões saudáveis:

– Dizer não ao tabaco: a cessação tabágica é a melhor forma de cuidar dos pulmões, sendo o tabaco o principal responsável pelas doenças pulmonares e causando a morte a mais de oito milhões de pessoas anualmente;

– Proteger os pulmões através da vacinação: isto pode evitar uma série de doenças infecciosas e ajudar a manter os pulmões saudáveis. Pneumonia pneumocócica, covid-19, gripe e tosse convulsa são alguns exemplos de doenças respiratórias que podem ser prevenidas pela vacinação;

– Respirar ar puro: a poluição atmosférica mata todos os anos aproximadamente sete milhões de pessoas. Dados da Organização Mundial de Saúde referem que nove em cada dez pessoas respiram ar com altos níveis de poluentes.

– Praticar exercício físico de forma regular: isto melhora a qualidade de vida e é uma forma de cuidar dos pulmões.

“A Sociedade Portuguesa de Pneumologia promove, há muito, diversas acções de sensibilização para as doenças respiratórias. É fundamental todos estarmos conscientes do peso que estas doenças assumem na mortalidade, quer a nível nacional quer a nível mundial, e reconhecermos o papel que algumas medidas assumem na prevenção das doenças pulmonares, entre as quais se destaca a cessação tabágica."

 

Já fumei. Devo ter fumado durante uns bons vinte anos. Era o meu calmante. Bastava-me apenas acender o cigarro e aspirar profundamente a primeira golfada de fumo para me acalmar, nem precisava acabar o cigarro. Deixei de fumar há cerca de quinze anos. Não foi tão complicado como pensava que fosse. Só sinto a falta do ritual e os meus pulmões agradecem todos os dias.

 

22362861_NPcTl.jpeg

Neste dia 25 celebra-se O Dia Mundial do Sonho

"Este dia foi criado por iniciativa de um instrutor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em 2002 para reflectir nos nossos sonhos e na forma como os atingir, fazendo do mundo um melhor lugar para se viver. 

Neste dia as pessoas são incentivadas a partilhar ideias que permitam realizar sonhos de todo o tipo, contribuindo para a melhoria da comunidade global."

 

Os nossos sonhos são aqueles que sonhamos a dormir, plenos de peripécias e aflições, ou serão aqueles que sonhamos acordados e que expressam as nossas aspirações e desejos para um futuro do qual desconhecemos tudo? Seja como for, mesmo sem saber se "o mundo pula e avança", a expectativa devolve-nos todos os dias a nossa eterna criança, com os medos e as inseguranças, que afinal não aprendemos a combater, apenas escondemos melhor para afastar a ansiedade.


22362864_ckQVR.png

Este é O Dia Mundial dos Rios

"Os rios são as artérias do nosso planeta. São linhas de vida, no sentido mais verdadeiro.” - Mark Angelo 

O Dia Mundial dos Rios, criado em 2005 pela ONU, festeja-se anualmente no quarto domingo de Setembro. Nesta data, destacam-se os valores dos rios para incentivar a sua preservação, numa altura em que enfrentam uma série de ameaças, desde a poluição às alterações climáticas. 

Sendo a água doce a base da vida no planeta, o seu uso abusivo e inadequado constitui ameaça crescente à própria humanidade."

 

Há bem pouco tempo o Tejo estava tão poluído que seria impensável pescar ou nadar nele, com os esgotos de Lisboa a desaguarem sem tratamento no seu estuário, em frente à cidade. Em 1989 o Presidente Marcelo quase "ganhou" Lisboa numa campanha meio alucinada, em que, entre outros feitos asterixianos, propunha a travessia a nado do Tejo. Após uma bateria de vacinas, concretizou o seu intento de rivalizar com o Mark Spitz, mas a câmara ficou para Sampaio. 

Presentemente a presença de fauna diversa e principalmente o regresso de golfinhos mostram que a aposta das últimas administrações da cidade foi neste âmbito, bem conseguida.

 

22362867_olzOF.png

Hoje é também O Dia Mundial das Pessoas Surdas

"A ONU assinala este dia todos os anos, no último domingo de Setembro, para informar sobre as dificuldades que as pessoas surdas enfrentam diariamente, motivá-las a aprender linguagem gestual e promover o seu acesso à educação e às tecnologias modernas.

Estima-se que 590 milhões de pessoas em todo o mundo tenham problemas de audição. Devido à evolução demográfica tem-se verificado um progressivo envelhecimento da população e também o aumento do risco de surdez. Conscientes destes problemas, os especialistas aconselham a todas as pessoas, e em especial com mais de 50 anos, a realizar rastreios auditivos com regularidade de forma a identificar precocemente este problema."

 

Presentemente os primeiros rastreios auditivos são realizados com dois dias de vida. É importante haver acompanhamento, porque a perda de audição pode acontecer em qualquer idade, por motivos tão triviais como uma gripe, por exemplo. Existe um sem-número de intervenções que podem melhorar a capacidade auditiva desde simples exercícios até à implantação do ouvido biónico, que deixou há algum tempo de pertencer ao reino da ficção científica. 

 

22363173_pVHUz.png

A 25 de Setembro assinala-se O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

"A Igreja tem vindo a celebrar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado desde 1914. É sempre uma ocasião para exprimir preocupação pela diversidade de pessoas vulneráveis que se deslocam; para rezar por elas dado que enfrentam muitos desafios; e para aumentar a sensibilização acerca das oportunidades proporcionadas pelas migrações.

Esta data é sempre assinalada no último domingo de Setembro. Como título da sua mensagem anual, o Santo Padre escolheu "Construir o futuro com os migrantes e os refugiados".

 

É cada vez maior o número de deslocados que, por força de circunstâncias adversas, procuram santuário fora daquela que deveria ser a sua zona de conforto mas deixou de oferecer segurança. Se alguns conseguem melhorar as condições de vida, a grande maioria acaba votada ao esquecimento num qualquer campo, num qualquer canto do mundo, sobrevivendo na dependência de organizações humanitárias. Diz a Bíblia que quem salva uma pessoa, salva o mundo inteiro, mas é tão difícil deixar de ouvir a consciência.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 24.09.22

22362362_o7wTz.png

Hoje é O Dia Internacional para a Sensibilização do Cancro da Tiróide 

"A sublinha a importância da detecção precoce desta patologia cuja incidência tem vindo a aumentar em Portugal.

O cancro da tiróide é um tumor maligno da glândula tiroideia, que surge habitualmente sob a forma de nódulo do pescoço, quase sempre sem dor.

O aumento notório de casos de cancro diferenciado da tiróide deve-se também à maior sensibilidade dos meios auxiliares de diagnóstico. Há maior risco em pessoas submetidas previamente a radioterapia da cabeça e pescoço ou outra forma de radiação, com história familiar de patologia maligna da tiróide, quando apresentam determinadas patologias malignas endócrinas.

O prognóstico do cancro da tiróide é, em geral, excelente, embora cerca de 20% dos casos possam ter um prognóstico mais reservado. O diagnóstico e tratamento precoces são determinantes.

Determinante é, também, manter uma vigilância periódica – crucial nos primeiros 5 a 10 anos, podendo prolongar-se para toda a vida –, essencial para a detecção precoce de uma eventual recidiva. Ainda que na maioria dos casos a doença esteja localizada, por vezes pode haver metástases no pescoço e outras partes do corpo."

 

Como todas as doenças com poder terminal, poderá eventualmente não vir a ser uma sentença de morte se detectado e tratado a tempo.

 

22362363_4poha.jpeg

No dia 24 de Setembro assinala-se O Dia Internacional do Coelho

"O Dia Internacional do Coelho é festejado todos os anos no último sábado de Setembro. Para promover a protecção desta espécie animal, tanto em estado selvagem como doméstico. Os coelhos são vítimas mortais do homem, quer na realização de testes com fins cosméticos e farmacêuticos, quer na caça, na cozinha, ou no vestuário. 

Pode viver em prados, florestas, bosques, campos, quintais, áreas húmidas, desertos e até dentro de casa, como animal de companhia. Está associado à fertilidade, à inocência, à Páscoa e à Primavera.

O coelho vive, em média, cerca de três anos. E consegue atingir os 55 km/h para fugir aos inimigos."

 

Não como coelho. Na pré-história da nossa existência e muito antes da quinta na Barra Cheia, a avó Hortense veio de Gaviãzinho fazer uns exames a Lisboa e, como era costume, ficava connosco por uns tempos. Numa dessas visitas, trouxe um cesto fechado com serapilheira, de onde saltaram três coelhinhos lindos e brincalhões. As horas pós-escolares eram passadas à volta deles que nos vinham comer à mão, entabulando brincadeiras engraçadas. Foi assim por alguns dias. Uma tarde, regressada da escola, fui à varanda, mas tinham desaparecido. Ninguém soube dizer coisa alguma. À hora de jantar descobrimos tudo. Creio que ninguém jantou. Não como coelho.

(Imagens Google)

O Fim

Maria Dulce Fernandes, 23.09.22

morte_poeta[1].jpg

Este é um postal um tanto pascácio.

É sobre O Fim.

Quem é que gosta de ler coisas secantes e deprimentes acerca da morte?

Eu, que costumo gravitar pelas novidades da blogosfera e dos blogues que costumo seguir, se me deparasse com uma dissertação sobre a iminente mortalidade de todos nós, saía da página a sete pés, porque coisas que nos ralem já nós temos em quantidade na nossa vida e não precisamos da opinião destrambelhada duma tipa que escreve umas coisas de vez em quando.

Podem não querer a minha opinião, mas eu dou-a na mesma. É de borla e só lê quem quer. A morte é a única certeza que temos na nossa vida a partir do exacto segundo em que nascemos. Não escolhe hora, idade, sexo, religião, raça ou extracto social. Chega quando quer, é silenciosa, eficaz e nós deixamos de ser.

“ – Hoje bateu forte, não?” Hoje e todos os dias, de há uns tempos para cá."

Dá que pensar e muito, naquilo que não queremos pensar. Já vos aconteceu num “Dia-Não” ou na véspera dum exame médico mais específico, por exemplo, olhar para o espelho e pensar “Se calhar já estou morta e ainda não dei por isso."

Penso que não tenho medo da morte. Penso hoje. Daqui a uns tempos e algumas doenças, quem sabe, mudo drasticamente de opinião? Não perco tempo a pensar se morrer é o final. Não me interessa, não quero saber… nunca ninguém voltou para contar como foi, por isso é coisa que não me preocupa. Não gostava de ficar para aí a vegetar sem noção do tempo nem do espaço, sem conhecer ninguém, sem controlo das minhas funções psicossomáticas. Poderá ser a morte pior que a completa perda de dignidade e humanidade? Poderá ser a morte pior que o sofrimento atroz de uma doença terminal?

Tenho cirurgia marcada para daqui a um par de semanas e a percepção das probabilidades é até animadora, mas o pensamento macambúzio insidia-se em qualquer nesga de boa disposição que ainda não esteja putrefacta e arruina-a num ápice.

Deixar tudo em ordem…

Faço mil e um malabarismos para não ter que acompanhar funerais, mas sei que há um em particular a que, por muito que não queira, não posso deixar de comparecer.

Quem é crente reza pelo reino dos céus, por um paraíso, seja em que religião for. Eu sou crente à minha maneira e no fim espero poder encontrar apenas paz.

 

(Republicado/Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 23.09.22

22361364_nuBSk.png

A 23 de Setembro celebra-se a chegada do Outono

"O Outono começa hoje, dia de equinócio. Este é o nome que se utiliza na astronomia para o fenómeno que marca o final do Verão e a chegada da nova estação do ano.

Este equinócio assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em Setembro, no hemisfério norte, e em Março, no hemisfério sul. 

O Outono traz consigo mais frio e chuva. Traz também as folhas amarelas e vendedores de castanhas assadas, que se espalham pelas cidades portuguesas com esse perfume tão característico. Especialmente no início da estação, ainda se sente um calorzinho que se vai despedindo à medida que nos aproximamos do Inverno. De qualquer forma, em geral, a temperatura é amena no Outono. Muitas pessoas aproveitam esta época para passear."

 

O Outono e a Primavera eram as minhas estações do ano favoritas. Sem demasiado calor nem demasiado frio, com cheiro a chuva e a flores. Os Outonos da minha meninice foram-se desvanecendo dando lugar ao calor ou ao frio. Este ano até o Verão pareceu tirar férias. Mas não. Não existem alterações climáticas. São tudo coisas da minha cabeça. 

No entardecer da terra,
O sopro do longo outono
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.

 

22361369_cwTp6.jpeg

Hoje assinala-se O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas

"O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas ocorre todos os anos a 23 de SetembroEsta data foi escolhida em homenagem a Karl-Axel Ekbom, nascido neste dia. Ekbom foi um neurologista sueco que descreveu a doença pela primeira vez, em 1945. A Síndrome das Pernas Inquietas é também conhecida como Doença de Willis-Ekbom.

O objectivo da data é alertar para a doença. A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição crónica, que não se pode prevenir e para a qual ainda não existe cura. Caracteriza-se pela necessidade involuntária de movimentar as pernas, sobretudo à noite, ao deitar-se, perturbando o sono. Acredita-se que nesta síndrome existe um desequilíbrio no funcionamento dos neurónios que usam a dopamina como neurotransmissor."

As minhas cãibras nocturnas são de antologia e fazem lembrar verdadeiros filmes de terror de série B, daquele em que o maligno desarticula os membros das suas vítimas deixando-as quais marionetas desengonçadas. Um médico diagnosticou os espasmos como Síndrome das Pernas Inquietas, e o ferro e o magnésio passaram a fazer parte da minha dieta. Isso e bananas. Como não adiantou muito, procurei segunda opinião e as cãibras afinal não passavam disso mesmo e podem ser aliviadas com exercícios, mas não têm cura. É como tudo.

 

22361370_tvyjS.png

Hoje é O Dia Internacional das Línguas Gestuais

"O Dia Internacional das Línguas Gestuais celebra-se anualmente a 23 de Setembro. Procura apoiar e divulgar a identidade linguística e a diversidade cultural de todos os surdos, assim como de outros utilizadores de linguagem gestual.

Pretende-se promover a aprendizagem das línguas gestuais e a identidade da comunidade surda no contexto da diversidade linguística e cultural.

O Dia Internacional das Línguas Gestuais foi adoptado pela ONU em 2017."

 

Aprendi o básico, mas quero aprender tudo, porque penso que é fundamental para a comunicação com as pessoas que sofrem de hipoacúsia profunda. Os implantes cocleares são um milagre, mas não se usam 24/7 e a comunicação não pode parar. 

(Imagens Google)

Nazis, what nazis?

Maria Dulce Fernandes, 22.09.22

22362380_eVgTH.jpeg

E ainda dizem que a história não se repete...

 

"Última hora: o general Otto Von Stülpnagel, comandante da Administração Militar do III Reich na França ocupada, acaba de anunciar referendos em quatro das regiões invadidas.

Objetivo: saber se as populações que não morreram, não fugiram nem estão presas, aí residentes, querem ou não pertencer ao estado ocupante.

Palavras de Stülpnagel:

«Tudo se dará na maior transparência e com todas as garantias. Convidaremos como observadores membros de partidos irmãos, por exemplo o PCUS, com o qual celebrámos um pacto para a paz, há cerca de um ano».

Um comentador nazi independente analisou a proclamação, no seu microblog:

«Esperamos que vença a democracia e que o povo francês queira a partir de agora ser povo alemão, o que fará sem ser coagido e na paz que lhe asseguramos como nação civilizada e progressista».

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0Lk5zY3GwE61BZKf5sxtWuSHUiybvcfbS1J6v8s2zKnMHKiiYHNGu5JuAapnrs2FBl&id=1173083794

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 22.09.22

22360509_BUIrt.jpeg

Hoje assinala-se O Dia Mundial da Leucemia Mieloide

Leucemia Mieloide é um tipo de cancro que afecta a produção do sangue e a medula óssea. A palavra leucemia tem origem grega e significa “sangue branco”. Caracteriza-se pela produção anormal dos glóbulos brancos do sangue, os leucócitos. A leucemia tem uma das maiores taxas de mortalidade entre pacientes com cancro.

A LM apresenta de um a dois casos para cada 100 mil habitantes por ano, totalizando 15% das leucemias. É mais comum entre adultos entre os 45 e os 60 anos. Possui uma característica muito singular, a presença da anormalidade genética chamada cromossoma Philadelphia. Este cromossoma é resultado da troca de material genético entre dois outros cromossomas, o 9 e o 22. Por isso esta data, 22 de Setembro, foi escolhida para simbolizar o Dia Mundial da Leucemia Mieloide."

Felizmente o tratamento resulta em cerca de 80% dos casos. Visitei algumas vezes uma colega minha no IPO e era de partir o coração.

 

dia-europeu-sem-carros.png

A 22 de Setembro comemora-se O Dia Europeu Sem Carros

"Esta data, celebrada todos os anos, visa sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes, incluindo os transportes públicos e bicicletas.

Nas cidades que aderem a esta iniciativa, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a incentivar os cidadãos a escolher meios de mobilidade mais amigos do ambiente. Neste dia é possível explorar algumas ruas de forma diferente, sem o perigo e a pressa dos carros.

O Dia Europeu Sem Carros surgiu em França, em 1998, e foi adoptado pela União Europeia a partir do ano 2000."

 

Como não-condutora assumida, aplaudo, acompanho e incentivo estas iniciativas que são louváveis a todos os níveis. Vai para 23 anos que me mudei para a minha habitação actual e tenho conhecimento de que, anos antes de me mudar para cá, se entabularam os primeiros diferendos entre condóminos devido aos lugares de garagem. Cá por casa sempre houve um só carro, que as minhas filhas acabaram por levar quando se casaram. Mas tenho vizinhos que para um agregado familiar de cinco pessoas, têm quatro carros, só tendo um lugar de garagem por habitação. Ninguém quer sacrificar uma hora que seja do seu tempo fazendo viagens partilhadas e como o espaço não cresce, as razões, ou a falta delas, continuam ao rubro.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 21.09.22

22360496_jDeTq.jpeg

Hoje assinala-se  O Dia Mundial da Doença de Alzheimer

"Este é o dia da Doença de Alzheimer, que deve o nome ao médico que a estudou pela primeira vez em 1906, o alemão Alois Alzheimer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esta é a forma mais comum de demência, representando cerca de 60% a 70% do total.

Em todo o mundo cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de Alzheimer. Estima-se que até 2030 este número suba para 82 milhões.

Esta doença caracteriza-se por uma deterioração global, progressiva e irreversível das diversas funções cognitivas, culminando numa dependência total de terceiros."

 

 

Eis algo que me deixa aterrorizada, poder esquecer-me de mim e dos meus. Tenho dias em que lembrar-me de nomes de pessoas, lugares ou coisas é muito complicado. Sou capaz de explicar ao pormenor quem, onde ou o quê, mas o nome não me chega. São falhas episódicas, blá, blá, mas vão acontecendo.

 

22360498_eND69.jpeg

Este é O Dia Mundial da Gratidão 

"O verbo do Dia Mundial da Gratidão é agradecer. Neste dia, as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas.

É tempo para agradecer tudo o que de bom há na vida.

Este dia teve origem em 1965 no Havai, onde se realizou um encontro internacional de que resultou a ideia de assinalar um dia do ano para agradecer formalmente todas as coisas de bem que se encontram no mundo."

 

Agradecer por estarmos vivos e saudáveis. Agradecer a Deus, ao Universo. Agradecer simplesmente cada aurora e cada ocaso. 

E livrai-nos do mal.

 

22360500_7ZYnC.png

A 21 de Setembro comemora-se O Dia Internacional da Paz

"Este dia foi estabelecido em 1981 pela ONU. Em 2022 tem como tema "Recuperar para um mundo mais equitativo e sustentável".
A Assembleia Geral das Nações Unidas dedica esta data ao fortalecimento dos ideais de paz com 24 horas de não-violência e cessar-fogo de todos os conflitos no mundo.
​A ONU convida todas as nações a cessar hostilidades neste 21 de Setembro, em nome da paz."
 

Comemorar a paz em tempo de guerra é algo paradoxal. Poderemos quando muito almejar por uma paz que se vislumbra longínqua e difícil, enquanto os desmandos do huno prevalecerem. Tem dias em que só me lembro da guerra quando vejo as notícias e isso incomoda-me. Tornou-se banal? A guerra poderá alguma vez ser uma coisa banal quando diariamente pessoas continuam a ser supliciadas? Estarei a tornar-me numa esposa de Lot ou ter-me-ei formatado para não sentir? Pensar, não pensar, é um tormento.

 

22360502_Rpu4G.jpeg

Hoje celebra-se O Dia de S. Mateus

"São Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e um grande evangelista.

Mateus era colector de impostos quando Jesus o convidou para o seguir. Acabaria por tornar-se um dos seus maiores seguidores.

Depois da morte e ressurreição de Cristo, Mateus foi para a Pérsia, Arábia e Etiópia em missões de evangelização, onde foi perseguido e executado. O "Evangelho" de Mateus foi o primeiro livro sobre a vida de Jesus, escrito por um apóstolo, sendo muito utilizado pelos cristãos da Palestina. As relíquias do glorioso São Mateus encontram-se em Salerno, Itália.

Este santo é o padroeiro dos contabilistas, dos auditores e da guarda fiscal. Por esta razão hoje também se assinala O Dia da Guarda Fiscal e O Dia do Contabilista

Em Viseu, realiza-se a Feira de São Mateus, uma das mais antigas da Península Ibérica. Conta com uma programação cultural bastante variada: concertos, grupos folclóricos, actividades desportivas."

 

O ponto alto das férias em Nandufe era a visita obrigatória à Feira de S. Mateus. Era o dia das febras e do polvo, que francamente não me diziam nada, mas algodão doce, torrão e farturas até fartar é que era. E tinha carrinhos de choque e carrosséis. E barraquinhas de tiro ao alvo e de atirar argolas. E a tômbola das rifas. A minha avó, numa das vezes, veio de lá com uma panela de ferro com três pés, que acabou por ficar na quinta dos frangos, com grande pesar meu, pois parecia um caldeirão de bruxa. 

Continua a ser o expoente máximo das feiras populares portuguesas e fiel depositária de tradições seculares.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 20.09.22

22359492_zJwmR.jpeg

A 20 de Setembro festeja-se O Dia Internacional do Desporto Universitário 

"É uma data especial, proclamada pela UNESCO em 2015, que vem reconhecer o crescente desenvolvimento do desporto universitário nos cantos do mundo. 

O desporto universitário assume-se hoje como um dos principais vectores para a massificação da prática desportiva, pilar essencial no processo educativo de qualquer sociedade. Proporciona a vários estudantes-atletas a oportunidade de se desenvolverem desportivamente, criando momentos de competição e experiências internacionais proveitosas para a sua formação.

Por cá, a realidade desportiva universitária está igualmente em crescendo. As instituições de ensino superior cada vez mais assumem o desporto universitário como estratégico, oferecendo melhores condições para a prática desportiva."

 

Se muitos dos nossos atletas mais consagrados iniciaram as suas carreiras em estabelecimentos de ensino superior, outros não tiveram acesso a outras universidades que não as do dia a dia, e foi necessário muito empenho e muita dedicação para se elevarem e ao país a um patamar superlativo. Todos os incentivos contam e o desporto universitário é importante e fundamental. 

 

jargão.jpg

Hoje assinala-se O Dia do Jargão

"O Dia do Jargão é dedicado a um tipo de discurso que não faz sentido, ou parece não fazer. O jargão pode ser composto por sons de fala aleatórios que não significam nada, ou uma fala que significa algo, mas que poucas pessoas entendem.

Na maioria das vezes, jargão refere-se ao discurso informal, enquanto jargão técnico alude a uma escrita formal ou um discurso tão técnico e complicado que dificilmente é entendido. A palavra jargão foi usada pela primeira vez no século XVI, podendo ser uma onomatopeia de fala ininteligível."

 

Todos os que lemos o que outrem escreve, sabemos perfeitamente o que jargão é. Algumas pessoas escrevem muito, muito confuso, tremendamente errado e tão desprovido de sentido, que só pode ser jargão. 

 

(Imagens Google)

 

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 19.09.22

images.jpeg-1.jpg

A 19 de Setembro assinala-se O Dia  Internacional de Falar como um Pirata

"Neste dia as pessoas são convidadas a falar como piratas e a agir como estes perigosos navegadores. A origem do Dia Internacional de Falar como um Pirata remonta a 1995, quando dois norte-americanos (John Baur e Mark Summers) jogavam squash e um deles se lesionou e reagiu à dor com um "Aaarrr”. Em 2002 decidiram recorrer a Dave Barry, um colunista de humor, para contarem a sua ideia e o festejo anual que conceberam. Foi então que o Dia Internacional de Falar como um Pirata ganhou asas, sendo festejado actualmente em cerca de 40 países."

O meu primeiro pirata, a medida para todos os piratas que se seguiram, foi "The Sea Hawk", o célebre Gavião dos Mares, protagonizado por um Errol Flynn no seu apogeu e inspirado nas façanhas de Sir Francis Drake. O Pirata Negro, O Bucaneiro, A Ilha do Tesouro primeiro em livro e depois em filmes e séries,  o Corsário Negro, Sandokan... muitos, mas sem opções de re-visão, até esta sede de aventura marítima ficar saciada com as aventuras e desventuras do Marinheiro-Pirata de La Valletta, que se perpetuaram bem actuais, por décadas da minha vida até aos dias de hoje.

Com o advento do franchising "Os Piratas das Caraíbas" penso que o nicho da pirataria ficou completo. Este ano o controverso lançamento de "Uncharted" veio animar o panorama da pirataria cinematográfica. Eu gostei do filme, mas o núcleo duro dos jogadores do videojogo creio que esperava algo mais do que uma adaptação. Há alguns anos a Disney lançou "O Planeta do Tesouro", que curiosamente não teve a recepção que aguardavam, mas que na minha opinião foi uma das melhores adaptações do romance de R. L. Stevenson.

Numa vertente mais real, creio que este dia de falar como um pirata nem mereceria grande relevância, pois todos os dias por cá se fala como um pirata, em directo ou em diferido, mesmo sem a necessidade de praguejar. Arrrrrr

https://www.escunaspirata.com.br/2021/02/09/ahoy-marujo-aprenda-o-vocabulario-pirata/

 

22359524_fmbw2.jpeg

Hoje celebra-se O Dia do Respeito aos Idosos

"Os nossos mais velhos são o nosso elo com o passado. A melhor forma de homenageá-los é neste Dia do Respeito aos Idosos, celebrado na terceira segunda-feira de Setembro. É feriado nacional no Japão, país que tem veneração pelas gerações mais velhas.

A história deste feriado começa logo após a II Guerra Mundial, quando uma pequena cidade chamada Nomatanimura (agora renomeada Yachiyocho), na Prefeitura de Hyōgo, ordenou que 15 de Setembro fosse conhecido como ‘Dia dos Velhos’. O prefeito daquela cidade, Masao Kadowaki, acreditava que as pessoas deveriam olhar para os mais velhos. As razões para escolher esta data variam: algumas lendas dizem que as Cataratas de Yoro curaram milagrosamente o pai de um jovem; outros dizem que esta data foi seleccionada porque um regente chamado Príncipe Shotoku estabeleceu um lar para idosos, que por sua vez recebeu o nome de um deus nascido neste dia. Ao longo dos anos, esta celebração local ganhou popularidade em todo o Japão. Actualmente, este feriado é comemorado na terceira segunda-feira de cada Setembro em vários outros países."

 

Sem passado, não há futuro. Os japoneses perceberam muito bem esta premissa. O culto aos ancestrais prova isso. A existência de um dia mundial para respeitar os idosos baseado numa lenda japonesa é anacrónica. Mas pensando bem, respeito não é um conceito muito divulgado, principalmente em Portugal, onde o desconhecimento nos entra em casa diariamente. O mais triste é que já nem damos por isso.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 18.09.22

22359355_Bdyzd.jpeg

No dia 18 de Setembro comemora-se O Dia Mundial da Monitorização da Água 

"A data foi criada em 2003 pela American’s Clean Water Foundation, sendo celebrada inicialmente a 18 de Outubro. Contudo, como em várias partes do mundo a água se encontra congelada nessa altura do ano, a comemoração foi antecipada um mês.

O objectivo desta celebração é envolver as pessoas de todo o mundo na protecção dos recursos hídricos e na monitorização dos recursos hídricos locais."

Abrir uma torneira é um gesto banal. A água correr cristalina também. Temos sorte.

22359356_5L4MV.jpeg

A 18 de Setembro promove-se O Dia Internacional da Igualdade Salarial

"Esta data foi celebrada pela primeira vez em 2020, por iniciativa da ONU. Visa homenagear todos os esforços para alcançar a igualdade salarial entre homens e mulheres. Em média, as mulheres recebem menos do que os homens, estimando-se que a diferença salarial seja de 23% a nível mundial.

A igualdade, também neste domínio, é um processo lento. Embora a igualdade salarial seja uma medida amplamente apoiada, a sua aplicação real tem sido difícil."

Ainda sou do tempo... É verdade, ainda sou do tempo em que, por ser mulher, auferia mensalmente bastante menos do que os meus colegas homens, muito menos competentes do que eu. A minha competência era reconhecida, mas a retribuição teria de ser inferior, apenas por ser mulher. Durante 22 anos da minha vida foi assim. Não entrava na cabeça daquele feudo masculino pensar diferente. O pensamento apenas começou a mudar com a mudança do século.

 

22359357_ahJI8.jpeg

A 18 de Setembro assinala-se O Dia Internacional de Ler um eBook

"A data foi criada em 2014 pela distribuidora de ebooks One Drive, que fornece livros digitais a bibliotecas e escolas de cerca de 40 países. 

Neste dia as pessoas são incentivadas a requisitar gratuitamente um ebook da biblioteca, a partilhar o que estão a ler nas redes sociais com a hashtag #eBookLove, ou a ler um ebook em qualquer lugar.

No site oficial da celebração é possível partilhar histórias, ver sugestões de leitura e conhecer ebooks que os escritores estão a ler."

Sou fã. Devo ter uns 30 eBooks no tablet e apenas não levo o tablet para o trabalho. Resolvem o problema do espaço, da lapiseira, do marcador, do esquecimento dos óculos... apenas não se podem sentir nem cheirar, e isso é imperdoável.

 

22359358_MBBNk.jpeg

Este é também O Dia do Cheeseburger

"Cheeseburgers e paraíso – combinação com canções dedicadas ao tema. Quem não pode programar uma folga neste 18 de Setembro, consegue trazer o paraíso para casa ao celebrar o Dia do Cheeseburger com uma variedade de receitas." Esta foi a mensagem passada por um programa norte-americano de promoção da carne bovina para enaltecer o cheeseburger".

Faz mal? Sabe bem? Por vezes há que perdoar o mal que faz pelo bem que sabe. Eu não cozinho cheeseburgeres com frequência porque sabem bem é com molho, que não baila em sintonia com o colesterol, mas de vez em quando, com umas fatias de bacon bem estaladiço, dá para fechar os olhos, saborear e recuar no tempo até aquela altura em que nada nos fazia mal e tudo nos sabia bem.

 

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 17.09.22

22359334_Jpel7.png

A 17 de Setembro decorre O Dia Mundial  da Segurança do Doente

"Esta data decorre de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde, sendo o tema escolhido para este ano “Segurança na Utilização da Medicação”.

Esta iniciativa tem como finalidade sensibilizar os profissionais de saúde e cidadãos para a importância desta temática, com destaque para a prevenção dos erros relacionados com a medicação e redução de incidentes neste âmbito."

 

É muito fácil tomar medicamentos por engano, principalmente se usarmos um organizador e não estivermos atentos aos carregamentos do mesmo. As cores, os formatos e a ideia de que não é necessário usar óculos para tudo podem causar dissabores e obrigar a repensar e interiorizar a máxima que diz que a pressa é inimiga da perfeição.

 

22359335_KWjqB.jpeg

Hoje assinala-se O Dia Internacional da Limpeza Costeira 

"Este evento acontece todos os anos no terceiro sábado deste mês. Foi criado há 26 aos pela organização não-governamental norte-americana The Ocean Conservancy.

Fundada em 1975, esta instituição decidiu estabelecer uma data para que as pessoas pudessem intervir em benefício do meio ambiente com resultados imediatos.

A Ocean Conservancy tem como objectivo proteger os oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas. Todos os anos, neste dia, decorre a maior limpeza voluntária do globo, envolvendo milhões de pessoas.

Estima-se que 5 milhões a 12 milhões de toneladas de plástico entupam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas (90% delas come plástico) e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, além de um imenso número de peixes.

A data incentiva também comportamentos preventivos nas praias."

 

Todos os dias, quando abrem as concessões de praia, os funcionários limpam aquelas áreas com redes para detritos. Muitas das coisas que "pescam" das covas rasas são inenarráveis. Dá para fazer uma pequena ideia da insalubridade que vai pelo grosso dos areais não concessionados.

Com tantos ecopontos espalhados um pouco por todo o lado, não é complicado ser civilizado e dispor dos resíduos correctamente. A grande verdade é que é muito mais fácil deixar o lixo por aí. Este ano ouvi um casal de ingleses conversar sobre os papéis e garrafas no seu próprio almoço no banco de jardim, dizendo que pagam a taxa municipal para não terem de se preocupar com estas minudências. Perguntei-lhes se gostariam que eu fosse "picnicar" para a porta de casa deles e deixasse o meu lixo para trás. Não foram simpáticos para comigo.

 

22359337_7pnAG.jpeg

17 de Setembro é também O Dia do Software Livre

"Criada em 2004, esta data assinalada no terceiro sábado de Setembro visa divulgar o software livre e as suas vantagens, assim como incentivar o seu uso, na escola, no trabalho ou em casa.

Esta celebração mundial conta anualmente com a participação de mais de 100 cidades e mais de 300 eventos que podem ser conhecidos no site oficial Software Freedom Day. 

Os principais públicos-alvo são as famílias, os alunos e os empresários. A organização sem fins lucrativos Software Freedom International mobiliza-se no apoio global às iniciativas deste dia.

O software livre é aquele a que o utilizador pode aceder, estudar, usar, partilhar, distribuir e modificar. Com liberdade para o utilizar da forma que quiser e para o fim que bem entender."

 

Não entendo o conceito a 100%, porque segundo percebi todo o software livre é código aberto, sendo que o vice-versa não se aplica. Tenho bastante respeito pelos direitos de autor e faço por jogar sempre pelo seguro.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 16.09.22

22358641_pe60V.jpeg

Hoje assinala-se O Dia Mundial para a Preservação da Camada do  Ozono

"Esta efeméride é celebrada anualmente e sublinha a importância que a camada de ozono representa para a Terra, protegendo o planeta e a nós dos raios solares.

A camada de ozono é a barreira necessária que evita os raios ultra-violeta de atingirem a Terra. Regula as alterações climáticas e tem uma influência fundamental na protecção da saúde humana e animal, bem como do equilíbrio dos ecossistemas.

A sua protecção é essencial para a preservação da vida.

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono foi proclamado pela ONU em 1995."

 

No virar do século, era o Buraco do Ozono a grande vedeta das manchetes televisivas. Muito se falou e pouco se fez. A velha Europa tem cumprido as regras, mas o resto do mundo nem por isso. As explorações de agro-pecuária nos países mais desenvolvidos continuam a enviar altas concentrações de gases poluentes, as lixeiras a céu aberto são uma realidade e na Amazónia,  por exemplo, o abate de gigantes centenários é vigoroso e sistemático.

Todas as conversas, todos os temas que na realidade importavam nas mais diversas vertentes, giravam à volta das condições climáticas. Nem os concursos escapavam ao Buraco do Ozono. Como tudo o que começa com firme intenção de provocar mudanças significativas, passou de moda.

 

22358642_ZJwfI.jpeg

A 16 de Setembro celebra-se  O Dia do Guacamole

"Já deixou de ser apenas um acompanhamento. No Dia do Guacamole elevamos esta saborosa mistura verde aos pícaros do sabor. Guacamole (ou “guac”) é feito de abacates, que são conhecidos pelos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de vitaminas e muitas gorduras saudáveis que reduzem o colesterol. Originalmente nativos do México e da América Central, os abacates crescem em árvores e são considerados uma fruta.

Existem centenas de maneiras de preparar guacamole. As pessoas temperam-no com cebola, alho, cominhos, tomate, coentros ou salsa. É delicioso em sanduíches e hambúrgueres ou em saladas."

 

É agradável e saudável. Não faço muitas vezes para não enjoar, mas é uma excelente alternativa à salada tradicional.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 15.09.22

22358480_emgJ3.jpeg

Nesta data assinala-se O Dia Mundial de Consciencialização sobre Linfomas

"Em todo o mundo, por ano, mais de 735 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma. Neste Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas o tema definido pelas entidades representativas é “Um Mundo de Agradecimentos”, para mostrar gratidão àqueles que ajudam as pessoas que vivem com esta patologia.

Linfoma é o nome de um conjunto de cancros que atacam o sistema responsável por ajudar a combater infecções, o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e transporta os glóbulos brancos, células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico.

Existem dois tipos: o linfoma de Hodgkin (LH) e o linfoma não-Hodgkin (LNH).

Ambos apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. A principal diferença está nas células doentes: o LH é caracterizado pela presença de células grandes e facilmente identificáveis no linfonodo acometido, conhecidas como células de Reed-Sternberg. Já o LNH não tem um tipo celular característico.

Nos últimos 25 anos, o número de novos casos duplicou, em especial em pessoas acima dos 60 anos de idade, mas ainda não se sabe os reais motivos para o surgimento deste tipo de cancro."

 

Há uns anos, um diagnóstico de linfoma LH ou LNH era uma sentença de morte. Presentemente os tratamentos de quimioterapia e/ou radioterapia têm uma animadora percentagem de sucesso.

 

22358481_3d3yw.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Internacional da Democracia

"Esta data procura chamar a atenção para a necessidade de defender os princípios da inclusão, liberdade, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.

A instauração da democracia é um objectivo apenas possível de ser alcançado mediante a participação e o apoio da comunidade internacional, da sociedade civil e dos indivíduos. 

O Dia Internacional da Democracia foi proclamado pela ONU em 2007."

 

Os maiores críticos das democracias são aqueles que nasceram em regimes democráticos, que leram ou ouviram falar sobre ditaduras, que apenas receberam liberdades e nada fizeram para as conquistar ou para as manter, que cospem frequentemente no prato em que comem e que, no entanto, exigem cada vez mais e mais. Com os olhos postos a leste, depressa nos apercebemos da facilidade com que a Democracia se pode esfumar e aprendemos a não tomar nada como garantido, porque hoje são "eles", amanhã poderemos ser "nós". Democracia não é apenas um conceito, uma palavra oca. O seu conteúdo somos todos nós.

 

22358482_zyfrM.jpeg

Este é O Dia Europeu das Doenças da Próstata

"Prostatite, hipertrofia benigna da próstata (HBP) e cancro da próstata são patologias frequentes. A incidência destas duas últimas doenças tem sido maior nas últimas décadas, devido não só ao aumento da esperança média de vida, mas porventura também com as alterações dos hábitos alimentares e devido aos novos métodos de diagnóstico.

Embora o cancro da próstata seja usualmente a doença mais falada, a HBP é a patologia prostática mais frequente, dando origem a cerca de 10.000 cirurgias por ano e atingindo metade dos portugueses com 60 anos e 90% com 80 anos. Há homens que não dão muita importância aos sinais de HBP, embora eles estejam presentes. Até ao dia em que, subitamente, não conseguem urinar.

Esta patologia pode causar problemas maiores com o decorrer do tempo: a retenção urinária parcial com resíduo miccional progressivamente crescente pode gerar infecções urinárias, incontinência, cálculos na bexiga e mesmo insuficiência renal."

 

O deixa andar é sintomático dos portugueses, principalmente dos homens, que nem querem ouvir falar em disfunção eréctil, que é uma das principais consequências da HBP. O diagnóstico precoce é fundamental para continuar a desfrutar de uma qualidade de vida acima do razoável. 

22358484_ktvy9.png

A 15 de Setembro comemora-se O Dia do Serviço Nacional de Saúde

"O Serviço Nacional de Saúde (SNS) começou há 43 anos, a 15 de Setembro de 1979. O acesso a cuidados de saúde passou a ser geral, universal e gratuito pela primeira vez em Portugal.

Universal, por garantir a todos os cidadãos portugueses o  direito de acesso à saúde, independentemente da sua condição económica e social. Geral, porque o SNS envolve todos os cuidados integrados de saúde, promovendo a vigilância da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e o tratamento.

Tornou-se gratuito, sendo financiado pelos contribuintes, passando a ser um serviço público para todos, independentemente da capacidade financeira, da condição perante o trabalho, da região ou da residência do cidadão.

A audácia dos seus criadores proporcionou uma das mais importantes conquistas do regime democrático e um importante pilar da sua legitimação."

 

A ideia era fabulosa, um tanto megalómana para a conjuntura nacional, mas em comparação com outros países europeus em que a Saúde era um negócio privado, até funcionou. O advento dos seguros de saúde e de empresa trouxe um laxismo profissional e de infraestruturas de tal modo significativo, que presentemente esta comemoração poderá resumir-se a um elogio fúnebre a uma instituição que se debate com o estertor que se votou e que a sufoca à beira da implosão.

 

22358485_UHRn2.png

Hoje assinala-se O Dia Internacional do Ponto

"Esta data tem como objetivo potenciar a criatividade humana. A tradição do Dia do Ponto começou com o livro infantil O Ponto, do escritor americano Peter Reynolds.

A história gira à volta de Vera, uma menina que não sabe desenhar. No final da aula de desenho, fica amuada em frente à folha em branco, frustrada com a sua incapacidade. Mas a professora não desiste e responde-lhe: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê o que podes fazer com isso”. Vera pega na caneta e crava-a no meio da folha com força, fazendo um pequeno ponto. Depois, a professora pede-lhe para assinar a folha. Mais tarde, quando Vera regressa à aula, encontra o seu desenho na parede por cima da secretária da professora. É aqui que começa a jornada criativa da Vera, menina que, incentivada pela professora, descobre o seu potencial enquanto artista."

 

Acrescentar um ponto está na origem de toda a criatividade. Qualquer linha é um conjunto de pontos, inclusivamente aquelas com que desenhamos o alfabeto, os números e os símbolos.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 14.09.22

22357921_S2Zt2.jpeg

No dia 14 de Setembro assinala-se O Dia Mundial da Dermatite Atópica

"Esta comemoração vem dar finalmente visibilidade a uma doença que pode assumir uma forma moderada a severa, e ter um impacto muito debilitante no dia-a-dia e na qualidade de vida dos que sofrem com ela.
A dermatite atópica não é apenas uma doença de pele e não tem um impacto superficial. É uma doença crónica, sem cura, que pode surgir em qualquer idade, e ter manifestações físicas e psicológicas muito significativas nos que a sofrem."

 

Conheço quem padeça deste mal e é realmente aflitivo. Em dois ou três casos o lema parece ser "coçar até sangrar" o que deve ser diabólico, principalmente quando as pessoas não se conseguem conter e a maioria dos bálsamos parece não funcionar. É exasperante para quem sofre e para quem vê sofrer e se sente inútil por nada poder fazer para ajudar.

 

transferir.jpeg-3.jpg

A 14 de Setembro comemora-se O Dia Europeu da Ecologia

"Esta data foi escolhida em 2016 pela Federação Europeia de Ecologia para realçar a importância desta ciência em evolução, capaz de desafiar a sociedade e a cidadania. Foi num 14 de Setembro que o biólogo alemão Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, o que é a ecologia.

“Por Ecologia, entendemos toda a ciência das relações do organismo com o meio ambiente, incluindo, amplamente, todas as condições de existência. Estas são parcialmente orgânicas, parcialmente inorgânicos na Natureza; ambas são da maior importância para a forma dos organismos, pois forçam-nos a adaptar-se. (...) Numa só palavra, ecologia é o estudo de todos as inter-relações complexas referidas por Darwin como as condições da luta pela existência."

Desde 2017 que a promoção deste dia entre nós está a cargo da Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia. Em Portugal, a celebração conta com o patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO."

 

Aligeirar a pegada de cada um, depende apenas do próprio. Em Portugal, se compararmos com outros países da Europa, por exemplo, ditos mais civilizados, temos uma cultura de higiene pessoal mais acentuada. Os banhos e o lavar as mãos antes das refeições é algo que não terá grande reflexo nos países setentrionais, mais voltados para a higiene ambiental. São duas faces da mesma moeda com as quais deveria ser imprescindível jogar, para salvaguardar as  ditas "condições orgânicas da existência".

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 13.09.22

A 13 de Setembro assinala-se O Dia Mundial da Sépsis

 

72471_imagem_sepsis_sites.png

"A sépsis é uma reacção inflamatória generalizada do organismo, como resposta a um foco infeccioso instalado em qualquer órgão do corpo humano.

Esta inflamação, normalmente provocada por bactérias que entram na corrente sanguínea, pode evoluir de forma célere e comprometer o funcionamento de um ou mais órgãos, podendo progredir em alguns minutos/horas, para um quadro de maior gravidade, designado de choque séptico, pelo que a detecção precoce e início atempado de antibioterapia têm-se revelado de enorme importância no tratamento da sépsis.

A DGS tem um conjunto de orientações padronizadas, nomeadamente a Via Verde de Sépsis, que definem os mecanismos necessários para que as unidades de saúde uniformizem procedimentos com claros ganhos em saúde.

O Dia Mundial da Sépsis é assinalado anualmente a 13 de Setembro."

 

22355830_lET5z.jpeg

Hoje é O Dia do Amendoim 

"A 13 de Setembro assinala--se o contributo desta planta leguminosa para a alimentação a nível global.

China, Índia e Nigéria  destacam-se como os três maiores produtores mundiais de amendoim, alimento rico em vitamina E (antioxidante responsável pela preservação do sistema imunológico) e vitamina B (essencial ao sistema nervoso, ajuda na formação de serotonina), além de possuir ómega 3 e ómega 6 (cuja função combinada promove renovação celular e previne o envelhecimento).
A efeméride celebra o consumo do amendoim a nível global."

 

Logo atrás do incontornável tremoço, bem torradinhos e com casca, ou então, mais à gringo, em fartas tigelas onde todos metem a manápula e retiram punhados generosos para encherem as fartas bocarras, os amendoins são grandes protagonistas nas nossas vidas. Um amendoim para o elefante e outro para o macaquinho? E com que destreza os descascavam, caramba. Trilha sonora de vários westerns e filmes de motards, o estalar de cascas de amendoim debaixo de pesadas botas num qualquer saloon de quinta categoria, preconizava invariavelmente cenas de valente pancadaria. Por último, a manteiga de amendoim, saudável e saborosa, com um sem-número de utilizações culinárias, ainda mal divulgada por cá, que tem a vantagem de não conter leite na sua composição. 

 

22355836_uwaj2.jpeg

O Dia Nacional da Cachaça

"Com 500 anos de história e podendo ser considerada a primeira bebida destilada das Américas, a cachaça remonta ao início da colonização do Brasil pelos portugueses.

A bebida, hoje muito popular no Brasil, terá sido fabricada inicialmente num engenho de açúcar algures no litoral brasileiro, na primeira metade do século XVI.

Como os portugueses já conheciam as técnicas de destilação na Europa, começaram a destilar o mosto fermentado a partir do melaço, subproduto da produção de açúcar, e do próprio caldo de cana dando origem à cachaça – a aguardente de cana brasileira."

Tomar cachaça. Pinga, nunca tomei em estado puro. Em caipirinhas sim, e quere-se tão brava quanto gelada. Deve ter sido um dos meus pileques de antologia.

 

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 12.09.22

transferir.jpeg.jpg

Hoje é O Dia Europeu de Acção na Enxaqueca

"Esta data pretende sensibilizar a população para o impacto – invisível — desta patologia. A relevância da enxaqueca no contexto das cefaleias deve-se à sua enorme prevalência, cerca de 12% da população mundial, e ao facto de as crises de enxaqueca serem habitualmente intensas e associadas a incapacidade temporária, pelo que é considerada a segunda causa mundial de anos vividos com incapacidade pela Organização Mundial de Saúde."

Tenho testemunhado as incapacitantes transformações que a enxaqueca pode operar numa pessoa no espaço de minutos. Não que tenha eu própria ou algum familiar padecido deste mal, mas no trabalho vejo até que ponto, mesmo com o conhecimento, o reconhecimento e a atenção necessários, quando chega, é devastador.

 

22355797_bPWVu.jpeg

No dia 12 de Setembro assinala-se O Dia Europeu da Saúde Oral

"Este ano o Dia Europeu da Saúde Oral, organizado pelo Conselho Europeu de Dentistas, está centrado no impacto da diabetes e a relação desta patologia com a saúde oral.

Em Portugal a DGS estima que existem cerca de 1,3 milhões pessoas afectadas pela doença, sendo apenas 7% os casos diagnosticados. Isto tem um impacto muito grande na saúde oral, originando doenças como gengivite, periodontite, cárie, problemas nas glândulas salivares ou de sensibilidade, entre outras.
A Direcção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo reiterou o interesse em participar com a Ordem dos Médicos Dentistas num projecto para a prevenção e tratamento das complicações orais da diabetes."

Penso muitas vezes que gostaria de morrer com os meus próprios dentes. Muito tenho feito nesse sentido, mesmo sabendo que poderei não conseguir este intento. 

 

22355799_lQ5zh.jpeg

Este é O Dia dos Videojogos

"Os videojogos estão em foco neste 12 de Setembro. Hoje é uma indústria de 18 mil milhões de dólares que constantemente produz novos produtos, favoritos para todas as idades.

Os primeiros videojogos começaram na década de 50 em universidades norte-americanas. 

A primeira consola doméstica chegou em 1967 ao mercado dos EUA. Mas o grande impulso ocorreu em 1983, graças à empresa japonesa Nintendo entrou em cena, lançando Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Metroid. 

A era moderna dos jogos teve só início já no século XXI, com Xbox 360, Playstation 3 e Wii. Competições lucrativas para jogadores habilidosos começaram a surgir em todo o mundo graças à tecnologia digital."

Não sou fã. Nunca fui. Sou mais de pensar, de estrategiar, de congeminar do que de agir. Quando era mais nova não conseguia entender qual o interesse de um jogo de acção face a um quizz - que afinal também são videogames - um mahjong ou outras aplicações que obriguem a pensar sem requerer reacções imediatas. Hoje em dia há um paladar para cada gosto, alguns, convenhamos, com gosto péssimo.

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 11.09.22

No dia 11 de Setembro recordamos o Dia dos Cobardes Ataques Terroristas às Torres Gémeas em NYC

Quando o primeiro avião atingiu as Torres Gémeas na manhã de 11 de Setembro de 2001, os americanos tentavam entender o que havia acontecido em Manhattan. O que, a princípio, poderia parecer um acidente aéreo transformou-se rapidamente no maior atentado terrorista que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo.

Entre o primeiro e o segundo avião atingir o World Trade Center houve um intervalo de cerca de 20 minutos.

O primeiro voo, da companhia American Airlines, atingiu a torre norte às 8h46, hora local. O segundo ataque aconteceu às 9h03 – e revelou a dimensão do horror daquela manhã em Nova Iorque – descartando qualquer possibilidade de acidente. Naquele momento, a América estava sob ataque.

Na torre sul, o avião com 76 passageiros – incluindo cinco terroristas – e 11 tripulantes atinge e destrói rotas de fuga do 99º andar ao 93º andar. As visitas e funcionários do WTC que estavam acima do 93º andar não tinham como sair do edifício. Imagens chocantes de pessoas em pânico a saltar do alto dos prédios marcaram a cobertura da noticiária, mostrando todo o horror da tragédia.

Apesar de ter sido atingida depois, a torre sul foi a primeira a desabar, às 9h59. A torre norte veio abaixo às 10h28.

Actualmente, no local onde as torres existiram, há um memorial sobre as vítimas do atentado e um museu.

Dois outros aviões foram assaltados por terroristas islâmicos. Um caiu sobre o Pentágono, em Washington. Outro, que supostamente iria ser usado para destruir a Casa Branca, acabou por despenhar-se no solo, numa zona rural da Pensilvânia. Não houve sobreviventes.

Este conjunto de atentados provocou 2996 vítimas mortais, incluindo 16 terroristas."

Sei exactamente onde estava neste dia de infâmia. Vi o segundo embate em directo. Por cá havia desconhecimento absoluto de tudo, ao nível das altas esferas. Penso que apenas os jornalistas prestaram atenção, pois dali a muito pouco tempo já não tratavam a notícia como "um acidente com um avião no WTC". Acabou nesse dia a nossa segurança, aquele sentimento que nos embala à noite e que nos diz baixinho que está tudo bem.

 

22354652_t8ZVT.jpeg

A 11 de Setembro celebra-se O Dia Nacional do Bombeiro Profissional 

"Este dia visa homenagear todos os bombeiros profissionais e respectivas corporações e destacar o seu trabalho na protecção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio à nossa comunidade.

Neste dia várias corporações de bombeiros de todo o país juntam-se numa parada que conta com mais de 300 profissionais, entre bombeiros municipais, sapadores, privativos, força especial de bombeiros e profissionais das associações humanitárias de bombeiros. É também prestada homenagem especial a todos os bombeiros falecidos em serviço.

A escolha desta data para a comemoração do Dia do Bombeiro Profissional prende-se com os atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque. A primeira celebração do Dia Nacional do Bombeiro Profissional ocorreu em 2008 em Setúbal. Desde então todos os anos é celebrada a data neste dia 11 e é escolhida uma localidade diferente para as cerimónias de homenagem."

São uns heróis, tanto os profissionais como os voluntários. Todos os anos é a mesma história. Não há prevenção nem vontade de a praticar. Ardem terras e culturas, morrem animais e ultimamente pessoas, habitantes ou bombeiros. É uma profissão de alto risco, que eles executam até exaurir as forças, dia após dia, ano após ano.

 

22354644_W6Uew.jpeg

11 de Setembro é também O Dia Nacional das Casas do Povo

"As casas do povo são associações locais de fins sociais e culturais que organizam diversas actividades com vista à animação e à integração do povo na sociedade. Surgiram em 1933. Foram criadas pelo Estado Novo. Cada casa do povo funcionava como organismo de defesa dos interesses dos trabalhadores agrícolas e de atribuição da previdência social

Com o passar dos anos, as casas do povo mudaram a sua actuação, mas continuaram a contribuir para o desenvolvimento social e cultural das comunidades locais. Em 1982, passaram a deter o estatuto jurídico de pessoas colectivas de utilidade pública, de natureza associativa.

Atualmente prestam sobretudo apoio a idosos e a crianças, na ocupação dos tempos livres e na promoção de sessões de convívio, com a organização de torneios desportivos, realização de feiras e actividades recreativas e musicais, entre outras iniciativas."

Agora com os preços das TVs mais acessíveis e os programas non stop para velhotes em todos os canais, as casas do povo deixaram de ser os centros de união e reunião nas aldeias e vilas. Funcionam mais como centros de dia a dar apoio aos necessitados. Chegaram a ter um papel preponderante na obtenção de reformas para os trabalhadores agrícolas, muitos dos quais conseguiram obter pequenas retribuições mensais através das Casas do Povo.

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 10.09.22

22353969_YKhj0.jpeg

Hoje assinala-se O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio 

O suicídio corresponde a uma em cada 100 mortes em todo o mundo. Todas as mortes por suicídios são devastadoras e têm um impacto profundo em todas as pessoas ao seu redor. Ao consciencializar a população, reduzir o estigma em torno do suicídio e ao encorajar acções bem informadas, podemos diminuir o suicídio em todo o mundoDia Mundial da Prevenção do Suicídio é uma oportunidade para sensibilizar as pessoas para este drama.

“Vamos criar esperança” é uma chamada de atenção para o facto de existir uma alternativa ao suicídio e visa inspirar confiança em todos nós. As nossas acções, grandes ou pequenas, podem dar esperança a quem sofre.

Todos podemos contribuir para viver num mundo onde o suicídio diminua e para ajudar a evitá-lo."

 

Será uma cobardia ou ou acto de coragem? Tantas vezes a vida dói, porque dói sim, porque é difícil,  é complicada, é exasperante e leva à depressão, que é a primeira causa mundial do suicídio.

As crianças, principalmente as crianças abusadas no geral e vítimas de bullying em particular, são propensas a sentimentos negativos que envolvem facilmente em tendência para o suicídio. É importante aprender a identificar e detectar a depressão na adolescência. Quantos gritos surdos de alerta nos passam ao lado quando seria tão simples apenas ouvir?

 

transferir.jpeg.jpg

A 8 de Setembro é O Dia Mundial dos Primeiros Socorros

"O Dia Mundial dos Primeiros Socorros é o principal evento do Centro Global de Referência em Primeiros Socorros. Esta é uma oportunidade para destacar os primeiros socorros e fazer campanhas de sensibilização, mobilizando o público em geral e os voluntários em especial.

Todos os anos o GFARC disponibiliza ferramentas (nota conceptual, questionários, descrição das atividades a realizar, cartazes, folhetos) em diversos países sobre esta causa tão meritória

Crianças, adultos ou idosos devem ter uma educação de primeiros socorros de qualidade."

 

No âmbito da minha actividade profissional, tive de aprender o básico dos primeiros socorros, num sem número de vertentes que requerem acção imediata. Não é a minha praia, mas acredito que ter o conhecimento é importante e que numa situação de emergência não me iria sair mal. Mesmo assim, sem conhecimento de antecedentes clínicos, tenho para mim que cheios de conhecimentos e boa vontade poderemos prejudicar seriamente alguém a quem queremos salvar a vida.

22353972_MbgKZ.jpeg

No dia 10 de Setembro celebra-se O Dia da Zona Demarcada do Douro

"A Região Demarcada do Douro (RDD) festeja hoje 266 anos de existência: existe desde 1756. Em 2020, representou 69% das exportações portuguesas de vinhos com denominação de origem, sendo a região vitivinícola mais importante de Portugal. É a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro nasceu por iniciativa do Marquês de Pombal.

A RDD nasce para internacionalizar o Vinho do Porto e promover a economia da região e do país, posicionando Portugal como um produtor de um vinho único no mundo. Entre outras novidades deste ano, destaca-se a internacionalização das comemorações com a realização de provas comentadas de Vinho do Porto online em 11 dos principais mercados estratégicos: Alemanha, Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, EUA, França, Países Baixos, Reino Unido e Suíça, além de Portugal."

 

De tudo o que é muito bom durante todos os anos da sua existência, costuma a acertada sabedoria popular dizer que "é como o Vinho do Porto". Um bom Vinho do Porto não necessita apresentações ou credenciais. É o melhor embaixador de Portugal no mundo. Representando cerca de 70% das exportações nacionais, recomenda-se pela longevidade da qualidade que é a sua imagem de marca.

Tomar um Porto não é beber, é tomar mesmo, com calma, saboreando e apreciando. É uma experiência fantástica. 

(Imagens Google)

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 09.09.22

22352278_VNRIu.jpeg

Hoje é O Dia Europeu de Reciclagem de Pilhas

"As pilhas, baterias e acumuladores, bem como outros equipamentos eléctricos e electrónicos, tornaram-se fonte crescente de resíduos que devem ser encaminhados para reciclagem. Em média, cada pilha demora entre 500 a mil anos a decompor-se se não for reciclada.

Estes Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos contêm metais pesados, como chumbo, níquel-cádmio e mercúrio, que acabam a contaminar solos e lençóis freáticos e a produzir efeitos nefastos à saúde humana e ao ambiente."

Até mete pilhas aquele tipo que pega num par de pilhas gastas e as joga tranquilamente no caixote do lixo, sem pensar com certeza, porque quem faz coisas destas seguramente não pensa. Muito, mas muito mais do que eu, o meu marido é fundamentalista da reciclagem e como tal, além dos diversos recipientes de cores várias, para depositar as diversas matérias a reciclar, temos um "pilhão", um "rolhão" e um recipiente próprio para óleo usado que é entregue mensalmente para reciclar. Dá mais algum trabalho, dá sim, e obriga também a alguma disciplina, mas é importante para o futuro aligeirar a nossa pegada. Para deixar marca vincada, já bastam os meus 80 quilos.

 

22352279_vNy6b.jpeg

A 9 de Setembro assinala-se O Dia Nacional  da Natalidade

"Em 18 anos, mais do que duplicou a percentagem de bebés que nascem fora do casamento, enquanto a idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho tem vindo a aumentar.
 

Esta dia visa comemorar e reconhecer o papel fundamental das mães e dos casais em equilibrar demograficamente o país. Foi há quase 40 anos que se registou o valor mais elevado de sempre da taxa de natalidade em Portugal. Estima-se que por cada mil habitantes havia aproximadamente 15 recém-nascidos (1,55%), de acordo com dados da Pordata.

Desde então, a diminuição da taxa foi sendo constante, atingindo os valores mais baixos em 2013 e 2014 (0,79%). Segundo o Eurostat, a taxa de natalidade de Portugal no ano passado foi a quarta mais baixa da Europa (0,85%). Os únicos países à nossa frente nesta tabela foram Itália (0,73%), Espanha (0,79%) e Grécia (0,81%).

Em Portugal a idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho tem vindo a aumentar. Entre 1960 e 2010, as mulheres eram mães pela primeira vez entre os 20 e 29 anos. Em 2017, quase metade das mulheres portuguesas (49,5%) foi mãe pela primeira vez entre os 30 e 39 anos."

O nascimento de uma criança é o maior milagre que pode haver. É o milagre da vida. Criar um filho, com todas as variáveis que acarreta, requer tempo  dinheiro e estabilidade, o que na realidade é o que os casais jovens têm menos a cada dia que passa. A baixa natalidade de um país traduz a falta de condições para um casal abraçar conscientemente a paternidade.

 

transferir.jpeg-2.jpg

9 de Setembro é O Dia da Grávida

"Em Portugal, este dia tem o nome oficial de Dia Nacional da Natalidade, mas é costume chamar-lhe Dia da Grávida. Foi escolhido o dia 9 do nono mês do ano em alusão aos nove meses da gravidez. Neste dia, estão de parabéns todas as grávidas, pois contribuem para aumentar a taxa de natalidade. 

O Dia Nacional da Natalidade foi criado na Assembleia da República após uma petição de 2009 nascida no site Barrigas de Amor, sendo celebrado pela primeira vez dois anos depois. Objectivo: reconhecer o papel das mães e dos casais no equilíbrio demográfico de Portugal."

Foram os dias mais felizes da minha vida, todos os meses, todos os dias em que estive grávida. Nunca me incomodei com pés inchados ou mau dormir, as vontades de comer nocturnas, o peso desmesurado... nada foi empecilho à minha felicidade e alegria, senti-me sempre radiosa, bonita e feliz. Tenho saudades.

 

22352292_crEii.jpeg

Hoje festeja-se O Dia do Ursinho de Peluche

"O ursinho de peluche é um dos brinquedos mais populares para as crianças e também ocupa um lugar especial no coração de muitos adultos. Este adorável bicho tem um dia todo seu, que é este.

Os ursos de brinquedo norte-americanos chamam-se Teddy em homenagem ao presidente Theodore Roosevelt (1901-1909), que em 1902 recusou disparar contra um pequeno urso capturado numa viagem de caça. Muitos ursinhos de peluche tornaram-se famosos ao longo dos anos, incluindo Paddington Bear, Rupert Bear, Pudsey Bear e Winnie the Pooh.

Este Dia do Ursinho de Peluche foi criado para homenagear um dos nossos brinquedos de infância favoritos que resistiu ao teste do tempo. A cada década que passa, ainda vemos crianças agarradas a ursinhos, que costumam ser os seus primeiros amigos."

Nunca fui de ursinhos. Nem em miúda nem em graúda. Nunca precisei de bonecos como companhia de dormir, talvez porque no meu tempo não havia dessas frescuras. Mas acho-os amorosos e as minhas filhas e os meus netos pelam-se por eles. O Teddy Roosevelt pode ter sido misericordioso e  ter-se recusado a matar a tal cria que originou os Teddy Bears, mas muito provavelmente já tinha abatido a progenitora.

(Imagens Google)