Uma bênção
Hoje é o primeiro Domingo do Advento. Na Alemanha, devido à proximidade das Igrejas Católica e Luterana, o Advento é uma época de preparação para o Natal intensamente vivida. Para isso, muito contribui a Coroa do Advento, um arranjo com folhas de azevinho ou de pinheiro manso, contendo quatro velas. No primeiro Domingo, acende-se uma vela e, nos seguintes, vai-se acrescentando mais uma, até chegar às quatro, no último Domingo antes do Natal. A Coroa do Advento é uma invenção luterana do século XIX e não falta em nenhuma casa alemã, seja Católica, seja Protestante. O Calendário do Advento, com a mesma origem e, no início, pensado para crianças, é igualmente uma grande tradição.
Vivemos tempos difíceis, com a pandemia mais activa do que nunca, evitando grandes convívios nos mercados de Natal alemães (alguns tornaram mesmo a ser cancelados). Também muitas famílias já se perguntam se será avisado reunirem-se para a Consoada. Devido à tristeza e à falta de esperança, crianças e jovens ligados à Igreja Luterana andaram ontem, no centro de Stade, a distribuir bênçãos.
Vinham na forma de um pequeno saquinho de papel, atado com um lacinho. O Horst e eu também tivemos direito, sem fazer ideia do que vinha lá dentro. Resolvemos abrir só hoje, no primeiro Domingo do Advento. Eu escolhi o lacinho verde (o outro era prateado) e deparei com uma velinha enfeitada com três estrelinhas e um poema, escrito num papel vermelho. A sua autora chama-se Hanna Buiting e eu gostei tanto, que resolvi traduzi-lo, embora seja extremamente difícil traduzir poesia. Mas darei o meu melhor.
Do que se necessita
Há muito esperada
Envolta em eternidade
Em todo o lado conhecida
E no entanto
Rodeia-te um mistério
A ti, criança do presépio
Início de todos os inícios
Realizadora de desejos
Pessoa-saudade
Como te hei-de receber?
Diz-me
Murmura nos meus sonhos
A tua bênção
Para que ela me envolva
E o Natal aconteça
É esta a verdadeira função da Igreja: ser uma luz na escuridão, um sinal de esperança, um momento de reflexão. Obrigada, Igreja Evangélica Luterana de Stade! Obrigada às crianças e aos jovens que distribuíram as bênçãos!
A nossa alternativa à Coroa do Advento. Hoje acendemos a primeira luzinha.