Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Um pacote de batatas fritas

João Sousa, 09.02.20

Num degrau de uma das escadas de acesso ao Metro do Cais do Sodré, podem-se ver hoje um pacote de batatas fritas meio derramado e uma garrafa de cerveja vazia. Estão ali, imotos, desde pelo menos sexta-feira de manhã.

As gentes que fazem de conta que gerem os transportes públicos adoram anunciar obras e extensões. A sua utilidade para o utente é, amiúde, pouco óbvia. A utilidade para administradores e governantes, essa, é evidente: oportunidades para distribuir dinheiro - que nunca é o seu - por clientelas; acções de propaganda, generosamente amplificadas pela comunicação social, nas quais se exibem a tesourar fitas físicas e metafóricas - uma fita pelo anúncio do futuro concurso público, uma fita pela efectiva abertura do concurso público, outra pela adjudicação, uma pela primeira pedra, mais uma pelos primeiros carris, uma outra pela inauguração, uma final pelas obras de reparação, e mais algumas de permeio que seguramente esqueci mas a fértil criatividade dos publicitários avençados inventará; e plaquinhas de inauguração deixadas, para iluminação das gerações futuras, incrustadas como fósseis nas paredes e onde se lê um "sua excelência" a preceder o seu nome (e quantas vezes esse nome nega a excelência que o precede).

Eu preferia que aqueles indivíduos, assalariados pelos meus impostos para gerirem um serviço que eu pago e utilizo diariamente, por uma vez começassem por colocar em ordem a casa que têm desordenado nos últimos anos e se preocupassem primeiro com os invólucros, vazios ou não, que conspurcam os chãos durante dias; as baratas que calcorreiam algumas estações e as pulgas que saltitam nalguns barcos; os baldes para goteiras que salpicam corredores e salas de embarque; as escadas rolantes que não rolam e os elevadores que não elevam em dias alternados; as cancelas que validam passes mas não abrem; as máquinas de bilhetes avariadas; as estações sem um único funcionário para auxiliar (se para aí estiver virado) os passageiros...

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.