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Delito de Opinião

Touradas: "Vitória ou Morte"?

jpt, 25.11.18

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Sobre isto de touradas bloguei em 2012 (um texto um pouco mais longo que recoloquei aqui). Resmungando que a) numa sociedade que trata fauna e flora desta forma omnívora e voraz, e que tem estas práticas de produção alimentar, o centramento das preocupações com o episódico sofrimento taurino mostra uma enorme inconsciência e mediocridade intelectual (e moral); b) a oposição à tauromaquia é, fundamentalmente, a raiva ideológica face à socioeconomia rural, em particular a de "lezíria"; e que c) estas preocupações ("civilizatórias" nas palavras da actual ministra da Civilização) mostram o primado uma política de cabotagem, encerrando a questão ecológica numa redoma de "petização" (no duplo sentido de "pet", animal doméstico, e "petiz", infantilização dos cidadãos) - consagrada na recente legislação sobre o acesso de animais domésticos a cafés e restaurantes. Esta política centra-se na domesticidade, pois as relações da sociedade com a sua natureza são olhadas e criticadas através das preocupações mais quotidianas das famílias elementares (e do crescente isolamento individual) em palco urbano e suburbano.  Ou seja, obedece à irreflexão típica do quotidiano do eleitorado, e é nesse sentido que é política de cabotagem (e também muito cabotina, e não só por tendencial homofonia).

Nunca fui a uma tourada, e o que vi na tv não me criou qualquer afeição. Por mais que os seus defensores clamem é óbvio que a festa sanguinolenta tem os dias contados, deixou de corresponder às sensibilidades e valores predominantes, tanto no país urbano como no contexto cultural mais amplo em que nos inserimos. Tal e qual outras actividades festivas e económicas que fazem actuar animais, como a luta de galos ou de cães. Ou algumas formas de caça (ainda se caça com armadilhas?). No mesmo âmbito de mudança que instituiu novas formas de controlo sobre as corridas de cães e de cavalos, evitando a sua exaustão, ou os circos. Ou foi transformando o tétrico paradigma dos horrorosos "jardins zoológicos" com animais enjaulados. Os adeptos da tauromaquia podem então continuar a clamar mas não há nada a fazer, o tempo desta tourada passou. E, mais uma década ou menos uns anos, ela será terminada. Ou então evolui.

Não sou nada especialista, e um conhecedor porventura ficará escandalizado com o que digo. Mas julgo que o toureio português tem duas especificidades preciosas: o equestre, uma dressage peculiar que possibilita e até histrioniza a encenação do conúbio homem-animal (a cultura) enfrentando a besta (a natureza); a pega, a encenação do colectivo humano, armado apenas de força e destreza, enfrentando a natureza.

Ora estas encenações são algo anacrónicas: por um lado, e ainda que a estética tauromáquica muito se cruze com as estéticas dos movimentos políticos homossexuais actuais, a pega apela a uma rusticidade máscula que afronta a presente homofilia, que àquela diz "tóxica". E esse é um grande inimigo ideológico, indito, subterrâneo das touradas. Talvez mesmo o mais importante neste curto prazo. Por outro lado, mais estrutural, a encenação ritual do conflito homem(/animal)-natureza perdeu estes referentes: a natureza está domada (escavacada até), fauna desaparecida ou domesticada, flora recondicionada, e até vírus e bactérias recuam face à indústria química. A natureza agressiva é hoje a climatérica, muito menos (ou até nada) simbolizável numa arena.

Como preservar a tourada? Seus valores, e em particular a criação equídea e taurina, e um precioso ambiente de diversidade ecológica? "Mudar ou morrer" é o que lhes resta. Mas a proposta socialista de introduzir protecções para touros é recebida com apupos pelos imobilistas aficionados ("Vitória ou morte!", urram, na antevéspera de ulularem "Viva a Morte"). E com gozo pelos adversários das touradas - pois a estes, de facto, não preocupam os touros mas sim o meio social, e seus valores, ligado às touradas, que abominam. 

Deixemo-nos de rodeios. Por mais que seja obrigação (intelectual, patriótica, até moral) pontapear tudo o que advém do partido do vice do miserável José Sócrates, esta proposta tem toda a pertinência. Permitirá, para desespero dos puristas, preservar mas também disseminar a tourada, potenciar o seu carácter simbólico, a festa. Tornará a tourada uma encenação? Não. Pois ela já é uma encenação. Transformará a cenografia, potenciará a representação. Será um pouco circense? Será. Mas, de facto, não o é já?

Olhe-se para o wrestling (esse sobre o qual Roland Barthes escreveu, iluminadamente, há mais de 60 anos). Veja-se como essa encenação, ridícula que seja aos olhos mais secos, se tornou num espectáculo global e milionário. Sem precisar de ser efectivamente um combate físico, mas sendo a ritualização (até exasperadamente) histriónica do combate. A tourada, "mudando sem morrer", pode ser isso, e assim um monumental filão de recursos. Com criatividade e inovação, com coreógrafos e dançarinos (perdão, cavaleiros e forcados). Entre os quais haverá "forcados pobres" (qual a personagem do magnífico Mickey Rourke) e "cavaleiros ricos". Fazendo assim continuar, e até bem mais rica, a lezíria. Os seus magníficos cavalos, os touros livres. E a gente. Essa, felizmente, nada suburbana.

Ou então não. Aquilo acaba e far-se-ão campos de golfe. E uns condomínios para reformados com "vistos doirados". 

8 comentários

  • Meu caro o fim das touradas não implica o fim dos touros. As vacas ainda não os fazem sozinhas
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    Romão 26.11.2018

    Como se engana. O touro bravo só existe para ser toureado. Caso contrário já estaria extinto. É só um facto. não sou a "favor" das touradas mas também não tenho nada contra. Acho é que há assuntos bem mais importantes neste país que a porra das touradas.
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    jpt 26.11.2018

    Romão esse seu "Acho é que há assuntos bem mais importantes neste país que a porra das touradas" é o fundamental dos dois postais que escrevi sobre isto. Juntanto-lhe eu que serve também para que os "defensores dos animais" se aconcheguem junto ao aquecedor moral sem que, de facto, actuem para a efectiva "defesa dos animais"
  • Jpt, por essa linha de pensamento o país parava pois há sempre alguma coisa mais importante para fazer do que aquela que decidimos fazer:

    Ex: Túnel do Marão vs Hospitais; Estádios vs Escolas; o IP não sei quantos vs cuidados paliativos…


    Não estou a dizer com isto que não tenha, em certo sentido, razão.
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    jpt 26.11.2018

    Eu também me costumo irritar quando vêm dizer sobre o que é que as pessoas se devem interessar - hábito que até leitores de blogs têm. Como se houvesse uma metafísica agenda de preocupações e interesses cuja hierarquia todos devessem seguir, um ditame ético e racional. Mas neste caso é diferente, insisto que o centramento na questão tauromáquica (que é uma conversa antiga) é acompanhado, tanto pela sociedade em geral com pelos grupo anti-tourada em particular, por uma efectiva irreflexão e concomitante inacção face às questões ecológicas. E é essa alienação, que se traduz neste fenómeno de moda e muito urbano-identitário ("nós", os activistas anti-touradas ..) superficial. E que, claro, se articula com estas agendas da velha política "pós-moderna", o folclore que desde o binómio Mário Soares (velho) - Sérgio Sousa Mendes (novo) se chamam "causas fracturantes". E é por isso que esta ministra, que vem das tais franjas do MES homófilo desta era, surge tão empenhada na questão - mesmo que não saiba onde é o Sado, mostrando o quanto desconhece o país para além dos preconceitos civilizacionais do seu grupito da civilização Bairro Alto
  • "por uma efectiva irreflexão e concomitante inacção face às questões ecológicas."

    É verdade.
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    jpt 27.11.2018

    Afinal estamos mesmo de acordo
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