Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Todo está atado y bien atado

Pedro Correia, 20.04.18

2669477w380[1].jpg

 

Ah, como é cómodo "proclamar" um Presidente da República em vez de ter a maçada de eleger um. Como é sensato ter uma sucessão antecipadamente garantida durante décadas - primeiro de irmão mais velho para irmão mais novo, depois de vice-presidente para presidente, confirmando assim as virtudes do sistema monárquico, mesmo quando se intitula "republicano". Como é reconfortante verificar que o quadro político é tão aberto que permite aos jovens alcançar o poder - tanto assim que um líder de 86 anos cede o lugar a um quase adolescente de 57 anos. Como é inspirador ter uma "revolução" que petrifica as estruturas do poder em vez de transformá-las.

Ah, como é sábio autorizar a existência de um só partido "condutor da sociedade" para impedir a inaceitável bagunça dos sistemas multipartidários. E como é tranquilizador saber que à frente do partido único e das forças armadas se manterá pelo menos até 2021 o Presidente da República cessante, um general que constitui a garantia suprema de pôr travão antecipado a eventuais irresponsabillidades da juventude quinquagenária, sempre tão irrequieta e irreverente. Assim se mantém tudo "atado e bem atado", como ensinou outro general, Francisco Franco, esse visionário da grande Espanha que inspirou os seus discípulos das Caraíbas a conquistar e conservar o poder. Um caudilho tão galego como Fidel Castro.

 

8 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Alexandre Policarpo 20.04.2018

    O Fidel teve mais sorte do que o Franco, porque em Espanha existe um regime democrático e em Cuba trocaram uma ditadura por outra, se possivel, ainda pior...
    O embargo é apenas para produtos made in USA. A prova é que enquanto existiu, a ex URSS mandava para lá tudo e um par de botas.
  • Imagem de perfil

    Sarin 20.04.2018

    O Fidel teve menos sorte que o Franco, Franco não sofreu qualquer embargo. Que a Cuba foi decretado pelos países da NATO e seus parceiros económicos, não apenas pelos EUA.
    E num país rodeado de espaço aéreo e marítimo que o embarga, torna-se difícil receber um par de botas, quanto mais tudo.

    Quem não teve sorte nenhuma foi quem sofreu a ditadura sendo contra, em Cuba ou em Espanha. Pior sorte ainda se não conseguiu o exílio.
  • Sem imagem de perfil

    lucklucky 21.04.2018

    Sarin nem sabe o significado das palavras.
    Endoutrinada pelo Marxismo, temos este belo resultado, pessoas sem capacidade de se quer utilizar e compreender a língua que falam.
    E limitadas no conhecimento sobre como funciona o mundo.

    Você sabe o que significa a palavra embargo?

    Se você mandar 10000 botas para Cuba o que acontece?




  • Imagem de perfil

    Sarin 21.04.2018

    Sem embargo que sei, lucklucky.
    Em compensação, no mundinho de palavras tolas onde me encontro, mais do que endoutrinada, fico zonza ao ver tal número dito por si.
    Enfim, nem se quer - nem se consegue evitar.
  • Sem imagem de perfil

    lucklucky 22.04.2018

    Não sabe, por isso não respondeu à questão.

    Você confunde Embargo com Bloqueio. Embargar é proibir os próprios Americanos de transacionar com Cuba - nem é parcialmente verdade boa parte da comida que Cuba compra é nos EUA.
    https://www.fas.usda.gov/data/us-agricultural-exports-cuba-have-substantial-room-growth

    Leia se quer aprender alguma coisa.

    Diz asneiras destas:
    "E num país rodeado de espaço aéreo e marítimo que o embarga, torna-se difícil receber um par de botas, quanto mais tudo."

    Não tem nada que ver com "espaço aéreo e marítimo", e demonstra que não sabe sequer a diferença entre águas territoriais, ZEE, águas internacionais.




  • Imagem de perfil

    Sarin 22.04.2018

    Tentei. Mas nada há que eu possa fazer por ou para si.

    Insultá-lo, a si ou a quem for, não é o meu estilo, portanto não vale a pena provocar-me, luck, o seu nível e o meu nem sequer fazem parte da mesma ordem de grandeza.
    São-me indiferentes os atributos com que me brinda ou a opinião que tem de mim ou das minhas capacidades; e se for verdade que é a indiferença que gera o ódio, acabou de receber um Visto para alimentar o que bem entender.

    Podia continuar a tentar dialogar consigo, mas o luck envereda sempre pelo mesmo caminho, alegremente monologando.

    Podia continuar a gozar o pratinho brincando com as suas afirmações, mas fazer piadas para quem não as percebe é deslealdade.

    Podia limitar-me a rebater os seus "factos", mas seria pelos outros comentadores, não por si - só que a generalidade dos comentadores do DO tem horizontes e discursos no mínimo um bocadinho menos obsessivos que os seus, e eu não sou nenhum Athos lutando pela verdade e pela justiça.
    Para cavaleiro, basta o lucklucky no seu Rocinante.

    Assim, esgotadas as opções, só me resta... o quê?! Ah, sim!
    Mandar-lhe beijinhos.
  • Sem imagem de perfil

    lucklucky 24.04.2018

    É sempre bom ver um Comunista recorrer às frases vazias.

    Assim não continuam a enganar ou tentar enganar, como você fez ao tentar transformar um embargo - e no caso um embargo parcial - num bloqueio.



  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.