Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Todo está atado y bien atado

Pedro Correia, 20.04.18

2669477w380[1].jpg

 

Ah, como é cómodo "proclamar" um Presidente da República em vez de ter a maçada de eleger um. Como é sensato ter uma sucessão antecipadamente garantida durante décadas - primeiro de irmão mais velho para irmão mais novo, depois de vice-presidente para presidente, confirmando assim as virtudes do sistema monárquico, mesmo quando se intitula "republicano". Como é reconfortante verificar que o quadro político é tão aberto que permite aos jovens alcançar o poder - tanto assim que um líder de 86 anos cede o lugar a um quase adolescente de 57 anos. Como é inspirador ter uma "revolução" que petrifica as estruturas do poder em vez de transformá-las.

Ah, como é sábio autorizar a existência de um só partido "condutor da sociedade" para impedir a inaceitável bagunça dos sistemas multipartidários. E como é tranquilizador saber que à frente do partido único e das forças armadas se manterá pelo menos até 2021 o Presidente da República cessante, um general que constitui a garantia suprema de pôr travão antecipado a eventuais irresponsabillidades da juventude quinquagenária, sempre tão irrequieta e irreverente. Assim se mantém tudo "atado e bem atado", como ensinou outro general, Francisco Franco, esse visionário da grande Espanha que inspirou os seus discípulos das Caraíbas a conquistar e conservar o poder. Um caudilho tão galego como Fidel Castro.

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vlad 20.04.2018

    "Nenhuma ditadura subsiste sem apoio de parte da população"

    - Presumo que se refira ao Exército...

    "Fidel derrubou uma ditadura"

    - Engana-se. Fidel apenas trocou um ditador, por outro (ele mesmo)

    "A grande reinvindicação deverá ser sempre o direito de os povos escolherem o sistema de governo que querem. Ainda que a resposta seja quererem ficar na mesma. Tudo o mais é ingerência."

    - Engana-se. O voto não legitima tudo. Deverão haver Direitos mínimos Consagrados em qualquer regime politico, independentemente do Povo gostar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.