Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Tem tudo para virar bagunça

Pedro Correia, 03.05.16

dilma4[1].jpg

 

Consumada a luz verde dada pela Câmara dos Deputados à sua impugnação, e antes que o Senado vote da mesma maneira, Dilma Rousseff quer introduzir uma nova emenda à Constituição brasileira de 1988 para permitir a realização de eleições presidenciais antecipadas - algo que, insolitamente, a lei fundamental do país não prevê.

Questiono-me, a propósito, como é que a República Federativa do Brasil tem uma Constituição destas - gigantesca, mastodôntica e sujeita a sucessivas modificações que a tornaram quase ilegível. Já foi alterada 91 vezes desde que entrou em vigor, o que diz quase tudo sobre a caótica vida política brasileira e a incompetência dos seus legisladores. Esta é aliás a quinta Constituição em pouco mais de oito décadas (as anteriores datavam de 1934, 1937, 1946 e 1967) e já sujeita a tantas mudanças que tornaram quase irreconhecível o seu texto original, como pode ser comprovado aqui.

Nós, portugueses, queixamo-nos - e com razão - da dimensão e minudência da nossa Constituição, que devia prever apenas as bases gerais da organização do Estado, do sistema político e do catálogo de direitos fundamentais. Mas que diremos então da  lei fundamental brasileira, com um número incontável de títulos, secções, capítulos, parágrafos e alíneas? Que diremos deste prolixo texto que prevê disposições sobre questões tão magnas como tribunais do trabalho, impostos dos municípios, desporto, comunicação social e "reforma agrária"? O que dizer de um texto que contém um capítulo, dois artigos e sete parágrafos sobre os índios (numa aparente violação do direito à igualdade dos cidadãos perante a lei), inclui um artigo a explicar que "o advogado é indispensável à administração da justiça" e ostenta um capítulo intitulado "Da família, da criança, do adolescente, do jovem e do idoso"?

Tem tudo para não dar certo. Tem tudo para virar bagunça. Diz-me que Constituição tens, dir-te-ei como o teu país é.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 04.05.2016

    Não há brasileiros discriminados cá. Pelo contrário há brasileiros muito integrados cá. Nem vale a pena citar inúmeros exemplos - do futebol às artes, da publicidade ao espectáculo. Sempre houve, ao longo de largas dezenas de anos. Já sem falar do acolhimento que aqui demos a muitos brasileiros nos diversos períodos de ditadura que tiveram no Brasil. Tenham cuidado: não estão livres de voltar a ter outras ditaduras.
    Estar "nas mãos" de Angela Merkel, apesar de tudo, é bem melhor do que nas do vosso vizinho Nicolás Maduro.
  • Sem imagem de perfil

    zein 04.05.2016

    kkkkkkkkk, cair nas mão do Nicolas Maduro? acho que você para Blogueiro não dá, irmãozinho. Ele é muito bem louvado aqui no Brasil, para não falar ao contrário, ele não tem absolutamente nada que nos prenda a ele, agora a Ângela Merkel, (Hitler legalizada), esta sim, impõe sanções aos Portugueses e aos Gregos...esses, a covardia do governo foi tamanha, em um país que surgiu a tal Democracia, Olimpíadas e estão à míngua, e traiu seu próprio povo no dia do (OXI = NÃO), dizendo "SIM", isso sim é uma vergonha. Já estive em Portugal várias vezes, levando comida pra vocês e ouvi muitas piadas dos velhos conservadores. Pelo jeito você não estudou História Geral e jamais esteve no Brasil, que não se reduz ao Rio e São Paulo, já há cidades autônomas que não precisam de nenhuma das duas. Adoro as comidas de Portugal, mas o povo nos atende de uma maneira muito grotesca e como Turista não voltarei jamais, apesar de ter coleção de camisas dos 3 maiores times daí. O pessoal mais jovem, a gente percebe uma certa tolerância, mas como fala-se na SIC, "falamos Português de Portugal", isto pra mim, é uma afronta e uma idiotice. Nós não ligamos pra isso, justamente porque o sotaque dos Srs., soa mal nos nosso ouvidos e são paupérrimos em gíria, nós os entendemos muito bem, mas tenho absolutamente a certeza de que não nos entendem por completo, isto pelo fato de que quando não queremos que ninguém nos entenda, jogamos por alto e quanto à Ortografia, acho uma tremenda palhaçada do Governo Brasuca em aceitar mudar isso ou aquilo, somos independentes e falamos "Brasuca" e na escrita nossas língua não tem nada a ver com a Portuguesa. Nicolás Maduro vai morrer bebendo gasolina e óleo diesel, que é o que tem de sobra, mas nós temos o alimento e uma forte agricultura, mas a imprensa internacional publica o que ela quer, principalmente o câncer da BBC. Estude mais História que você vai ver o que Portugal fez no Brasil e hoje não tem absolutamente nada...eram pra serem riquíssimos com o ouro e a madeira que arrebataram daqui.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.