Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Sobre a moção de censura

Rui Rocha, 24.10.17

1 - Não há melhor justificação para uma moção de censura ao governo do que a morte trágica de mais de 110 portugueses em circunstâncias em que foi evidente o compadrio na nomeação para funções de liderança da Protecção Civil, a completa desorganização de meios, a imprudência na avaliação de informação que permitiria prever e prevenir o que veio a acontecer, a ausência de qualquer intenção voluntária de confortar as vítimas e tomar medidas estruturais e a boçalidade, frieza e falta de vergonha do discurso.
2 - Medidas legislativas adoptadas há 3 anos em matéria de liberalização do eucalipto, certas ou erradas, não podem ser consideradas causa directa de nada do que aconteceu. É do mais elementar bom-senso e afirmar o contrário é demagogia barata.
3 - Em todo o caso, se tivéssemos que fazer um exercício constante de avaliação do passado para aferir a legitimidade de posições presentes, dificilmente poderíamos aceitar soluções governativas suportadas por partidos que apoiam regimes que conduziram milhões de seres humanos à morte e à miséria ou um governo de um partido que levou o país à bancarrota há seis anos.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 24.10.2017

    É claro que há critérios antidemocráticos mesmo em países que se dizem democráticos. Por exemplo, em Portugal (e em muitos outros países europeus) são proibidos partidos fascistas. Em Portugal, ademais, são também proibidos partidos regionalistas e são proibidos partidos ligados a religiões. Todos esses critérios são antidemocráticos.
    O Rui quer, pelos vistos, introduzir mais alguns critérios antidemocráticos: que sejam proibidos partidos comunistas e que sejam proibidos partidos que levaram o país à falência. (Ou, pelo menos, que tais partidos sejam proibidos de apoiar ou formar um governo.)
    Há muito quem concorde com a existência de critérios antidemocráticos. Eu por mim, acho que quantos menos, melhor.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 24.10.2017

    "que sejam proibidos partidos que levaram o país à falência." Que levaram à falência na opinião dele, Rui Rocha. Eu suponho que é muito discutível que tenha sido o governo do PS a levar o país à falência. Já ouvi diversas opiniões a economistas (eu não sou). Em última análise parece que o critério seria a opinião de Rui Rocha ( e seus correligionários).
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.