Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Serviço (não muito) público

Zélia Parreira, 01.06.21

Os CTT, essa bela instituição que nos últimos anos nos tem falhado em quase tudo, lança agora uma nova parceria com a CUF para a realização de teleconsultas nas suas instalações. Por partes:

1. Dispõem os CTT de um espaço  onde o paciente possa usufruir da privacidade necessária a uma consulta?

2. As consultas na CUF não são privadas e pagas? Mas esta medida destina-se às "populações mais envelhecidas, assim como a menor literacia digital" (sic), sem capacidade de mobilidade. Ou seja, aos que não têm meios - também económicos - para se dirigir a uma consulta presencial. Então, servem a quem?

3. Vamos lá à questão da menor literacia digital: os velhotes não percebem nada de computadores, por isso vamos colocá-los à frente de um para terem uma teleconsulta. Teleconsultas gerais e de todas as especialidades médicas! Quem os apoia? Os funcionários dos CTT? Com que tempo e com que respeito pela privacidade?

4. Nós já sabíamos que os CTT não levam essa coisa da privacidade muito em conta, desde que fecharam os postos nas localidades pequenas e obrigam as pessoas a deslocarem-se ao supermercado, onde o operador de caixa lhes anuncia logo à entrada: "já chegou o aviso da luz, para pagar, que está em atraso!" ou  "A sua reforma já veio, veja lá onde a gasta!"

5. Mas se fecharam os postos nas localidades pequenas, afinal aquilo das dificuldades de mobilidade para as populações mais envelhecidas... ah! Não se aplica. Até porque nas localidades onde vai ser implementado - Bragança, Mem Martins, Seixal, Beja, Funchal e Viana do Castelo - até há hospitais (Mem Martins está perto do Amadora Sintra).

6. Depois de livrarias, lojas dos 300, temos agora os CTT transformados em postos médicos. Enviar e receber correspondência é que não está no seu ADN. Por exemplo, e já que se fala em correios e saúde, este é o estado em que um exame médico me chegou às mãos, cortesia dos CTT. Reclamei, mas não tiveram tempo de me responder. Estão ocupados a planear disparates.

118778921_3679171135449521_4691676134470043006_n.j

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.