Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Ser criança no mundo actual

Joana Nave, 02.06.21

Ser criança é um dom, ser criança em espírito, quando a armadura que a reveste se vai tornando mais sólida, mais definida, mais conhecedora. A criança é um estado de espírito que habita em nós, que influencia a percepção das coisas que vemos e sentimos.

No mundo ser criança é um verdadeiro desafio, daqueles que nos fazem tropeçar a cada instante. Cair, levantar, erguer a cabeça e seguir em frente. Abraçar o desconhecido com a alegria contagiante da descoberta, da primeira vez. Subir ao cume, sem olhar para trás, sonhar cada vez mais alto.

As distracções aprisionam a criança, tornam-na preguiçosa, vulnerável, à mercê do que é instantâneo e efémero. A comparação, a cobiça, destroem a essência, a pureza.  A vontade nem sempre é inata, nem sempre assoma quando mais precisamos, é preciso relembra-la e cuida-la como o nosso bem mais precioso. É a vontade que guia os nossos passos, que semeia o desejo que faz nascer a energia de que necessitamos para viver cada dia. E é na alegria, a mais genuína e verdadeira, a que nos leva às lágrimas de emoção, à dor de barriga comprimida com o riso contagiante, que encontramos a única criança interior que jamais nos abandona, mas que pede a todo o instante a nossa máxima atenção e cuidado.

Ser criança é uma verdadeira dádiva, que devemos homenagear diariamente, enaltecer e louvar, permitir que se liberte, que encontre o seu semelhante em cada gesto e sorriso que a despertam para a vida.

8 comentários

Comentar post