Sala cheia também em Braga
Marques Mendes esta tarde, durante a apresentação do livro
Mais de cem pessoas acorreram esta tarde à Livraria Bertrand no Shopping Liberdade, em Braga, para a sessão de apresentação da Política de A a Z, repetindo o êxito ocorrido em Lisboa, a 26 de Janeiro.
Diversas figuras da política local - não apenas a nível da cidade mas do distrito - compareceram neste evento, que contou com a apresentação de Luís Marques Mendes, conselheiro de Estado e ex-presidente do PSD, e Nuno Almeida Barreto, membro da Comissão Política Distrital do PS.
Marcaram presença, por exemplo, o deputado socialista Joaquim Barreto, líder do PS-Braga, e o ex-deputado Ricardo Gonçalves, actual membro da Comissão Nacional do PS. Tive o prazer de reencontrar também, entre amigos e conhecidos, duas grandes figuras da blogosfera: o nosso Rui Rocha e José Meireles Graça, do imprescindível Gremlin Literário.
Darei destaque autónomo, noutro texto, às simpáticas e generosas palavras de Marques Mendes nesta sessão de promoção da obra, que assino em parceria com Rodrigo Gonçalves. Política de A a Z é um dicionário enciclopédico com 333 entradas - de Absolutismo a Zé Povinho - que pretende encurtar distâncias entre eleitores e eleitos, descodificando e descomplicando o jargão político. "Esta obra é um acto de cidadania", sublinhou Nuno Barreto.
O livro - divulgado pela editora Contraponto como "um guia para compreender todos os segredos da política" - pretende colmatar uma lacuna do mercado editorial português num ano em que muito se falará em política, por cá e lá fora. A propósito da nova administração norte-americana, dos processos eleitorais em França, Holanda e Alemanha, das eleições autárquicas portuguesas e do centenário da Revolução de Outubro na Rússia.
A próxima sessão de apresentação está prevista para o Porto, a 9 de Março.
Exemplares da 'Política de A a Z', na Bertrand de Braga