Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Retrato de sobrevivência

Diogo Noivo, 23.04.19

Pedro Braz Teixeira publica hoje um importante artigo no ECO onde pede maior clareza e detalhe ao INE na informação sobre distribuição de salários e rendimentos.

Sem prejuízo da importância do tema, o que mais impressiona - e indigna – no texto é o quadro que segmenta o vencimento líquido de trabalhadores por conta de outrem.

Captura de ecrã 2019-04-23, às 12.25.56.png

Mesmo tendo em conta possíveis insuficiências nos dados, é perturbante constatar que quase 65% da população portuguesa aufere menos de 900€ mensais. E que praticamente 80% recebe mensalmente um valor inferior a 1.200€.

Considerando os custos com habitação nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto (onde reside boa parte da população), o preço da energia (combustíveis e eletricidade à cabeça) e as debilidades dos serviços públicos (da saúde à segurança de pessoas e bens), o quadro retrata um povo que sobrevive. O tão apregoado fim da austeridade não passa de uma enorme fraude.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Diogo Noivo 23.04.2019

    Sou modesto, começaria dentro de fronteiras. Por exemplo, começaria por olhar para a carga fiscal, para o peso da despesa pública, para a organização e funções do Estado, etc. Creio que por aqui já poderíamos ficar com economia para dar uma volta ao rendimento dos portugueses.
  • Diogo sendo eu mais de bichos...e bichas, atrevo-me a perguntar:

    Diminuição da Despesa Pública implicaria redução do Estado Social?

    Diminuição da Carga Fiscal para empresas, ou sobre os Rendimentos? Não conduziria tal a uma dimuição na receita a curto prazo incompativel com as metas orçamentais?

    Penso que se deveria avançar com a Reforma/Reestruturação do Estado , o que implicaria a extinção de muito tacho e/ou a perda de votos para o partido(s) que a levassem a cabo...mais as Greves etc....resumindo estamos numa camisa de sete varas....talvez só com a troika...contradigo-me
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.