Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Resposta colectiva

Cristina Torrão, 14.10.21

Em relação aos comentários a este meu postal, tenho a dizer o seguinte:

Tem muita piada ver nacionalistas do Chega, que propagam a plenos pulmões a supremacia e a heroicidade portuguesas, não ficarem nada ofendidos com um mapa que reclama, ainda hoje, a anexação de Portugal à Espanha. Porquê? Porque se trata de um partido "amigo" do Chega? Não se iludam: para o VOX, Espanha é sinónimo de Península Ibérica. Espanha inclui Portugal. E o Ventura, para eles, é um boneco que logo inutilizariam, se chegassem ao poder.

Com este mapa, o VOX não está apenas a evocar algo do passado, está a marcar uma posição, a dizer como gostaria de ver a actualidade!

Mapas destes pertencem a aulas de História, ou a documentários sobre o assunto. É totalmente deslocado (e até perigoso) em propaganda política.

Além das voltas e reviravoltas que os comentadores deram, a fim de tentarem desculpar algo indesculpável, resta-me agradecer-lhes terem-me ensinado que houve três Filipes que regeram sobre Portugal, na sequência de uma crise de sucessão na Coroa portuguesa. Também me explicaram porque se festeja a Restauração. Com gente tão culta por aqui, aprende-se de facto muito. Mas gostaria de explicar a essa gente culta que esse período dos Filipes não implicou que o reino de Portugal pertencesse ao reino de Castela. A situação manteve-se dúbia e a independência de Portugal não foi realmente posta em causa. Nesse sentido, o mapa usado pelo VOX não é correcto nem sequer do ponto de vista histórico, pois as colónias portuguesas nunca pertenceram a Espanha. O Twitter do VOX não passa assim de propaganda muito, muito rasca.

 

P.S. Como sabem (ou se não sabem, procurem os meus postais sobre História) tenho uma relação muito especial com D. Afonso Henriques. Deixem-me falar com ele, pois é garantido que entrará logo com um exército pela Espanha adentro! Ao contrário dos cheguistas, que se dobram à propaganda dos nacionalistas espanhóis.

 

Adenda: Peço desculpa ao meu colega de blogue por o ter confundido com um comentador que assinou JPT.

27 comentários

Comentar post