Resistência em alemão (9)
OS QUATRO MÁRTIRES DE LÜBECK
3 - Eduard Müller
Imagem daqui
Eduard Müller nasceu a 20 de Agosto de 1911, em Neumünster, no Norte da Alemanha, o mais novo de sete irmãos. O pai abandonou a família cedo e raramente enviava dinheiro, a mãe teve de sustentar os filhos praticamente sozinha, executando limpezas e lavando roupa para fora. Eduard tornou-se carpinteiro e o capelão Bernhard Schräder de Neumünster resolveu ajudá-lo a realizar o desejo de se tornar padre, arranjando apoio financeiro, através de donativos.
Eduard Müller terminou a sua formação no Seminário de Münster e foi ordenado padre em 1940. A 27 de Agosto desse ano, foi colocado como adjunto na igreja do Sagrado Coração de Lübeck e incumbido da formação de jovens a partir dos 10 anos. Por sua iniciativa, criou-se um espaço de convívio na cave da igreja e, como era muito acarinhado pelos jovens, a Juventude Hitleriana ofereceu-lhe um lugar na sua organização. Eduard Müller recusou, na sua convicção de que o nazismo era incompatível com o cristianismo.
Eduard Müller com um grupo de jovens, em Lübeck
Junto com os colegas Johannes Prassek e Hermann Lange, ouvia as transmissões em língua alemã da BBC, proibidas pelo regime desde 1939. Além disso, participava na cópia e distribuição das homilias do bispo de Münster contra a eutanásia de "vidas inúteis" (velhos, doentes incuráveis e/ou psíquicos, etc.) e organizava reuniões na igreja, onde se discutia a inutilidade da guerra.
Eduard Müller foi preso a 22 de Junho de 1942 e condenado à morte, um ano mais tarde, junto com Johannes Prassek, Hermann Lange e o pastor luterano Karl-Friedrich Stellbrink. A sentença foi executada a 10 de Novembro de 1943, na prisão Holstenglacis, de Hamburgo.
Junto com os seus dois colegas de martírio, Eduard Müller foi beatificado em 2011.