Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Qual o contrário de federar?

Paulo Sousa, 28.03.25

A Federação Portuguesa de Atletismo entrou há dias nas notícias, após ter inventado uma licença a ser cobrada a quem se inscrever em provas de atletismo. O saldo negativo com que têm fechado as contas nos últimos quatro anos justifica tal medida, dizem.

Esta nova “pagazana” (era isto o que a minha avó chamava a tudo o que não fosse uma compra e tivesse de ser pago) agitou a tribo do atletismo amador. Ninguém se incomoda com a existência da Federação, nem ninguém se deu ao trabalho de investigar a respectiva estrutura de custos, mas como sempre nestes organismos ditos sem fins lucrativos, em caso de dúvida (dívida neste caso) em vez de se consumir energias acumuladas, opta-se pelo mais fácil que é aumentar a absorção de energia.

Eu acho que o que a Federação deveria fazer, era apostar numa prática idêntica ao que se procura no próprio atletismo amador, consumir energias em excesso e de caminho ter uma vida mais saudável.

Soube de tudo isto por conta de uma tomada de posição de um evento meu vizinho. Já aqui escrevi sobre o Cross Laminha, a mais antiga prova de trail do nosso país, que longe de ser um evento de massas, daqueles que faz alterar o trânsito das grandes cidades, é para mim um exemplo do melhor que se pode fazer em prol do desporto, atraindo pessoas para a natureza, tudo simplesmente pela alegria de fazer coisas positivas. Por isso transponho aqui o comunicado da sua organização.

O evento Cross Laminha é a prova de Trail mais antiga de Portugal.
Somos uma Organização totalmente amadora nascida no ano 1999.
Todo o trabalho desenvolvido é voluntário, feito por várias pessoas em voluntariado.
O Cross Laminha tem das inscrições mais baratas, apenas o suficiente para cobrir as despesas organizativas do evento.
O evento Cross Laminha não oferece prémios monetários.
O Cross Laminha está limitado à participação de 300 participantes anualmente.
99% dos participantes do evento Cross Laminha são amadores, e destes, 90% são "não filiados".
O lucro do evento Cross Laminha é proveniente do apoio municipal e reverte totalmente para a igreja local.
O evento Cross Laminha dedica-se ao divertimento sadio de todos os seus participantes.
O evento Cross Laminha promove a prática da Corrida em meio florestal e fora de estrada.
O evento Cross Laminha limpa e promove a limpeza de trilhos na natureza, visando a prática desportiva da Corrida e caminhada nestes locais.
Por estes motivos, a Organização não se revê e não concorda com a posição da FPA, que "obriga" a uma taxa injusta e injustificada para quem apenas quer fazer da corrida um passatempo saudável.
Não sendo viável fazer o evento para apenas participantes filiados ou federados, que seriam entre 10 a 30 participantes, tomámos a seguinte decisão:
A manter-se a posição atual da FPA, que será prejudicial para o Atletismo amador português e para a esmagadora maioria das organizações, informamos que a edição do Cross Laminha 2026 não se realizará!
Sem participantes não existimos.
Obrigado pela compreensão

Cross Laminha.png

Geralmente afasto-me com a agilidade possível de tudo quanto sejam turbes, mas deste vez recomendo mesmo que se assine esta petição pela para a Revogação da Licença Obrigatória nas Competições de Atletismo.

À organização do Cross Laminha sugeria apenas que na imagem que adoptaram para este evento, fardassem o bode com o emblema da Federação que não federa.

17 comentários

Comentar post