Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Putin mau, Putin bom

por Pedro Correia, em 12.03.14

 

Não há nada como mostrar músculo para ganhar popularidade. Ainda há um mês, Vladimir Putin recebia críticas de vários quadrantes pelas suas detestáveis tendências autocráticas que o levaram a promulgar leis discriminatórias dos homossexuais, banindo-os dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi -- os mais caros de sempre, orçados em 51 mil milhões de dólares (10 mil milhões acima das Olimpíadas de 2008 em Pequim).

Bastou-lhe invadir um país soberano, à margem do direito internacional e das regras de convivência civilizada entre países soberanos, para calar certas vozes críticas. Por estes dias tenho reparado no silêncio de alguns: tão indignados com Putin há um mês, tão complacentes com Putin agora.

Dizia Woody Allen, com irresistível ironia, que evitava ouvir Wagner para não sentir a tentação de invadir a Polónia. Apetece perguntar que música o autocrata russo gosta de escutar -- e também alguns dos que agora o apoiam, nem que seja apenas através do silêncio conivente perante a agressão russa à Ucrânia. 

Foto AP/Valentina Petrova


22 comentários

Sem imagem de perfil

De tric a 12.03.2014 às 12:53

A Russia assinou um acordo com a Polónia, França e Reino Unido dias antes do golpe de estado promovido pelo ocidente! os golpistas a primeira coisa que fazem é atacar a lingua russa...por mais que queira pintar Puttin de negro...
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 12.03.2014 às 13:00

Pintar Putin de negro? Nem pensar. O senhor, com aquelas tendências xenófobas, ainda puxava de uma AK-47...
Sem imagem de perfil

De tric a 12.03.2014 às 16:28

nã...tendencias xenofobas é o que o Governo saido do Golpe de Estado fez na sua primeira reunião parlamentar, atacar as cultura russa na Ucrania...mas enfim, isso não é xenofobia...
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 12.03.2014 às 17:17

Onde não há sombra de xenofobia é na Chechénia, esse fascinante 'melting pot' tutelado pelas AK-47 de Moscovo.
Sem imagem de perfil

De tric a 12.03.2014 às 17:33

fasxizante!!!?? você já viu o primieiro-ministro do Governo Golpista...
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 12.03.2014 às 23:55

Ena, tovarich. Parece o porta-voz do Kremlin.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 12.03.2014 às 12:57

leis discriminatórias dos homossexuais, banindo-os dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi

Isto é uma representação absolutamente falseada daquilo que os linques dizem.

Aquilo que se diz nos linques é que não é permitido na Rússia fazer propaganda homossexual perante crianças. Ou seja, os homossexuais não são discriminados, o que não lhes é permitido é meterem-se com crianças.

Depois, os linques dizem explicitamente que Putin permitiu que homossexuais estivessem nos Jogos Olímpicos (e nem de outra forma poderia ser - como poderia Putin investigar a vida sexual de cada uma das pessoas que foi a Sochi?). E ninguém pode duvidar de que muitos dos atletas em Sochi seriam homossexuais.

O Pedro embirra com Putin, o que é legítimo, mas não deveria falsear aquilo que os linques dizem.
Sem imagem de perfil

De xico a 12.03.2014 às 13:40

Caro Pedro Correia,
Venha o primeiro e defenda Putin. O homem é uma besta, já sabemos. Que tem pavor à democracia e á liberdade, já sabemos.
O que também sabemos é que seja quem for que se sentasse no Kremlin, fosse Obama ou Merkel, em defesa do interesse do seu povo e nação jamais permitiriam aquele golpe de estado e fantochada feitos em Kiev.
Portanto, neste caso particular, Putin agiu como seria normal que um dirigente do Kremlin agisse. Fosse ele uma besta, como é, ou fosse ele um santo, que não é. Isso é que o ocidente tem de perceber. Aliás, o Kremlin só agiu da mesma maneira que o Ocidente (EUA) quando vêm brincar para o seu quintal.
Ou têm tomates para ir afrontar o urso na sua toca, ou não exijam que o urso aja como um gatinho. E não peçam a Putin aquilo que eles próprios não estariam dispostos a ceder. É tão simples como isso.
Que o Kosovo não os engasgue.
Eu, defensor intrasigente dos valores do Ocidente, vejo-me obrigado a vir a terreiro defender Putin, porque o Ocidente agiu mal nesta questão. Por ganância e calculismo. E não se fale em nações, estados e fronteiras. Naquela região do globo dá sempre asneira!
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 12.03.2014 às 14:39

o Ocidente agiu mal nesta questão

Pessimamente:

(1) Intrometeu-se na vida política interna de um país estrangeiro, fomentando e apoiando manifestações contra o regime ucraniano.

(2) Serviu de mediador num acordo entre os manifestantes e o regime mas, logo que o regime caiu, não procurou salvaguardar esse acordo.

(3) Escamoteou o facto de que muitos dos manifestantes e novos senhores da Ucrânia são nacionalistas de extrema-direita, que subiram ao poder pela força.

(4) Fingiu não reparar quando o novo poder ofendeu metade da população do país ao eliminar o russo como língua oficial.

(5) Vai agora dar dinheiro (que não tem para apoiar Portugal, por exemplo) a um regime saído de um golpe de Estado, oferecendo-se por exemplo para pagar (de mão beijada) à Rússia toda a dívida do gás natural consumido pela Ucrânia.

Qualquer destas cinco atitudes do "Ocidente" seria classificada como péssima política em qualquer outro caso.
Sem imagem de perfil

De da Maia a 12.03.2014 às 14:54


O xico falou e falou bem.
O problema do Ocidente é que não tem uma figura minimamente carismática que se assemelhe a Putin. Nem podia ter... o domínio mercantil da economia, à revelia de qualquer poder estatal, esvaziou os estadistas ocidentais, que pouco mais são do que maus actores, por vezes envolvidos em protocolos populares verdadeiramente apalhaçados.
Que nomes teriam chamado a Putin se perseguisse um Assange ou um Snowden fora de fronteiras?
Putin pode ligar-se à morte suspeita de opositores, mas depois o que é enfatizado no Ocidente... a prisão das Pussy Riot? - Será que já estão autorizadas as actuações delas na Basílica de S. Pedro? - Ah!... actuariam sem autorização... pois, talvez em conjunto com os guardas suiços.

O discurso ocidental é de uma pobreza lamentável, cheio de fantasmas bacocos, que inevitavelmente vão parar aos nazis e judeus - o grande tabu ocidental, a que se junta o satânico comunismo e a bendita homossexualidade. Qualquer dia, será constrangedor alguém dizer que heterossexual é o normal.

Por acaso vi na Euronews a entrevista que Putin deu a diversos jornalistas.
Não estivessem lá jornalistas ocidentais, e dir-se-ia que Putin a tinha organizado, tal foi o à vontade com que despachou tudo e todos.
Porque, de facto, Putin foi suficientemente inteligente e não agiu contra o direito internacional. O poder saído de uma revolução não tem que ser obrigatoriamente reconhecido, é um poder de facto e não de jure.
Mais, quase que usou o exemplo português para mostrar como a indústria da Ucrânia seria arrasada pela entrada na UE.

Poderia ter argumentado mais... poderia argumentar que quando em Ialta os EUA quiseram que a URSS se juntasse à ONU, Estaline propôs que fossem incluídas separadamente as 15 repúblicas. O Ocidente recusou, não queria 15 clones do poder soviético a repetir a cassete. Por isso, os desejos independentistas dessas repúblicas foram aí efectivamente negados pelo Ocidente.
Quando se deu o desmoronamento da URSS, já houve toda a vontade ocidental em reconhecer alguns estados que nunca tinham visto a luz de independência, simplesmente para perturbar o poder russo...
Vem o Ocidente armar-se em "paladino dos independentistas"? Que tal começar por fazer referendos no Ulster, Bascos, Córsega, etc...

Estávamos habituados a que os ocidentais fizessem o seu jogo sujo, como sempre fizeram, mas sob uma capa de boas intenções... porém, nos dias que correm, essas boas intenções vendem-se na feira da ladra a preço de saldo.
Vê-se apenas o jogo sujo, muito sujo, líderes impotentes que não sabem o que dizer, e uma fantochada crescente sem fim à vista...
Sem imagem de perfil

De João Pedro a 12.03.2014 às 16:29

"Que nomes teriam chamado a Putin se perseguisse um Assange ou um Snowden fora de fronteiras?
Putin pode ligar-se à morte suspeita de opositores, mas depois o que é enfatizado no Ocidente... a prisão das Pussy Riot"

Acho que isso diz tudo. Assange e Snowden são perseguições "fascistas", mas os casos Politovskaya, Litvinenko, e tantos outros, mereceram as mesmas manifestações de repúdio por parte dos "humanistas"? Quanto às Pussy Riot, se fizessem o mesmo em S. Pedro, seriam detidas, levariam uma multa e uma repreensão e pouco mais. é isso o que se faz em países civilizados (e digo eu que tenho profundo asco por notórios drogados que invadem espaços religiosos). Aliás as Femen já têm feito coisas semelhantes.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 13.03.2014 às 00:03

Acho fascinante ver a forma tão descontraída como alguns praticam essa original modalidade desportiva que é a duplicidade de critérios. Se alguns líderes ocidentais - Obama, Merkel, Cameron - tivessem feito metade do que já fez a actual oligarquia russa em matéria de violação dos mais elementares direitos humanos (Chechénia, perseguição aos jornalistas independentes, Pussy Riot, morte súbita de opositores, etc, etc) o coro que não haveria por aí das habituais carpideiras a rasgar vestes...
Com Putin é diferente. Porque é sério (sorri quase nada). Anda a cavalo. Gosta de caçar. Foi oficial da KGB. Casca nos países vizinhos, muito mais fracos do que a Rússia. Homem providencial, cheio de "carisma". Sabe muito bem o que quer e para onde vai. Etc, etc.
Dois pesos, duas medidas. Aplaudem lá o que não tolerariam cá. Comme d'habitude.
Sem imagem de perfil

De da Maia a 13.03.2014 às 02:37

Caro Pedro, quem falou nas qualidades humanas de Putin?
Estamos ou não a falar de um assunto que afecta estrategicamente a Rússia?
Podemos ou não fazer uma análise objectiva face aos interesses dos diversos países, sem estar sempre alinhado com o interesse "ocidental"?

Mesmo assim, eu não acho fascinante haver prisões onde se assume praticar tortura. Nem acho fascinante a possibilidade de prender sem julgamento por tempo indeterminado. Nem acho fascinante ter manipulação assumida em toda a comunicação social.
A lista de assassínios programados a cargo dos serviços secretos, CIA, MI6, etc... também foi extensa, e não seria propriamente nenhum cartão de visita para líderes ocidentais. Simplesmente aí parece haver sempre desculpas, vindas de quem nem as tinha que dar... e os líderes, que responsabilidade têm?
Parece que nenhuma, porque são assumidos bananas... a culpa está sempre nuns malvados quaisquer infiltrados nos serviços secretos. Ou então, é sempre por boas razões, simplesmente porque estamos do "lado dos bons".

De qualquer forma, Putin não é Ieltsin, nem é Gorbachov.
A ideia ocidental para a Rússia nem sempre tem líderes que facilitam as coisas, e a oligarquia russa não teve apenas génese na Rússia... a receita foi típica, mas os ingredientes são diferentes.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 13.03.2014 às 23:30

Sim, caro daMaia, Putin não é Gorbatchov nem Ieltsine. Gorbatchov desmantelou um sistema totalitário. E Ieltsine enfrentou com êxito os últimos nostálgicos desse sistema numa altura em que ainda tinham acesso a armas e alguma influência no aparelho político-militar.
Putin não possui credenciais neste domínio. A relação que tem com a democracia é puramente instrumental para lhe conferir alguma legitimidade formal, mas não é de modo nenhum um democrata.
Não merece a minha admiração. E muito menos o meu elogio.
Sem imagem de perfil

De William Wallace a 13.03.2014 às 02:45

Como já referi noutro post concordo inteiramente com a posição do Xico e já agora do Damaia e do Luís Lavoura.

Sem imagem de perfil

De JSP a 13.03.2014 às 00:17

Suponho que , em vez de autarca, queria chamar autocrata ao homem.
Tem toda a razão - está a falar do Czar.
E, simultâneamente, de um dos poucos estadistas do nosso tempo. Merkel, a mesma geração e , importante, os mesmos "fundamentos escolares" , para lhe chamar de algum modo,será "o outro"...Tudo passará por estes dois. A Históris reconduzindo-nos à Prússia e à Moscóvia...
Banalidades "escolares" à parte, temos de concordar que a "geopolítica",se vista de Moscovo, apresenta uma perspectiva diferente da "vista" de Lisboa ( também é verdade que aqui ninguém vê nada ).Latitudes...
Falidos,impotentes e "educados " pelo "entertainment" que foi determinante na implosão americana,cá nos vamos aliviando com uns bitaites inócuos - incluindo os que aqui deixo...
Sem imagem de perfil

De William Wallace a 13.03.2014 às 02:41

"Falidos,impotentes e "educados " pelo "entertainment" que foi determinante na implosão americana,cá nos vamos aliviando com uns bitaites inócuos - incluindo os que aqui deixo..."

Enfim uma cambada de mansos é o que somos !
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 13.03.2014 às 23:37

Durante o século XX a "geopolítica" foi a chave para interpretar os acontecimentos mundiais. Funcionava, sim, sobretudo durante a Guerra Fria e a política de blocos ideológicos, muito compartimentada e previsível.
Os tempos são outros, a globalização veio baralhar muitos dados. A "geopolítica" cada vez dá mais lugar à geoeconomia. Oitenta por cento do investimento externo na Rússia provém da União Europeia. E a Bolsa de Londres é hoje, em grande parte, animada por empresas russas.
Os mapas políticos continuam em destaque, com as suas linhas muito vincadas e os seus contornos coloridos: eu também gosto muito de consultar mapas. Mas convém prestar cada vez mais atenção à economia, a grande arma do nosso tempo. Mesmo que não venha no mapa.
Sem imagem de perfil

De Alex a 14.12.2016 às 00:46

Eu tabem nao percebi muito bem so pensa bem como gente pode acrditar no Jornalismo de oeste ou seija da Uniao Europeia e de Estados Unidos da America Maioria das coisas escritas por esses Jornalistas tudo uma invençao para pessoas acrditarem em 2014 dizeram Que Russia vai attackar Europa Leste ate agora nada estamos sentados a espera America mandou tankes e Exercito para proteger Europa de leste que mete piada nao fizeram nada Como podem chamar Separatistas Pessoas que nasceram naquela terra e viveram vida toda naquela terra Sobre Ukrania de leste para ja Governo Ukraniano deve ovir essas pessoas e nao bombardiar todas cidades isso chama se Suicidio tao destruir propria populaçao Ukrania de leste toda vida falava Russo nao por Falar Russo Pessoas tem que morrer Pessoas podem ter intereses diffrentes qual democracia essa proibir qual quer pessoa falar lingua Russia Democracia nao proibe pessoa esta livre falar lingua que ele ou ela quer Muitos paises sem ser Russia falam Russo Ukrania esta practicar Regime Igual a fasicta Robaram dinheiro de EU que EU emprestou e nao pagaram e pouca virgonha
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 14.12.2016 às 08:42

Roubaram-lhe o dinheiro que você emprestou? Que chatice. Espero que tenha apresentado queixa às autoridades.
Sem imagem de perfil

De Alex a 15.12.2016 às 00:22

Nao preciso apresentar caixa a ninguém dinheiro nao e meu e da EU Comissão Europeia Foi usada pelos Ucranianos para conseguir o que eles querem e armas para continuar matar pessoas como eles chamam separatistas isso chama se Ditadura Fascista tem que ser como Governo Ucraniano quer nao sei porque Espanha nao Bombardeia Barcelona por ela querer Separar se da Espanha Cada Regiao pode decidir futuro dela Se governo recusar isso uma coisa agora bombardear matar pessoas que sao inocentes e outra coisa chama se Suicídio e Acho Putin Pode gastar dinheiro que ele quer ninguém nao tem nada haver com isso dinheiro e do pais dele porque estao sempre comentar quanto ele gastou Porque ninguém fala dos outros Presidentes quando eles gastaram ou Roubaram isso interessante a saber todos sao bonitinhos bem me parecia
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 15.12.2016 às 08:18

EU acho que você não tem razão.

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D