Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

PSD e IL a subir, PS e BE a descer

Pedro Correia, 21.01.22

jporfirio_debate_quinzenal_covid-19_07_05_19-scale

 

Esta foi a primeira sondagem feita após os debates televisivos entre os líderes dos partidos concorrentes às legislativas.

Permite concluir o seguinte:

- PS cada vez mais longe da maioria absoluta;

- PSD encurta distância;

- Na disputa pelo terceiro lugar, Chega ganha vantagem;

- Costa quer formar governo com PAN e Livre, mas não há sequer certeza de que estes partidos elejam deputados;

- CDS arrisca-se a desaparecer do mapa parlamentar;

- Na recta final da campanha, vai reforçar-se a tendência para o voto polarizado nas duas principais forças políticas. Até por efeito do mapa eleitoral ainda vigente neste país que chega sempre tarde a todas as reformas, como o Paulo Sousa aqui acentuou.

 

E os debates, como se reflectiram nestas intenções de voto agora divulgadas pela Universidade Católica?

Sublinho algumas evidências:

 - PSD e Iniciativa Liberal foram os partidos mais beneficiados, fruto das boas prestações televisivas de Rui Rio e João Cotrim Figueiredo;

- BE e PAN, por contraste, foram os mais prejudicados. No caso do partido animalista, devido ao fraquíssimo desempenho da sua dirigente máxima. O problema do Bloco é de outra ordem: este será o partido mais responsabilizado pelos eleitores por ter precipitado a crise política de Outubro.

- E o PS? Os debates não lhe correram muito bem, é verdade. Mas esta quebra nas intenções de voto resulta sobretudo de três outros factores conjugados: António Costa acusa um notório desgaste físico, muitos portugueses cansaram-se deste governo que não chegou a ser remodelado em tempo útil e a chamada "fadiga pandémica" está largamente associada à imagem do primeiro-ministro. 

Costa, que tantas vezes foi gozando com a frase (apócrifa) de Passos Coelho sobre uma suposta "vinda do diabo", ainda acabará por morder a língua. Porque o diabo chegou mesmo, em forma de pandemia. A nove dias do apuramento dos votos, Portugal é o quarto país da Europa e o sexto do mundo com mais infecções por covid-19 e há cerca de 800 mil eleitores em risco de isolamento.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 21.01.2022

    Este seu comentário transmite uma falsa sensação de segurança.
  • Sem imagem de perfil

    Susana V 21.01.2022

    Olhe que o Balio tem toda a razão nesta questão em particular, Pedro.
    Estas medidas e esta quantidade de testes são totalmente desproporcionais.
    O excesso de mortalidade está dentro dos parâmetros habituais para esta altura do ano. Sabendo, como sabemos, que muitas das mortes se devem a doenças oncológicas e cardiovasculares, que deixaram de ser acompanhadas desde que começou a histeria da COVID, a mortalidade COVID está perfeitamente controlada. O número de testes positivos não tem qualquer relação com a perigosidade da doença, que é nesta altura residual. Os isolados, incluindo muitos que testaram positivo não estão sequer doentes. Muitos dos mortos das estatísticas, morreram de outras causas. Este medo absurdo é fabricado pelos politicos e pelos media (e por outros que provavelmente têm interesse económico em aprofundar a pandemia mental).
    Eu às vezes penso que vivo num país diferente dos demais... A sério.
    Chiça. Comprem máscaras FFP2 se têm assim tanto medo, usem duas e três máscaras sobrepostas, mas vão por a porcaria do voto nas urnas.
    Como é que nos tornámos num povo tão medroso?
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 21.01.2022

    Há cada vez mais gente a usar duas máscaras, não é a brincar - é a sério.
    E esta estirpe que anda aí é menos benévola do que se anuncia. Dois meus colegas de trabalho estiveram muito atrapalhados com o corona, e ambos já vacinados. Um deles quase chegou a necessitar de internamento hospitalar. Aconteceu há um mês em ambos os casos e ainda se sentem debilitados.
    Há todo um estudo ainda por fazer sobre as sequelas que esta porcaria deixa no organismo. O melhor mesmo é prevenir. Acontece que as vacinas, como se tem visto, previnem pouco. Nem sei mesmo se devemos continuar a chamar-lhes assim.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 21.01.2022

    Também há muita gente a usar dois preservativos e mesmo assim acontece.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 21.01.2022

    Há quem use cinto e suspensórios e mesmo assim fique com as ceroulas a descoberto. E há quem caia de costas e parta o nariz.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.