Presidenciáveis (24)
Vital Moreira
Se o Presidente da República é o "garante supremo" da Constituição, porque não ter no Palácio de Belém um dos próprios autores da lei fundamental? Vital Moreira, que se gaba de nunca virar costas a desafios, certamente não desdenharia tal cenário. O professor universitário coimbrão que foi jovem estrela da Assembleia Constituinte e se distinguiu como parlamentar comunista antes de ter rompido com o PCP e passar a integrar a bancada do PS em São Bento tem mais currículo do que outros proto-candidatos que vão animando as manchetes. Desde que António José Seguro decidiu riscá-lo da lista de candidatos ao Parlamento Europeu, em 2014, tempo não lhe falta. E disponibilidade ainda menos.
Tem 70 anos. Signo: Escorpião.
Prós - A sua inabalável fidelidade ao socialismo, embora em várias versões ("real", numa fase, "democrático" noutra). É co-autor (com Ana Gomes) de um dos mais lidos blogues políticos portugueses, Causa Nossa. E é manifesta a sua capacidade de gerar incidentes capazes de abrir telejornais, como ficou patente no 1º de Maio de 2009, quando se atravessou no caminho da ala mais dura da CGTP a troco de empurrões e cuspidelas.
Contras - À esquerda do PS, dificilmente recolheria votos - apesar de ter sido militante do PCP ou por causa disso mesmo. Tem no seu percurso político uma derrota categórica contra Paulo Rangel na corrida ao Parlamento Europeu. Não suporta críticas, o que indiciaria muitos "vetos de bolso" e pouca ou nenhuma cooperação institucional com qualquer primeiro-ministro.