Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Profetas da nossa terra (62)

por Pedro Correia, em 22.01.15

«Seguimos todos os jogadores que emprestamos e temos a ambição de vê-los evoluir para voltarem a casa. É esse o caso de Bernardo Silva.»

Luís Filipe Vieira, 22 de Outubro de 2014 (três meses antes de mudar de opinião)

Autoria e outros dados (tags, etc)


22 comentários

Sem imagem de perfil

De l.rodrigues a 22.01.2015 às 10:11

3 meses e mais dinheiro do que o Manchester pagou pelo Ronaldo.
E eu sendo benfiquista não vejo que o Bernardo Silva chegue a ser tão bom. Tenho alguma pena mas foi um bom negócio.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 11:40

Eu a pensar que o Bernardo Silva teria de "nascer dez vezes" até ser titular de uma grande equipa e afinal o miúdo que só jogou 31 minutos em jogos oficiais no Benfica (e apenas oito no campeonato) vale 15,7 milhões. Dá a bonita soma de mais de 500 mil euros por minuto. Imbatível..........
http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=149337

Isto só reforça a nossa inabalável certeza de tudo ser transparente nas transacções financeiras quando se trata de futebol.
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 11:13

Existe uma expressão que faz algum sentido : "Verde de inveja".

No caso dos clubes que não têm perdões de dívida, o dinheiro é importante para respeitarem os compromissos. Receber 15M por um jogador da formação, é um bom negócio, e mostra que se está a trabalhar bem no Seixal, até porque, felizmente, já lá estão mais pérolas deste nível.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 11:31

A sério que têm "pérolas" por lá? E eu a pensar que teriam de "nascer dez vezes"...
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=863058

E a propósito de "pérolas" do Seixal: o que será feito desta, que há três anos o vosso treinador apontava "sem dúvida" como "o futuro da selecção"?
http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/articleid/21181/detalhedenoticia.aspx

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 11:39

Penso que mesmo o Pedro sabe que nem sempre as promessas se confirmam. Uns prometem muito e não vingam, outros passam despercebidos pela formação e acabam por se destacar depois. Mas esse zigue-zague não nos desvia do assunto do post, 15M pelo Bernardo Silva, é bem vendido. Outras pérolas, estão o João Teixeira, o Gonçalo Guedes, Helder Costa, etc....Agora se me perguntar se daqui a uns anos eles cumpriram ? Não sei, não sou adivinho.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 11:50

O vosso treinador gosta de dizer coisas como esta: «Nenhuma equipa do mundo ganha campeonatos só com a formação.»
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-benfica-jorge-jesus-formacao-benfica-formacao-jesus/54a005b50cf26d45ae1054a8.html

Falta-lhe explicar o resto: se clubes como o Valência e o Mónaco aproveitam os frutos da vossa formação, como é que nenhum deles conseguiu afirmar-se nos últimos largos anos no próprio Benfica?
A necessidade de conseguir encaixes financeiros urgentes não explica tudo.

Um dia toda esta história acabará por ser contada, com os devidos pormenores por enquanto ainda ocultos.
Entretanto, aqui está uma reflexão que lhe recomendo:
http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica-liga-made-in-analise-opiniao-joao-cancelo-bernardo-silva-formacao/54bf903c0cf2a1b1800b23ff.html

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 12:14

Já andamos às voltas, primeiro, há uma realidade, os jogadores têm justificado o investimento pela parte dos clubes, não têm sido flops. Segundo, o Valência ou o Mónaco são clubes com mais dinheiro do que o Benfica, mas com equipas inferiores em qualidade, embora agora estejam a investir para melhorar a qualidade das mesmas. O facto de os jogadores da formação não terem vingado na equipa principal tem várias respostas, consoante o caso e o ano, analisar isso de forma global é o erro em que o Pedro cai.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 12:36

Reconduzindo a questão ao ponto de partida:

Vieira, 14 de Agosto de 2014:
«O Benfica tem uma formação e todos os anos vão sair jogadores a título de empréstimo. Há uns que terão hipótese de regressar.»
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=899820

Vieira, 2 de Janeiro de 2015:
«Apostar na formação é criar as melhores condições de afirmação a jogadores formados no Seixal. (...) Se nada de anormal acontecer, [emprestados] vão regressar. »
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=522272
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 12:41

Nem mais, uma proposta de 15M é motivo anormal suficiente para não voltarem. Há dúvidas ? Até alguns titulares sairiam por esse valor, quanto mais jogadores emprestados.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 12:46

Como dizia o outro, "o mundo muda muito em duas ou três semanas". Ou o que no dia 2 é verdade, no dia 20 passa a ser mentira.
Imagine só a quantos políticos você daria caução se aplicasse a sua generosa grelha de análise futebolística à esfera política...
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 12:55

No dia em que eu analisar da mesma forma a política e o fenómeno desportivo, mande-me internar.
Obviamente que, analisando de forma honesta, as coisas até se podem alterar de um minuto para o outro, basta aparecer uma proposta que o justifique, olhe o caso do Dier, era uma das apostas do Sporting, formado no clube, saiu por 5M, a realidade é o que é, e o Pedro já percebeu.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 13:01

Nem me fale disso. O Dier saiu, por cinco milhões, quando o Tottenham accionou uma cláusula contratual que permitia ao miúdo rumar ao campeonato inglês por essa quantia. Foi um péssimo negócio para o Sporting devido à incompetência negocial da direcção anterior, que lançava os miúdos da formação na equipa principal primeiro e só acautelava os interesses contratuais do clube depois.
Para mal dele, tem jogado pouco por lá. Se pudesse voltar atrás, provavelmente estava por cá de novo.

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 14:37

"Alfinetada": Essa é a diferença, os que saem da formação do Benfica, por bons valores, são bons investimentos para quem compra :)
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 15:02

A propósito de "bons valores" e "bons investimentos"... julgo que já tenha espreitado isto:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT53077.pdf

Se bem li, o SLB tem uma dívida de 317 milhões, entre a banca e empréstimos obrigacionistas.
Por outro lado, tendo facturado 75,6 milhões em vendas de jogadores, só obtém um lucro operacional de 14 milhões. Um dos pequenos/grandes mistérios do futebol português.
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 15:11

Facturou 76M no período em questão ? Leu isso ali ?
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 22.01.2015 às 15:55

Isso é outra coisa, outro período, mas desde junho de 2014 para cá, já o Benfica realizou mais umas boas receitas. De qualquer modo, isso só ajuda demonstrar que a venda de Bernardo Silva, ou outras do género, é perfeitamente justificada.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 16:52

Vamos por partes:
1. A venda do Bernardo Silva (somando a outras que já fizeram, p.ex. André Gomes+Rodrigo; Oblak; Enzo Pérez) é sem dúvida um bom negócio. Pelo qual merecem ser cumprimentados, com desportivismo e sem rivalidades doentias.
2. Consta que vai seguir-se muito em breve outra transferência: a do Cancelo. Não tenho a menor dúvida de que envolverá números igualmente muito vantajosos para o Benfica. Cavaleiro, como já se percebeu também, não regressará ao SLB.
3. Boa parte destas transferências permite no entanto pôr em causa a política desportiva revelada diversas vezes pelo presidente Vieira de apostar decisivamente nos valores da formação. Perdendo assim o clube uma oportunidade soberana de formar parte da sua espinha dorsal com profissionais formados no Seixal, que sentem a camisola como nenhum outro a sentirá (isto em futebol continua a fazer a diferença e não é contabilizável em cifrões).
4. Mais importante que esta questão, que apenas diz respeito aos benfiquistas, são os valores astronómicos destas vendas, à margem de patamares mínimos de racionalidade desportiva, a partir do momento em que não correspondem aos preços correntes de mercado. Os jogadores vão parar a clubes onde a política de transferências é aparentemente decidida pelo empresário Jorge Mendes. Resta saber porquê e para quê. Resta também ter a certeza de que as cifras anunciadas servirão de facto para abater os passivos bancários. E resta saber ainda se, no limite, tudo isto não desvirtua a verdade futebolística.
5. Há um determinado clube português, por exemplo, que quanto mais jogadores transfere a preços exorbitantes mais vê acumular o seu passivo, mistério que espero ver aclarado um dia sem a intervenção do Sherlock Holmes. Gostaria sinceramente que o Benfica não seguisse as pisadas desse clube.
Saudações desportivas
Sem imagem de perfil

De l.rodrigues a 22.01.2015 às 18:03

"que sentem a camisola como nenhum outro a sentirá (isto em futebol continua a fazer a diferença e não é contabilizável em cifrões)."

Não sei se é por sentirem a camisola, ou por outras razões, mas tenho zero a dizer nesse aspecto de jogadores como Maxi Pereira, Luisão, Salvio, Enzo Pérez, Saviola, Aimar, David Luiz,(preciso de continuar?)
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 22.01.2015 às 18:27

Pensava que ia citar-me o Coluna, o Simões ou o Eusébio. Mas enganei-me: é tudo igual, Eusébio e Enzo. Um dia teremos outro troço da Segunda Circular chamado Enzo Pérez.
Sem imagem de perfil

De l.rodrigues a 23.01.2015 às 11:28

O Eusébio não era da formação do Benfica, certo?
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 23.01.2015 às 12:15

Certo. Era da formação do Sporting. De Lourenço Marques.

Comentar post



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D