Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Presidenciáveis (6)

Pedro Correia, 09.02.15

2da7f0c1cd794e12b53a77c4fd8e3773[1].jpg

 

António Marinho e Pinto

 

Desempenhou o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados, entre aplausos e apupos, dizendo representar os pequenos contra os grandes escritórios que costumam mexer os cordelinhos da profissão. Amado e odiado, divide as águas onde quer que esteja. O problema, muitas vezes, é estar pouco tempo: concorreu às europeias pelo MPT, que rapidamente abandonou, fundando o Partido Democrático Republicano. No Parlamento Europeu, cedo se decepcionou, admitindo candidatar-se às legislativas. De olhos postos nas presidenciais.

Este transmontano de signo Virgem e verbo fácil pode vir a ser, aos 64 anos, o Alexis Tsipras português. Conquistando votos à esquerda e à direita. Dêem-lhe palco - e ele improvisa a peça. Passem-lhe um microfone - e logo o discurso brota, em doses ferventes e torrenciais.

 

Prós - Tem o dom da palavra. É temível nos confrontos televisivos. Sabe tocar a corda mais sensível do cidadão comum com a sua retórica capaz de cruzar Che Guevara com Jesus Cristo.

 

Contras - Tem o coração demasiado perto da boca e costuma ferver em pouca água. Afirmou que 4800 euros não chegam para viver bem em Lisboa, algo manifestamente exagerado.

20 comentários

Comentar post