Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Presidenciáveis (38)

Pedro Correia, 21.04.15

imagem-imagem-12-ok_1[1].jpg

 

Boaventura Sousa Santos

 

E porque não um candidato à esquerda da esquerda tradicional - um daqueles que consideram o PS de direita sem no entanto aceitarem a submissão à ortodoxia e ao jargão do Partido Comunista?

Boaventura Sousa Santos, talvez o mais mediático professor da Universidade de Coimbra, reúne pergaminhos ideológicos mais que suficientes para representar aquele eleitorado na próxima corrida presidencial. Este Escorpião de 74 anos doutorado em Yale tem um respeitável currículo académico e eloquência que sobra para três ou quatro campanhas. Além disso, conta com uma legião de fiéis discípulos entrincheirados nas redes sociais, prontos para o combate de ideias. Com o Syriza a servir-lhes de modelo, na fortuna e na desgraça, até que o eventual default grego os separe.

 

Prós - Rivaliza com Arménio Carlos e Mário Nogueira em tempo de antena: é raro o dia em que falha a presença num órgão de informação. Até o prestigiado El País lhe concede honras de entrevista. Dispõe de popularidade imbatível no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. E não deixaria de receber o apoio do Bloco de Esquerda: afinal, em 2010, ele garantiu que o BE foi "uma das grandes inovações que a Europa teve desde o final da guerra". Nem Francisco Louçã ousou chegar tão longe.

 

Contras - Ainda com a Europa mergulhada em estado de choque devido ao morticínio de Janeiro em Paris, apressou-se a dizer que o Charlie Hebdo "estigmatizava o islão": foi, no pior momento, um tiro na direcção errada. Andou a flirtar durante muito tempo com a Venezuela de Hugo Chávez e Nicolás Maduro - hoje um dos piores cartões de visita que podem ser exibidos a nível mundial.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 21.04.2015

    Não podemos acreditar em tudo. Eu, por exemplo, não acredito nisso.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.