Presidenciais (12)
UM CONVITE A CAÇAR CEDILHAS
Há palavras que nunca devem ser usadas na propaganda política. Uma delas é a palavra "Força" - destacada nestes cartazes destinados a promover a candidata Marisa Matias. Inútil explicar porquê: basta um ligeiro retoque para dar lugar a Forca, algo de que todos fogem e ninguém elege. Apetece perguntar onde teria a cabeça quem produziu tão infeliz ideia.
Se isto acontecesse há uns anos, confesso que me espantaria. Porque o Bloco de Esquerda habituou-nos a ser bom na propaganda. Acontece, no entanto, que as coisas mudam: alguns dos seus membros mais qualificados nesta área migraram discretamente para o PS ou desiludiram-se do activismo político, desligando-se do partido. Os que foram ficando ou surgiram depois têm muito menos engenho e arte. E percebem pouco ou nada das subtilezas da língua portuguesa.
Só me admiro que a candidata, dotada de sensibilidade política, tenha avalizado esta lamentável palavra de ordem. Que só baralha e nada diz - além de estimular a caça à cedilha por parte das hostes adversárias. Devia ter vetado isto, alegando motivo de força maior. Sem ambiguidades verbais de qualquer espécie.