Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Presidenciais (11)

Pedro Correia, 21.01.21

GettyImages-490517838.jpg

 

SIMPLESMENTE OBSCENO

Mais de 200 portugueses a morrer por dia, só com Covid – o equivalente a um avião cheio de passageiros cair todos os dias em Portugal, como escreveu o João Vieira Pereira. Mesmo assim, esta classe política foi incapaz de dar o passo que se impunha: suspender a putativa “campanha eleitoral” que por aí anda, supostamente para «contactar com os eleitores», quando eles (todos nós) estão obrigados a cumprir o «dever geral de confinamento», sob pena de pesadíssimas multas, ou lutam pela saúde e pela vida em unidades hospitalares sem capacidade de resposta para atender os pacientes.

 

Não entender que a tal “campanha” já devia ter sido suspensa é simplesmente obsceno. E mais um sinal de que esta gente vive totalmente alheada da realidade. Na actual atmosfera de pesadíssimo luto nacional, estes políticos (todos eles) prestar-nos-iam o maior favor se respeitassem a dor e a angústia dos portugueses, substituindo a “campanha” por acções de voluntariado junto de quem mais sofre e de quem mais precisa.

Procedendo como procedem, contribuem para engrossar as fileiras da abstenção em doses maciças a cada dia que vai passando, tornando inúteis e até risíveis todas as sondagens.

Teriam feito bem melhor em alterar o calendário eleitoral perante esta situação de calamidade pública, adiando por dois ou três meses o voto presidencial num escrutínio cujo desfecho, aliás, os portugueses conhecem de antemão. Souberam aprovar nove estados de emergência consecutivos, banalizando o que devia ser excepcional, mas não quiseram ou não souberam fazer o que o mais elementar bom senso recomendaria: adaptar a agenda política às dramáticas circunstâncias que vivemos.

Mas como exigir-lhes tamanho esforço mental se autorizaram um boletim de voto que parece uma rábula grotesca do Ricardo Araújo Pereira, cobrindo-se de ridículo, não conseguiram organizar o voto antecipado com eficácia mínima e foram incapazes de proporcionar o voto por correspondência a 1,4 milhões de portugueses recenseados no estrangeiro?

 

«Neste abençoado país todos os políticos têm “imenso talento”. A oposição confessa sempre que os ministros, que ela cobre de injúrias, têm, à parte os disparates que fazem, um “talento de primeira ordem”! Por outro lado a maioria admite que a oposição, a quem ela constantemente recrimina pelos disparates que fez, está cheia de “robustícissimos talentos”! De resto todo o mundo concorda que o país é uma choldra. E resulta portanto este facto supracómico: um país governado “com imenso talento”, que é de todos na Europa, segundo o consenso unânime, o mais estupidamente governado! Eu proponho isto, a ver: que, como os talentos sempre falham, se experimentem uma vez os imbecis!», escreveu Eça, pondo estas palavras na boca do seu alter ego João da Ega, n’Os Maias.

Palavras que continuam ironicamente actuais quase século e meio depois.

30 comentários

Comentar post