Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Pensamento da semana

beatriz j a, 29.05.22

Ainda nem sequer passaram três meses de quando Putin tinha uma reputação a defender. Escrevia em letra grande na cena internacional. Agora é um infame, uma borracha que apaga anos de escrita a cada passo que dá. Como dizia Boris Pasternak, “Os homens no poder estão tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infalibilidade que fazem o seu melhor para ignorar a verdade.”

 

Este pensamento acompanhou o DELITO durante toda a semana.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    beatriz j a 23.05.2022

    A frase de Pasternak aplica-se, penso, a todos os que se apegam demasiado ao poder e seus privilégios. A Rússia não é conquistável, nem ninguém a quer conquistar. O que a maioria quereria é que a Rússia pudesse evoluir para uma democracia, à sua maneira e eu tenho esperança que isso aconteça. Há muitos políticos e russos cosmopolitas que agora estão presos ou vivem no exílio mas que têm esses ideais de modernizar a Rússia em termos políticos. Tirá-la da garra dos sovietes onde ainda está enterrada em termos de mentalidade.

    Os mais jovens, no entanto, já têm outra mentalidade e têm mostrado que querem sair e conhecer o mundo e ter relações com o mundo. Putin é o tipo de indivíduo que não pode estar à frente de país nenhum. Há outros Putins no mundo, só que não têm um país como a Rússia.

    Posso ser ingénua mas tenho esperança que daqui saia uma nova ordem jurídica e prática internacionais.
  • Sem imagem de perfil

    Elsa 24.05.2022

    Idealmente o que diz seria o desejável mas para a democratização da Rússia acontecer neste momento, teria haver um colapso do regime. Infelizmente, parece-me, que a acontecer, agora fosse o melhor momento. A invasão da Ucrânia está a provocar ondas de choque com as quais está a ser dificílimo lidar e conter, a desintegração da Rússia eleva-las-ia à décima potência. Penso que as acções do ocidente têm que ter isto em conta, caso contrário nem consigo imaginar as consequências. O Putin tem que cair, concordamos, mas a Rússia tem obrigatoriamente de se manter como um todo.
  • Imagem de perfil

    beatriz j a 24.05.2022

    A maneira mais rápida de Putin cair é perder a guerra. Afastam-no logo. É a maneira russa.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.