Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Pensamento da semana.

Maria Dulce Fernandes, 03.10.21

"As máscaras vão manter-se obrigatórias em locais concretos, como sejam os transportes públicos, os hospitais e lares, ou as grandes superfícies comerciais. Nas lojas do comércio local deixam também de ser obrigatórias."

Finalmente podemos tirar as máscaras! Mas devemos ou queremos até pô-las longe das nossas vidas?

Pessoalmente, não vou deixar de usar a máscara no meu local de trabalho. Não sinto que as condições de segurança, no que concerne à saúde pública, sejam as ideais para começar a embandeirar em arco.

 

Este pensamento acompanhou o DELITO durante toda a semana.

7 comentários

  • Eu vou continuar a usar máscara no meu emprego, Susana. É sufocante e incómoda mas, para além de nas últimas duas primaveras as alergias terem estado controladas, passa por lá muita gente cuja proveniência é duvidosa "Covidisticamente" falando.
  • Sem imagem de perfil

    balio 27.09.2021

    passa por lá muita gente cuja proveniência é duvidosa "Covidisticamente" falando

    Mas

    (1) A Dulce está vacinada, logo, não deve temer que, mesmo que contraia o vírus, ele lhe faça muito mal. Enfim, poderá causar alguns incómodos ligeiros, mas não mais que isso.

    (2) As máscaras servem predominantemente para proteção dos outros, não nossa. Se as pessoas com quem a Dulce contacta não estiverem mascaradas, não vale de muito à Dulce está-lo.
  • "Afinal, se usarmos uma máscara de proteção na rua estamos não só a proteger quem nos rodeia, caso estejamos infetados com o novo coronavírus, mas também é eficaz para nos protegermos a nós próprios."
    In SIC Notícias

    Se usar a malfadada máscara me ajudou com as alergias, alguma coisa há-de fazer, não acha?



  • Sem imagem de perfil

    balio 27.09.2021

    Se usar a máscara me ajudou com as alergias, alguma coisa há-de fazer, não acha?

    A máscara é benéfica para as alergias, que são causadas por partículas de pólens, e também para a poluição provocada pelos motores diesel, que são partículas finas. Na Ásia sempre houve muitas pessoas a usar máscara para se protegerem da elevadíssima poluição, provocada por motores diesel muito rascas, que lá é usual.

    Mas os vírus são coisas muitíssimo mais pequeninas do que os pólens ou as partículas emitidas por motores diesel.

    Quero eu dizer: usar máscara pode ajudar a Dulce contra as alergias, mas basicamente não a ajuda nada contra o vírus.

    Tal como eu disse, as máscaras servem para proteger os outros, não para nos protegermos a nós mesmos, dos vírus. Já dos pólens e da poluição diesel, elas servem sim para nos protegermos a nós mesmos.

    Resumindo: eu concordo totalmente que a Dulce ande de máscara, se isso a ajuda a ter menos alergias. Mas não espere a Dulce que usar máscara a proteja contra o vírus da covid.

  • Sem imagem de perfil

    Dave 27.09.2021

    Não houve epidemias de gripe desde que quase todos andam de máscara. Será que é porque o vírus da gripe tem um motor a diesel? ... Já eu, é mais amendoins.
  • Sem imagem de perfil

    Susana V 28.09.2021

    Talvez tenha sido por causa das restantes 101 medidas e não propriamente da máscara. A higiene das mãos por exemplo.
    Os vírus respiratórios propagam-se através de gotículas. Logo, se estivermos perto de alguém a tossir, a cantar ou a falar efusivamente podemos eventualmente ser contagiados. Mas isto não acontece normalmente no dia a dia. Pelo menos no meu dia a dia.
    Por outro lado, limitarmos o contacto com um vírus como o da gripe pode ser pernicioso a longo prazo porque debilita o sistema imunitário, como vários estudos têm vindo a alertar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.