Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Pensamento da semana

jpt, 26.01.20

"O nacionalismo não só levou, de facto, historicamente a Europa à beira da ruína, como contradiz ainda o que a Europa é pela natureza espiritual e política, embora ele haja dominado as últimas décadas da história europeia. Daí que sejam necessárias instituições políticas, económicas e jurídicas supranacionais, que certamente não pretendem construir uma super-nação mas que, ao contrário, devem devolver, fortalecidas, às diferentes regiões europeias o seu rosto e peso próprios. Instituições regionais, nacionais e supranacionais devem imbrincar-se de tal modo que tanto o centralismo como o particularismo sejam excluídos."

(Joseph Ratzinger, Os Fundamentos Espirituais  da Europa. Leça da Palmeira: Letras e Coisas, p. 32. Texto da conferência "Uma herança responsabilizante para os cristãos", 1979.) 

 

Este pensamento acompanhou o DELITO durante toda a semana

4 comentários

  • Imagem de perfil

    jpt 20.01.2020

    Não sei, só ele poderá responder a esse seu comentário.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 20.01.2020

    Luís Naves escreveu, num post de há uma ou duas semanas:

    o nacionalismo não foi a causa directa de nenhuma das três calamidades europeias no anterior milénio (peste negra do século XIV, guerras religiosas do século XVII ou fascismo e comunismo no século XX)

    Ratzinger escreveu:

    O nacionalismo [...] levou, de facto, historicamente a Europa à beira da ruína

    Parece-me evidente que Luís Naves só pode discordar de Ratzinger.
  • O Luís, Luís, se pudesse ainda cozinhava com um fogão a lenha. Atenção que não é uma crítica. A comida fica bem melhor se cozinhada à moda antiga.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.