Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Pecado

Pedro Correia, 29.10.20

Ontem senti-me transgressor: fiz duas deslocações entre concelhos. Bem sei que a interdição só ocorre a partir de amanhã, mas esta noção difusa de pecado vai-se entranhando no nosso inconsciente à medida que direitos, liberdades e garantias são comprimidos a pretexto do combate ao novo coronavírus. 

Se tivesse feito o que ontem fiz enquanto vigorou o estado de emergência teria sentido o quê? Talvez me imaginasse sindicalista da CGTP. Sem necessidade, portanto, de expiar qualquer pecado.

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.10.2020

    Esse é o mais inútil dos debates: é claro que o Covid-19 é perigoso.
    Enquanto se discute o que não merece discussão, passa-se ao lado do que importa debater: a estratégia incompetente e errática do Governo no combate à pandemia e a compressão de direitos, liberdades e garantias a pretexto desse combate.
    Exemplo? A drástica e radical redução da liberdade de circulação entre concelhos por mera resolução do Conselho de Ministros, sem passar sequer pelo crivo do órgão legislativo, que é a Assembleia da República, ou a instalação de "cercas sanitárias" por decisão dum executivo camarário, sem sequer consulta prévia aos municípios vizinhos.
  • Sem imagem de perfil

    Carlos Sousa 29.10.2020

    Quando vejo países geograficamente diferentes a implementarem ao mesmo tempo as suas medidas de contenção ao vírus sou levado a desconfiar da bondade dessa contenção.
    Quando ouço Mário Centeno dizer vagamente que em qualquer momento os apoios podem ser suspensos, sou levado a desconfiar da bondade desses apoios.
    Quando ouço a ordem dos médicos dizer que vai inquirir todos os médicos que se manifestem contra as medidas de contenção, sou levado a desconfiar da bondade dessa inquisição.
    Quando ouço os hospitais privados a recusar receber doentes covid pois já têm a sua programação, sou levado a desconfiar da bondade da disponibilidade dos hospitais privados.
    Está uma história muito mal contada, é publico e está documentado a enorme afluência aos hospitais nesta altura do ano. É público e está documentado as enormes listas de espera que nenhum governo conseguiu reduzir.
    Estão a adiar ad-eternu consultas e cirurgias, as medidas de contenção estão a provocar e a criar um conjunto de doenças mais graves do que o próprio vírus.
    Até quando vamos aceitar tudo sem reagir?
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.10.2020

    Pois é precisamente nesse debate atravessado pelo negacionismo que não quero estar nem estarei.
    Estarei, sim, no debate sobre a incompetência do Governo. E estarei sempre no debate sobre a supressão de direitos, liberdades e garantias.
  • Perfil Facebook

    Vasco Machado 29.10.2020

    Acho que é precisamente o 1º debate que temos que fazer.
    A incompetencia do governo é um facto da vida. Nada se pode fazer quando a materia prima é de 4º escolha.
    Quanto aos direitos, liberdades e garantias, parece-me uma tarefa ciclopica. Para isso eram precisos politicos com a missão de servir e fazer evoluir as sociedades, e não de fazer carreira.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 29.10.2020

    Mas na Madeira,quem manda e decide,é do PSD,e o que se faz lá? Quem entra ou sai faz o teste,cumpre e as máscaras são obrigatórias desde o Verão. Analisem o resultado.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.10.2020

    Já cá faltava a partidarite aguda.
    Fala-se de pandemia, de governo, de responsabilidade ou irresponsabilidade cívica, de competência ou incompetência sanitária - e aparece sempre alguém a falar do partido X ou do partido Y.
    Enfim, mais do mesmo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.