Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Pato com arroz no forno à portuguesa

Paulo Sousa, 20.04.21

Não sei o que lhes passa pela cabeça, mas os patos têm claramente um comportamento diferente das outras aves de capoeira. Os patos andam sempre juntos, enquanto as galinhas são muito mais autónomas. Estas, tanto podem orquestrar uma formação em linha a penicar chão, lado a lado, para de repente se afastarem e andarem o resto do dia sozinhas, quase que ignorando as demais.
Os patos, como disse, andam sempre juntos ao ponto de não existir a entidade “um pato”, mas apenas “os patos”.

IMG_9956.jpg

Os primeiros que criámos, andaram por aqui uns seis meses. Quando foram para abate tinham demasiada gordura. Depois soube que três meses são suficientes para ficam compostos. Além desse tempo só acumulam gordura e produzem sujidade, e bastante sujidade. Os patos são umas aves que sujam muito a capoeira. Quando o bebedouro é usado exclusivamente por galinhas, precisa de ser limpo uma vez por mês, e apenas por rotina. Quando os patos entram em cena, o bebedouro passa a ficar entupido quase diariamente. A fisionomia do seu bico explica parte do fenómeno. O seu formato largo e achatado facilita a acumulação de comida e lama. A lama é provocada por eles, ao sacudirem a água para fora da concha do bebedouro. O chão enlameia-se e eles gostam de mastigar aquela papa de terra molhada, de a misturar com ração e de levar tudo novamente para dentro do bebedouro. Fica tudo um bocado emporcalhado, a barrica da água esvazia-se muito mais rapidamente, mas é assim que eles andam satisfeitos.
As galinhas lidam com eles com altivez. A primeira ninhada de patos que aqui tivemos foi recebida com muita bicada por parte das galinhas. Felizmente nenhum deles sabia o que é bullying e acabaram por se entender. Os patos esperavam que as galinhas comessem e se fossem embora, para então avançarem para o comedouro. Nas ninhadas seguintes, tudo passou a ser ainda mais pacífico.
Em conversa com uma criadora entendida soube que se um deles morrer, todos ficam afectados. Perdem o apetite e a ninhada fica toda em causa. Sabendo isso, e chegada a hora, faz sentido avançar para o abate de todos de uma vez.
Os patos chegam aqui com duas ou três semanas e sempre aos quatro de cada vez. Normalmente criamos oito patos por ano, o que equivale a duas ninhadas e a oito tabuleiros de arroz de pato por ano, distribuídos por oito dias de celebração especial.
A receita que fazemos foi herdada e corre sempre bem.
Para quem quiser tomar nota aqui vai ela:

Pato com arroz.png

Bom apetite!

14 comentários

Comentar post