Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Parece simples, não é?

Diogo Noivo, 09.02.17

 

João Gomes de Almeida, no ECO:

 

"Mas numa coisa concordo com Fernanda Câncio: uma fação da sociedade não tem o direito de impor à maioria dos cidadãos a sua vontade. É por este motivo que acredito que os temas socialmente faturantes, ou como a jornalista refere as “escolhas do domínio da ética”, devem ser decididas por todos. Ou seja, através de referendo, tal como aconteceu com a Interrupção Voluntária da Gravidez. Isto porque nunca uma minoria deveria ter o poder de sobrepor o seu interesse ao da maioria. Certo? Não é isso que significa ser de esquerda?

Mas quando chega à hora de dar a palavra ao povo, a esquerda normalmente encolhe-se e gosta de disparar um dos argumentos mais falaciosos do jogo democrático: “os direitos não se referendam”. O tanas é que não! O povo afinal não é soberano? Foi à conta desta retórica que os partidos de esquerda têm conseguido, na maioria das vezes à pressa e atabalhoadamente, fazer passar na Assembleia da República diplomas sobre os temas que dividem a sociedade. Socorrendo-se sempre da falácia de que “estes temas só dizem respeito a quem é afectado por eles” – o que é imperativamente mentira, se partimos do princípio de que todos vivemos em sociedade e de que as transformações que se operam na mesma dizem respeito a todos."

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Diogo Noivo 09.02.2017

    A sua discordância não me surpreende. Aliás, estava a escrever o título e a pensar "o Luís Lavoura vai adorar isto".
    Mais do que os direitos e a forma como chegam, o que me parece curioso é a flexibilidade lógica - para ser benigno - da esquerda bem-pensante.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 09.02.2017

    Eu sugeriria que o Diogo Noivo, em vez de fazer comentários ad hominem e divagações sobre os seus adversários políticos, argumentasse.
  • Imagem de perfil

    Diogo Noivo 09.02.2017

    Eu argumentar argumento. Coisa diferente é que o Luís Lavoura goste dos meus argumentos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.