Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Outubro de 2015: os meus votos

Pedro Correia, 13.11.15

Figura nacional do mês

Os portugueses passaram a conhecer o luso-angolano Luaty Beirão, que fez uma prolongada greve de fome no hospital-prisão de São Paulo, em Luanda, contra a existência de presos políticos em Angola. Esteve 36 dias sem comer. Mas mantém-se em prisão preventiva, tal como outros jovens acusados de promover um "golpe de Estado" contra o regime angolano. Contaram todos com várias manifestações de apoio em Portugal.

 

Figura internacional do mês

Justin Trudeau  tornou-se em 20 de Outubro, aos 43 anos, novo chefe do Governo do Canadá, derrotando nas urnas o primeiro-ministro conservador Stephen Harper. O liberal Trudeau, de 43 anos, é filho de um dos mais carismáticos chefes do Governo canadiano: Pierre Elliot Trudeau, que liderou o país quase ininterruptamente entre 1968 e 1984. O Partido Liberal, com cerca de 40% dos votos, obteve 184 dos 338 lugares no Parlamento.

 

Facto nacional do mês

A  4 de Outubro os portugueses elegeram o novo elenco da Assembleia da República. Vitória da coligação Portugal à Frente (PSD+CDS), com 38,5%. O PS ficou em segundo (32,4%). Seguiram-se BE (10,2%) e CDU (8,3%). O partido PAN (1,4%) elegeu pela primeira vez um deputado, André Silva. PSD e CDS, embora conquistando mais de dois milhões de votos, perderam cerca de 700 mil em comparação com as legislativas de 2011.

 

Facto internacional do mês

Uma manifestação a favor da paz, exigindo conversações entre o Governo turco e os militantes curdos do PKK, acabou num banho de sangue provocado por bombistas suicidas. Foi o maior atentado de que há memória na Turquia contemporânea: aconteceu na capital do país, Ancara, quando duas violentas explosões, na manhã de 10 de Outubro, mataram 102 pessoas e feriram mais de 400 nas imediações da estação ferroviária central da cidade.

 

Frase nacional do mês

«O Governo de Passos e Portas acabou hoje.» Declaração da porta-voz do BE, Catarina Martins, após uma reunião com o líder do PS, António Costa, deixando antever um entendimento entre as esquerdas para travar um segundo Executivo liderado por Passos Coelho. A frase foi proferida a 12 de Outubro, oito dias após as legislativas. Cavaco viria a empossar Passos no dia 30 apesar de PSD e CDS não terem maioria no Parlamento.

 

Frase internacional do mês 

«Quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?» Frase da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, proferida a 13 de Outubro. A declaração reflecte bem a enorme tensão política que se vive no Brasil na sequência das revelações da imprensa sobre tráfico de influências e corrupção no país - o que já levou à detenção de destacados membros da classe política, no âmbito da Operação Lava Jato.

2 comentários

Comentar post