Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Os papagaios de Putin (2)

Pedro Correia, 28.03.22

 

25 de Fevereiro, RTP 3:

«[Os ucranianos] não devem conseguir resistir muito mais tempo.»

«Foi quase totalmente neutralizada a capacidade de defesa anti-aérea porque os seus sistemas - que até eram de origem russa - foram eliminados praticamente pelos russos.»

«Há algum desespero por parte das forças ucranianas - não deles, mas pelo menos dos seus líderes.»

«Quando se fazem apelos - que eu acho incrível que se façam - à população civil para usar cocktails Molotov e kalachnikovs contra carros de combate, contra forças extremamente bem equipadas e armadas, é mandar essas pessoas para a morte. (... ) Um cocktail Molotov contra um destes carros de combate modernos é como um mosquito a picar um elefante. Não é uma atitude digna.»

«Depois de as forças ucranianas estarem praticamente cercadas e sem capacidade de reabastecimento, terão de se render.»

«Eu sou um bocado diferente. Toda a gente gosta de pôr a culpa no Putin. Eu acho que os líderes ocidentais, sobretudo, incentivaram este governo ucraniano. Os Estados Unidos venderam-lhes 600 milhões de dólares de armamento... contra a Rússia, por amor de Deus! Para mim, os líderes ocidentais, a NATO, o Presidente americano, o senhor Boris Johnson e a União Europeia tiveram um comportamento também nas bordas do criminoso, tão mau como o do Putin.»

«O momento em que o Presidente Putin fez o discurso dele, até esse momento eu sempre pensei que iam aceitar algumas das condições que ele tinha posto.»

«Durante oito anos andou-se a insistir do lado russo para que os acordos de Minsk fossem cumpridos. A França e a Alemanha, que foram testemunhas dessa assinatura, nunca fizeram pressão nenhuma sobre a Ucrânia para cumprir a sua parte dos acordos de Minsk.»

«Se têm cumprido aquilo que estava assinado e acordado entre a Ucrânia e os separatistas, não tinha havido nada disto.»

«Putin é tudo menos louco. E é uma loucura da nossa parte se o formos provocar.»

«O Ocidente agora lava a sua consciência e diz: "O homem é um facínora, é mau." Não! A União Europeia tem grandes culpas quando derrubou um presidente que tinha sido eleito, que era o presidente legítimo da Ucrânia. Quem é que ajudou a depor o Ianukovitch? Foram os EUA e foi a UE.»

«Agora o mau é o Putin... por amor de Deus!»

«Quando o puseram num beco sem saída, o que é que ele fazia a seguir? Tinha de atacar a Ucrânia, obviamente.»

48 comentários

Comentar post

Pág. 1/2