Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Os livros que mais nos marcaram

Pedro Correia, 07.06.19

Ia escrever um texto sobre os dez melhores romances portugueses publicados no século XX, mas travei a tempo. Consciente de que não li obras suficientes para elaborar uma lista destas com plena justificação.

O que fiz então, de há dois meses para cá? Comecei a ler vários romances que permaneciam em lista de espera, algures aqui por casa. Todos de autores portugueses do século XX. Três, de rajada: gostei muito de todos, hei-de falar deles aqui. Iniciei ontem a leitura do quarto. Mais seis vão seguir-se.

Enquanto não escrevo o tal texto, que aguarda a conclusão desta mais recente ronda de leituras, abro desde já a caixa de comentários aos visitantes do DELITO que queiram partilhar opiniões sobre o tema. Dizendo, desde logo, quais as obras de ficção portuguesa do século passado que mais vos terão marcado.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 07.06.2019

    É mesmo um desafio, Cristina. Três desses que menciona parecem-me obrigatórios na lista que farei.
    Apenas com romances. Se fôssemos para a poesia teria de incluir a "Clepsidra", de Pessanha, a "Mensagem", de Pessoa, o "Livro Sexto", de Sofia, os "Poemas Ibéricos", de Torga, "As Mãos e os Frutos", de Eugénio, "Homem de Palavra(s)", de Ruy Belo, etc, etc.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.