Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os "inimigos"

por Pedro Correia, em 09.06.18

transferir[1].jpg

 

O Sporting é dos sócios. Não é de Bruno de Carvalho.

 

Se é vontade dos sócios convocar uma assembleia geral electiva, como sucedeu em Janeiro de 2013, abrindo caminho ao processo que culminou na eleição de Bruno de Carvalho, a Mesa da Assembleia Geral só tem de cumprir essa vontade no prazo estatutário.
Devolver a palavra aos sócios é sempre uma boa notícia. Só os sócios são soberanos no Sporting. Carvalho - que se imagina um Presidente-Sol - é apenas um assalariado da SAD. Muito bem remunerado, por sinal: recebe o dobro do salário do primeiro-ministro.

 

Claro que existe sempre a hipótese de os sócios do Sporting serem "inimigos" do clube. Não seria de espantar, dado o perfil psicológico do presidente leonino.

 

Primeiro os "inimigos" eram os clubes rivais.
Depois, foi a comunicação social - incluindo a que levou Carvalho em ombros durante anos, arrancando-o do anonimato.
A seguir, também os ex-dirigentes - incluindo quase todos os ex-presidentes vivos - passaram a "inimigos".
Sem esquecer os  ex-membros dos órgãos sociais da era Carvalho que renunciaram por discordâncias várias: todos se tornaram igualmente "inimigos".
E o Conselho Leonino, como é sabido, sempre esteve infestado de "inimigos".

 

Entretanto o "inimigo" chamou-se Marco Silva. Octávio Machado, outro "inimigo" - tanto que até foi desconvidado para o casamento que coincidiu com o aniversário do clube e forçou a alteração da data marcada para a "puta da gala".
Manuel Fernandes começou por ser "inimigo", depois deixou de o ser. Mas aposto que em breve será reposta a normalidade: voltará a sê-lo não tarda nada.

 

"Inimigos" são igualmente todos os actuais membros demissionários dos órgãos sociais: Mesa da Assembleia Geral em peso, Conselho Fiscal e Disciplinar quase inteiro (excepto um) e quatro membros do Conselho Directivo.
Todos "Inimigos".

Álvaro Sobrinho, o maior accionista privado da SAD, é um notório "inimigo".

Jaime Marta Soares, escolhido duas vezes por Carvalho para liderar a sua lista à presidência da MAG, passou-se para o "inimigo".

Jorge Jesus - o tal treinador que vinha devolver o título de campeão ao Sporting - tornou-se o mais dispendioso "inimigo". Tal como o seu preparador físico, em fuga do clube após ter sido atacado pelos jagunços em Alcochete - ele também "inimigo".

Assim como todo o plantel - com destaque para o capitão Rui Patrício, que apenas tem 18 anos de percurso futebolístico no Sporting e ostenta ninharias no currículo, como ser campeão europeu em título a nível de selecções e ter sido considerado o melhor guarda-redes do Euro-2016 em França.

 

Apoiantes indefectíveis da primeira hora - e de todas as horas -, como Eduardo Barroso e José Eduardo, são reconhecidos "inimigos".
À semelhança de Daniel Sampaio, ex-mandatário nacional da candidatura de Carvalho - outro que se passou para a barricada do "inimigo".

 

Ninguém ignora que o presidente da Assembleia da República, sócio leonino há 68 anos, é um dos mais insidiosos e perversos "inimigos" do clube.

E até o Presidente da República já demonstrou ser "inimigo".

 

"Inimigo", e dos piores, é o até agora director clínico do Sporting, Frederico Varandas, que acompanhou Carvalho em todo o mandato.

 

Só falta, de facto, decretar que os sócios são "inimigos".

E não serão mesmo?

 

Urge entrar em alerta máximo: o Sporting está infestado de "inimigos".

É preciso ter cuidado com os sócios, estabelecer um cordão sanitário em torno deles para não infectarem a solidez das instituições leoninas - isto é, do presidente do Conselho Directivo e os seis que restam acantonados em torno dele.

 

Cautela, muita cautela: cada sócio pode ser um novo "inimigo".
Teme-se o pior se conseguirem impor a sua vontade.
O mal do Sporting é ter sócios. Quase todos potenciais "inimigos". Ou todos mesmo. Devia haver um artigo qualquer no regulamento para pôr-lhes fim. Só deste modo será possível exterminar tantos "inimigos".

 

Publicado anteriormente aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)


62 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.06.2018 às 12:47

SABEM QUE MAIS??
Ai ele é isso,.............ordenado de 10000,00 € mensais, mais BMW e condutor, mais guarda-costas /segurança pessoal, e em casa e à família,............
OLHA, ......só para não estarem com coisas, ......NÃO DESCARTO CANDIDATAR-ME AO SPORTING......................
....................
o Poiares Maduro, o Figo, o Rogério Alves, o Bruno de Carvalho, quaisquer atletas do Sporting ou de outro clube, o Santana Lopes, o fígado do Barroso, o Godinho não sei quantos, os comentadores que aparecem nos canais TV, o Pedro Proença, venham todos,........
e mais, não DESCARTO a possibilidade de candidatar-me aos cargos todos que existam no futebol..........
VÃO VER,.............se isto não se endireita!!!
É que "Chapéus há muitos" e candidatos estou a ver quase........... nenhuns!!!!!!
António Cabral
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 15:39

Pedro Proença é do Benfica.
Sem imagem de perfil

De Bagonha a 10.06.2018 às 17:56

Só uma perguntinha, o que é que isto tem a ver para o caso?
Sem imagem de perfil

De anónimo a 10.06.2018 às 11:19

Mais retroactivos, mais prémios de vitórias, mais as percentagens do Mendes, que ele não conhece, mais e mais.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.06.2018 às 17:32

Excelente ponto de vista realmente analisando pelas inimizades que tem Criado estamos perante caso serio de que ate os socios se tornem..... ate a propria familia.. mas o Bdc alucinado com o poder que acha que tem, nem se apercebe ...
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 12:59

Caro Pedro, com todo o respeito pela Instituição e pelos sócios, pergunto-lhe aqui o que nunca lhe perguntaria noutro local: tendo os destratos e as manias persecutórias começado cedo, não viram o problema ou entenderam que os resultados obtidos compensavam os abusos?
A pergunta está no plural, mas cada um responde por si, claro.


Suponho que ninguém esperava que chegasse ao ponto a que chegou; mas, aparentemente, apenas os sócios não se aperceberam do rumo imprimido.
Para mim o descalabro deu-se quando BdC chamou "carneirada" aos sócios. Foi nesse dia que tive certeza das reais intenções e postura - por ser Benfiquista, acusaram-me de "estar com medo da verdade desportiva", que "BdC me incomodava por falar verdade" e, portanto, "não teria entendido a piada"...
Nem nos piores cenários supus tal desrespeito pelos Estatutos, Pedro, e se eu estou assim imagino como estará quem o apoiou.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 15:41

Vieira chamou coisas tão más ou piores aos sócios do SLB.
Isto, por exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=C9GrfhpL31w
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 16:01

Tem tudo a ver, Pedro, sem dúvida: uma expressão dita fora dos microfones e sem destinatário identificado - por muito que alguns desejem que fosse "a todos os Benfiquistas" - e uma expressão introduzida deliberadamente num discurso...

https://www.google.pt/amp/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/AMP/bruno-de-carvalho-eu-jesus-e-a-carneirada-ainda-vamos-ser-muit-felizes.html

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/bruno-de-carvalho-dispara-contra-as-ovelhas-tresmalhadas


Mas esta resposta parece indicar que continua a medir os feitos do Sporting pelos feitos do Benfica... desculpe, Pedro, mas eu não entro em concursos desses :)
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 17:10

Nunca falei de requinte ou educação, porque isso a cada um o seu modo; falei sempre do modo de encarar as Instituições e as Pessoas, de respeito pelas relações e não de respeito pelo bom-tom.


Bruno de Carvalho sempre indiciou desrespeito pelo contraditório e apetência pela sublimação da sua figura, conseguida pelo nivelamento dos seus inferiores: a carneirada, o pensamento único, a materialização do inimigo.

Muitos viram os indícios, mas no Sporting poucos os terão tomado como tal. E a minha pergunta é se os antes apoiantes não se aperceberam de todo ou se irrelevaram por causa dos resultados aparentes e entenderam ser "mal menor", mera questão de educação.

Esqueci-me que talvez haja quem tenha apreciado francamente a postura, mas não me parece ser o caso. De todo.

O ataque para evitar resposta é uma táctica muito ao jeito de BdC... mas jogo da batalha naval, como lhe disse, não, obrigada.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 20:55

Recordo-lhe que quem começou a atacar foi você.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 21:11

Pedro, não foi ataque e lamento que o tenha assim interpretado!


Tento perceber se foi carisma, esperança, um pouco de tudo ou apenas tentar uma nova fórmula.
Tenho feito este exercício presencialmente com amigos e familiares, e nenhum me consegue responder.

E, para que perceba que não foi ataque, sempre lhe digo que há vários anos me envolvi com um manipulador: vi todos os sinais e deliberadamente ignorei-os por achar que era este meu mau-feitio que me levava a identificar e a interpretar padrões comportamentais onde talvez houvesse apenas enganos e coincidências.
Portanto, sim, Pedro, tento mesmo perceber porque foi e acho que é importante falar nisso, quanto mais não seja como medida correctiva, como alerta.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 21:26

Para se perceber Bruno de Carvalho, e o momento em que surge, e por que motivo tem popularidade, há que conhecer a década e meia anterior no Sporting. Um período em que a autoestima leonina andou muito por baixo: o património diminuía a pique (até o edifício-sede foi vendido) e a dívida aumentava exponencialmente - antecedendo em alguns anos aquilo a que a governação Sócrates conduziu o país.
O conluio entre o pior da banca e o pior da construção civil proporcionou a destruição iminente do clube, que alcança a pior classificação da sua história na época em que Bruno de Carvalho chega à presidência. Nessa semana, o Sporting seguia em décimo no campeonato e chegara a estar a milímetros da zona de despromoção.
O novo presidente galvanizou os adeptos como há muito tempo não se registava em Alvalade. Introduziu ou reintroduziu modalidades como o hóquei, o voleibol e o futebol feminino. Atingiu um número recorde de associados, ultrapassando os 150 mil. Quase duplicou o número de assistências no estádio. Fundou a Sporting TV. Construiu o pavilhão para as modalidades - sonho antigo, de duas décadas. Contratou excelentes treinadores (Leonardo Jardim, Marco Silva, Jorge Jesus). Reforçou o plantel do Sporting como trave-mestra da selecção nacional que se sagrou campeã europeia em 2016.
Nada disto pode ser esquecido. E tem de ser sempre equacionado no contexto da tomada de poder no Sporting pelo actual presidente. Justificando, obviamente, o amplo apoio de que gozou até há meses.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 22:02

Bruno de Carvalho tem méritos que não lhe podem ser sonegados (à semelhança, e já que o evocou, de Sócrates - e falo isentamente, nunca votei em nenhum).

A obra existe, fica, e sobre isso não restam dúvidas. Mas enquanto foi construindo foi também minando o terreno e as pontes, aproveitando a aura da conquista para afastar quem discordasse - dos seus métodos, os fins seriam comuns ou semelhantes. Fê-lo em permanência, sendo cada vez mais ostensivo - pelo menos para quem via de fora. Para dentro, uns sentiram-no em Maio, outros em Fevereiro, outros logo após ter ganho o segundo mandato, há um ano e pouco. Mas nunca esteve oculto.


Mas talvez a distância não seja ainda suficiente para analisar o fenómeno, e eu deveria ter-me lembrado disso. Voltaremos ao tema quando os actores saírem de cena e a estabilidade tornar.


E quando recuperarmos a vontade de rir com as picardias do futebol verá como sou a atacar :)
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 22:47

Muito bem, fica combinado.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 09.06.2018 às 18:08

O facto de Vieira - que é um gajo de baixo nível, como é próprio da mediana dos benfiquistas - ter usado certas expressões de mau gosto não serve de desculpa para que BdC também o tenha feito.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 21:26

Se fosse outro a falar em mediana, eu pediria explicações sobre critérios, metodologia de selecção, universo da amostra, apuramento e validação do erro, etc...
Mas sendo o Luís Lavoura a afirmá-lo, e porque este tipo de comentários lhe são moda, dou-lhe a devida tolerância atendendo ao percentil.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.06.2018 às 12:17

Opinião marcada pelo efeito do gás. O Sarin sabe de direito? De direito das sociedades, desportivas incluídas? Sabe de processo civil?
É que se não sabe, não está em condições de discutir o tema que actualmente se vive na instituição Sporting.
Li a decisão proferida sobre o procedimento cautelar interposto pelo Marta Soares.
Acertadíssima.
Só não compreendo como é que esses advogados "craques" (verdade sendo que craques só conheço os que vêm do estrangeiro para jogar futebol) não souberam vislumbrar que, na sequência do tal procedimento, não havia nenhuma acção a interpôr…
O Bruno de Carvalho não tem razão quando diz que a assembleia geral não pode ter lugar. É falso.
Mas o que aflige é a incapacidade dos que estão ao lado de Marta Soares em não lograrem encontrar o procedimento processual adequado para resolver o assunto.
Se o Sarin é do benfica, gaseie-se.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.06.2018 às 13:33

Podia começar por classificar o seu comentário de idiota, mas seria dar-lhe mais confiança do que a que merece um Anónimo que, fora de contexto, vem dissertar sobre o direito que alguém tem de se pronunciar sobre assuntos que são públicos porque os envolvidos os tornam públicos...
Sem imagem de perfil

De Meister Von Kälhau a 09.06.2018 às 13:29

O único que se safou foi o Inácio...um autêntico Talleyrand da diplomacia futebolística
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 15:42

Curiosa comparação. Mas faz sentido, sim.
Sem imagem de perfil

De Maria Dulce Fernandes a 09.06.2018 às 17:04

Se significa que ele serve o SCP e não os desígnios desvairados de uma qualquer presidência , faz todo o sentido.
Gosto do Inácio. É moldável qb, mas é um sportinguista de coração.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 20:59

Também gosto. Foi formado no Sporting. Bicampeão no Sporting como jogador, campeão como treinador.
Como não gostar dele?
Sem imagem de perfil

De Meister Von Kälhau a 10.06.2018 às 17:11

O Inácio é um inácio. Um tipo que em nome de um "dever" idiota cai no ridículo. Com o seu amor desinteressado mostra apenas um desprezo de carácter.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 01.07.2018 às 21:48

Olhe que não, olhe que não...
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 09.06.2018 às 18:01

é vontade dos sócios convocar uma assembleia geral electiva

Isso é vontade de alguns sócios. Não o será, provavelmente, de todos os sócios. A direção do Sporting não tem nada que andar a gastar o dinheiro do clube para satisfazer a vontade de qualquer grupo de sócios.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 20:58

Disparate. Segundo os estatutos do Sporting bastam assinatura de sócios que reúnam mil votos para convocarem uma assembleia geral extraordinária que possa conduzir à destituição do Conselho Directivo.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 09.06.2018 às 18:05

Apoiantes indefectíveis da primeira hora - e de todas as horas

Eu se fosse algum deles teria vergonha de o ter sido.

Mas é bom lembrar essas pessoas que foram - durante muito tempo - apoiantes de BdC. Deve ficar-lhes como uma mancha bem negra no currículo. Uma mancha, diria eu, indelével.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 22:15

Há afinal vários que nunca se enganam e raramente têm dúvidas. Um foi PR, outro PM, outro é PDC, outro é LL...
Imagem de perfil

De Sarin a 09.06.2018 às 22:53

O PDC não é PDC mas PCD :/ :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.06.2018 às 18:18

Excelente texto sobre o actual estado do Sporting. A muito custo vejo a instituição arrastanda pela lama desta forma é sim só existe um culpado o seu presidente. O qual me parece ser o maior anti Sporting dos últimos tempos que quando os adversários estão sob apertos lá vem ele chamar a si as atenções e nunca pelas melhores razoes. Quase que arriscaria uma autêntica cena de filme e dizer que Bdc é um infiltrado a destruir o Sporting.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 20:56

Um infiltrado? Cada vez me convenço mais disso.
Sem imagem de perfil

De a 09.06.2018 às 20:57

Pedro, o que mudou em 2018 e em menos de três meses?

Retrocedendo a 2017; Bruno de Carvalho sucede a... Bruno de Carvalho.

"Bruno de Carvalho, 45 anos, venceu as eleições do Sporting e foi reeleito presidente do clube de Alvalade para os próximos quatro anos com 86,13% dos votos. Madeira Rodrigues, candidato da Lista A, ficou-se pelos 9,46%."
in DN
Março de 2017

E a emblemática frase que todos vocês acharam um piadão;
'B---------- para todos os que não são do Sporting".

Estamos perante a exactidão/veracidade da expressão [e desculpe a linguagem];
"Pimenta no .. dos outros para mim é refresco"
Já quando toca aos nossos...Calma lá.
Dois pesos e duas medidas?

É que há coisas que não entendo! Os sinais estavam lá todos, desde o início!

E agora, Pedro, será caso para dizer;
Votaram nele de livre e espontânea vontade? Sim!!!? Agora aguentem!...têm o Presidente que escolheram democraticamente.

Bom fim-de-semana - e continuando numa de bola que seja um grande mundial, com o grande Rui Patrício em grande! ;)

Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.06.2018 às 21:04

Té, a vitória por números esmagadores deveu-se apenas ao facto de o único concorrente contra ele ser uma figura patética, sem qualquer credibilidade, que conduziu uma campanha errática e sem conteúdo.

Os sinais estavam há muito inscritos, sim.
Sinais a que aludi num texto publicado há mais de três anos:
https://sporting.blogs.sapo.pt/um-erro-colossal-2031028

Mas a derrapagem acelerada só começou com a vitória esmagadora de 2017, que lhe subiu à cabeça e o transtornou ao ponto de se imaginar uma espécie de Rei-Sol e sonhar com Alvalade travestido de Palácio de Versalhes. Bem diferente da anterior, em que venceu por apenas 53%.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 10.06.2018 às 09:36

Dois erros do tamanho da Sé de Braga cometidos por Bruno de Carvalho:

- criticar publicamente os jogadores de futebol (em post de FB!!!)
- comentário titubeante aos acontecimentos de Alcochete.

O resto é campanha de desinformação sob as ordens do gabinete de crise.
Com esta novela, desvia-se a atenção dos processos judiciais que afectam o Benfica.

Alguém me explica porque é que ainda não apareceu um candidato alternativo a BdC, dada a "contestação" generalizada dos sócios?
Ou será que qualquer candidato sabe muito bem que levará um banho eleitoral do actual presidente, se se candidatar?
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 10.06.2018 às 16:22

São mesmo candidatos? Vão mesmo avançar? Ou servem apenas para encher páginas da campanha anti-BdC?

Não ando nada distraído, isto já são é muitos anos a virar frangos.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 10.06.2018 às 17:01

Já mudou a pergunta.
Primeiro perguntava: «Alguém me explica porque é que ainda não apareceu um candidato alternativo?»
Agora já pergunta: «São mesmo candidatos? Vão mesmo avançar?»

'Burn-out', como dizia o outro.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 10.06.2018 às 17:18

Não mudei a pergunta, apenas lha expliquei.

Esses candidatos todos já começaram a reunir as 1000 assinaturas ou foi só para resolver um problema de página vazia num qualquer jornal?
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 10.06.2018 às 19:21

Não mudei a pergunta, apenas lha expliquei.

Esses candidatos todos já começaram a reunir as 1000 assinaturas ou foi só para resolver um problema de página vazia num qualquer jornal?
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 10.06.2018 às 22:18

A sua primeira pergunta está respondida. Pode fazer mais uma série de novas perguntas, desviando a conversa, mas o que tinha a esclarecer já esclareci.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 11.06.2018 às 08:08

A minha primeira pergunta foi formalmente respondida; nem precisava de o ser, costumo acompanhar as notícias.
Mas esses cinco candidatos já começaram a reunir apoios para obter os mil votos para convocar a Assembleia? Ou foi só para aparecerem?
Imagem de perfil

De Sarin a 10.06.2018 às 13:42

Ora cá faltava a cabala!

Caro Makiavel, sendo este um dos temas onde dificilmente nos entenderemos, deixe-me partilhar consigo algo que nunca partilhei nem conto repetir:

Vive-se um autêntico incêndio em Lisboa, com o SLB a ser alvo de denúncias e consequentes procedimentos judiciais há mais de ano e meio, e com o SCP a arder por dentro desde uma reunião num hotel há cerca de um ano...
Lembra-se de quem é a frase "Quero ver Lisboa a arder"?

Não voltarei ao tema, porque de teorias da conspiração gosto mas na literatura.

Bom Dia de Portugal, das Comunidades, de Camões e da Língua Portuguesa (e se o dia não for disto tudo, que seja bom na mesma)
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 10.06.2018 às 16:28

Para cabala, cabala e meia...

Para quem não gosta de teorias da cabala excepto na literatura, vir falar de Lisboa a arder e de uma reunião num hotel há um ano é interessante.

Explique-me lá o alarido e a excitação de comentadores declaradamente afectos ao Benfica a pedirem/exigirem a destituição de BdC quando isso é um assunto estritamente da competência dos sócios do Sporting?

Qual é mesmo a razão para tão descabelado ataque?
Imagem de perfil

De Sarin a 10.06.2018 às 17:25

Não faço a mínima ideia dos motivos dos outros; por mim, antes pedia contenção a BdC e aos adeptos, agora peço que não deixem o SCP destruir-se em guerras fratricidas provocadas objectivamente por BdC.
Não conheço nenhum que exija a demissão de BdC, mas estando Makiavel tão conhecedor das estratégias do gabinete de crise certamente estará mais bem posicionado para responder à sua própria pergunta.


E se ninguém do FCP se manifesta contra tal estado de coisas, talvez seja indiferença ou satisfação.

Sobre teorias da conspiração, não gosto mesmo - mas compreendo que outros gostem, e só lamento que quando as aplicam no Desporto percam a objectividade que lhes costuma ser mais presente.

Bom Feriado
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 10.06.2018 às 19:36

O FCP costuma manifestar-se acerca de assuntos que lhe dizem respeito.
E sobre a suspeita de corrupção no andebol, já disse o que tinha a dizer.

Sobre comentadores a exigirem (talvez seja exagerado, o verbo apropriado será mais "desejarem"), não sei se viu um painel na SIC-N num dos 5000 programas que a estação faz sobre assuntos do pontapé na bola, onde pontificava o inefável Cristóvão e onde, a seguir a uma conferência de imprensa onde BdC declarou que não se demitia, se ouviu a moderadora descair-se dizendo "não era isto que desejávamos", mas eu vi. Assim como vi a procissão de notáveis a perorar sobre a urgência da demissão de BdC e a necessidade de dar a voz aos sócios e necessidade um tempo novo e outros mimos (curiosamente, nenhuma dessas vozes estava disponível para se candidatar).

Não há teoria da conspiração nenhuma.

É sabido o ódio de estimação que o Benfica (esta direcção) nutre pela actual direcção do Sporting desde que lhe foram lá buscar o Jorge Jesus e desde que o seu posicionamento tácito se inclinou mais para o lado do FCP. O interesse do Benfica em que a actual direcção do Sporting caia é por demais notória.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.06.2018 às 20:53

Discordo da sua análise sobre os desejos da Direcção do SLB:
a) A teoria da conspiração surge de atirar para o gabinete de crise toda esta chinfrineira mediática - ou seja, diz que o SLB está a manipular os mesmos que andam há ano e meio a publicar notícias sobre os processos contra o SLB.
Porque o Presidente do SCP nunca publicou, deu entrevistas ou telefonou para televisões; este interesse da CS surgiu do nada e a mando do SLB... caro Makiavel, conheço-lhe a argúcia e a capacidade argumentativa há muito, e sei que é melhor do que isto.
b) Sobre Jorge Jesus pensei que já tivesse sido esclarecido que este não era desejado pelo SLB, mas se não estava, fica agora - palavras de LFV e de JJ pouco depois. Sem qualquer acordo ou cláusula de confidencialidade.


Se me falasse de moderadores da SLB, tudo bem, ainda aceitaria que houvessealgum desejo institucionalizado; mas certamente sabe que a SIC-N não pertence ao Benfica, apesar da cor de fundo.

Já quanto ao que o FCP disse ou não disse sobre matérias em investigação judicial... já disse muita coisa, e continua a dizer, mas curiosamente sempre via Francisco Marques e sempre sobre o mesmo; cada um age como entende, mas é uma pena que o façam num canal televisivo pago pelos contribuintes.


Os notáveis de que fala são Sportinguistas, e alguns já se declararam disponíveis para o cargo - e muito me espanta que tal o indigne, porque afinal são sócios do Sporting a falar de uma destituição que é exclusivamente da competência dos sócios do Sporting :)


Por mim, Benfiquista independente, continuo a desejar que o SCP saia deste imbróglio rapidamente e o menos lesado possível.
E como esta minha solidariedade inclui debater com Sportinguistas os assuntos que são tornados públicos num espírito de esclarecimento, pois assim continuarei enquanto os Sportinguistas comigo entenderem debater. Por muitas conjecturas que façam e intenções que me atribuam adeptos mal-intencionados de qualquer clube - isso dirá mais deles que de mim, certamente. Espero que o Makiavel se demarque destes.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 11.06.2018 às 08:19

"(...) mas é uma pena que o façam num canal televisivo pago pelos contribuintes"

Informe-se melhor antes de entrar em afirmações simplistas.

A SiC-N não pertence ao Benfica mas olhe que os painéis de comentadores fazem pensar o contrário.

Não me indigna que notáveis do Sporting venham falar do assunto. Já me "indigna" que dêem tempo de antena apenas para essas opiniões ou que ridicularizem quem as tem.

Está no direito de discordar da minha análise sobre os desejos da direcção do Benfica. Os factos desmentem-no.
Imagem de perfil

De Sarin a 11.06.2018 às 10:26

Nada simplistas, verbas municipais são verbas públicas e vendas por valores irrisórios são negócios-da-china para quem compra.


Os painéis de comentadores da SIC-N fazem-NO pensar o contrário; mas esse é um problema de afectos e de interpretação, não de factos - logo, um problema seu, não do SCP, do SLB ou do FCP. Nem meu, por muita solidariedade que eu possa manifestar com o seu mal-estar contra os canais privados.

Quanto à indignação com o tempo de antena dado.... já me indignou há tanto tempo a falta de tempo-de-antena para assuntos nacionais ou o tempo-de-antena dedicado a especulação, que mal vejo televisão.


Para finalizar, permita-me recordá-lo que factos não se suportam com desejos, e aquilo que afirma sobre a Direcção do SLB, até que surjam tais factos, não passa de forte desejo seu.
Acho um desperdício, canalizar as suas energias para a maledicência travestida de informação; mas pronto, de tempos a tempos espera-nos o confronto de argumentos em torno dos desejos que ventila como factos.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 11.06.2018 às 18:07

Verbas municipais que compram espaço publicitário e outros serviços de divulgação. Por essa linha, qualquer anunciante de televisão estará a financiá-la. Simplista à la cm. Estou habituado a vê-lo argumentar com mais honestidade mas enfim, trata-se de futebol, dá-se um desconto.

Essa sua separação entre interpretação e factos, como se factos fossem entidades superiores desligadas da interpretação que se faz deles arrumou comigo.
De FACTO, a SIC-N não é do Benfica mas desempenha muito bem o papel.

Aquilo que afirmo sobre a direcção do Benfica não é desejo meu, decorre do que vejo e leio.

Cá estaremos para comentar as reacções da actual direcção do Benfica quando/se a actual direcção do Sporting cair.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 12.06.2018 às 07:37

A lei que refere, no seu artigo 2 (Âmbito) menciona as entidades abrangidas. Não vi lá escrito autarquias. Mal seria que estivéssemos na presença de uma violação grosseira da lei.

Quanto aos títulos e artigos dos jornais, é como lhe disse: qualquer anunciante ajuda a financiar o media em causa.

Sugeria-lhe a leitura da opinião expressa pelo colectivo Os Truques da Imprensa Portuguesa acerca dos títulos falaciosos nesta matéria.

(O assunto era mesmo o BdC, não era?). Acho que houve aqui invasão de campo do blog.
Imagem de perfil

De Sarin a 12.06.2018 às 09:59

Artigo 2.º

Âmbito

Ficam abrangidas pela presente lei as ações de publicidade institucional da iniciativa das seguintes entidades:

a) Serviços da administração direta do Estado;

(...)


Artigo 5.º

Adjudicação da publicidade institucional
(...)
2 - Sem prejuízo do disposto em legislação especial, a adjudicação das ações informativas e publicitárias previstas na presente lei obedece ao disposto no Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, sem prejuízo do cumprimento dos demais regimes que se mostrem aplicáveis.


Por acaso, é essa violação grosseira da Lei que está em investigação.


Tem razão, isto não é o Coimbra da Mota para andarmos aqui com invasões de campo - mas o Makiavel é que num postal sobre o BdC insistiu em fazer uma brecha para meter campanha contra o SLB.

Boa semana
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.06.2018 às 15:47

Se fosse um erro grosseiro, não estaria apenas a ser investigado. E parece-me que muito pouco investigado, dada a fraca procedência do assunto.

Em relação à brecha para meter campanha contra o SLB, posso dizer que não fui eu que a abri. Confira lá os comentários.

Já a brecha sobre presumíveis (e desejadas por alguns) irregularidades nos contratos de publicidade de autarquias com o Porto Canal sei bem quem a abriu.

A do Coimbra da Mota foi bem metida. A investigação já chegou a alguma conclusão?
Imagem de perfil

De Sarin a 12.06.2018 às 18:07

Nem quem saber a lista de investigações lentas que envolvem autarquias que não cumprem a lei, especificamente a lei dos contratos públicos... todos erros grosseiros, e todos com culpas a morrerem solteiras. O relacionado com a Porto Canal é só mais um.

Não fui eu, certamente, quem abriu a brecha de campanhas, porque campanhas, nos últimos meses, fiz pela Eutanásia; nem foi o postal do Pedro Correia, ao qual respondeu o Makiavel (aqui anónimo mas certamente por distracção).
Como lhe disse, as brechas sobre o Porto Canal são só mais umas entre as várias brechas autárquicas de Norte a Sul do País, sendo o Sul o Sul da Madeira.


Não sei como estão as investigações - mas, como sabe, se não forem ao SLB não fazem notícias, e até estas o Bruno tem mandado para o Carvalho por. causa do protagonismo.

O Makiavel já sabe que sou uma diabinha bem-humorada, não devia estranhar (embora às vezes me trate por senhor :D)
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 14.06.2018 às 10:29

Olhe que a lei dos contratos públicos prevê ajustes directos em função do montante em questão. Não sei se é o caso.

Essa investigação ao PortoCanal está um bocado quieta demais.
Deve ser mais uma das investigações com início no gabinete de crise ;)

Sarin(ha)? Vou já corrigir essa de senhor.
Imagem de perfil

De Sarin a 14.06.2018 às 11:58

Pois prevê, e um dos mecanismos inventados pelas autarquias para o furar foi a partição de projectos em "sub-projectos", daí as alterações em 2015...

Estão quase todas paradas, as investigações às autarquias... avançam mais rápido as ligadas a fundos comunitários, e porque Bruxelas pelo menos nisso não dorme.
Porto Canal é só mais um em lume brando que resultará em nada - o que não significa que a lei que obriga as autarquias não tenha sido descaradamente contornada.
Se um dia estiver para isso, espreite se os investimentos dessas autarquias em publicidade e informação institucional se manteve nos mesmos valores nos anos posteriores.
E não, muito anterior ao gabinete de crise... Há pelo menos dois anos que ouço tal num circuito mais técnico dos financiamentos locais. Contrariamente ao que possa pensar, conheço muitos benfiquistas mas nenhum com qualquer cargo - nem sequer o Presidente da Casa do Benfica mais próxima :)


Sarin também de Sara (no blogue explico melhor). Mas as ideias não ligam ao género gramatical ;)
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 11.06.2018 às 21:35

Verbas municipais que compram espaço publicitário e outros serviços de divulgação. Por essa linha, qualquer anunciante de televisão estará a financiá-la. Simplista à la cm. Estou habituado a vê-lo argumentar com mais honestidade mas enfim, trata-se de futebol, dá-se um desconto.

Essa sua separação entre interpretação e factos, como se factos fossem entidades superiores desligadas da interpretação que se faz deles arrumou comigo.
De FACTO, a SIC-N não é do Benfica mas desempenha muito bem o papel.

Aquilo que afirmo sobre a direcção do Benfica não é desejo meu, decorre do que vejo e leio.

Cá estaremos para comentar as reacções da actual direcção do Benfica quando/se a actual direcção do Sporting cair.
Sem imagem de perfil

De Makiavel a 12.06.2018 às 07:21

Verbas municipais que compram espaço publicitário e outros serviços de divulgação. Por essa linha, qualquer anunciante de televisão estará a financiá-la. Simplista à la cm. Estou habituado a vê-lo argumentar com mais honestidade mas enfim, trata-se de futebol, dá-se um desconto.

Essa sua separação entre interpretação e factos, como se factos fossem entidades superiores desligadas da interpretação que se faz deles arrumou comigo.
De FACTO, a SIC-N não é do Benfica mas desempenha muito bem o papel.

Aquilo que afirmo sobre a direcção do Benfica não é desejo meu, decorre do que vejo e leio.

Cá estaremos para comentar as reacções da actual direcção do Benfica quando/se a actual direcção do Sporting cair.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.06.2018 às 11:23

Faltou referir que os socios não convocaram nenhuma assembleia, simples.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.06.2018 às 14:46

Em que artigo diz que os sócios podem convocar uma assembleia?

"Convocar" e "solicitar convocação" são procedimentos distintos, não é mera questão de português.

Comentar post



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D