Os filmes, as listas e nós
In The Mood for Love (Disponível para Amar), de Wong Kar-wai
The Pianist (O Pianista), de Roman Polanski
Há dias, trouxe ao DELITO a lista do Guardian com os cem melhores livros de ficção em língua inglesa. Hoje trago outra: esta enumera os melhores filmes do século XXI e foi elaborada pela BBC.
Aqui a deixo à consideração dos leitores que, tal como eu, apreciam listas. É uma boa oportunidade para fazermos um balanço dos nossos conhecimentos e encontrarmos pistas que nos permitam conhecer obras cinematográficas de qualidade.
Duas observações prévias: os ingleses, tal como os norte-americanos, insistem na tese de que o século XXI começou no ano 2000 - o que implicaria a existência de um "ano zero" que jamais existiu; por outro lado, traduzem em regra os títulos dos filmes para o seu idioma, sem complexos de qualquer espécie (devíamos aprender com eles, nós que ainda manifestamos tanta aversão às traduções).
Assim, por exemplo, The Secret in Their Eyes é El Secreto de Sus Ojos (O Segredo dos Seus Olhos), de Juan José Campanella, Talk to Her é Habla con Ella (Fala Com Ela), de Pedro Almodóvar, e City of God, obviamente, é Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.
Quantos deles já vimos?
Quantos deles já nos viram?
Qual deles poria cada um de nós em primeiro lugar?
The Tree of Life (A Árvore da Vida), de Terrence Malick
The Hurt Locker (Estado de Guerra), de Kathryn Bigelow