O próximo dilema, ou simplesmente o actual
Antever o que irá acontecer nas próximas semanas, ou até dias, é impossível. Arrisquei fazê-lo no início da guerra em curso na Ucrânia e não faço ideia como é que esse postal irá envelhecer.
Garry Kasparov, o famoso antigo campeão de xadrez, é conhecido pela oposição que tem feito ao autoritarismo de Putin, que já o obrigou a sair do país e a ter de contratar segurança pessoal.
Fez hoje uma sequência de 13 twitts do qual destaco o seguinte.
Este dilema não se colocará apenas quando o ataque a um país da NATO acontecer, mas sim já neste momento.
Kasparov sugere que se acerte a emissão de passaportes ucranianos a todos os pilotos da NATO que queiram combater as tropas russas, que sejam vendidos os aviões por 1€ e que levantem vôo já com as insígnias ucranianas. Só travando este ataque se pode evitar o seguinte.