Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O novo partido.

por Luís Menezes Leitão, em 05.08.18

O partido de Santana Lopes tem tantas hipóteses de singrar como as teve o partido Nova Democracia, de Manuel Monteiro. Ambos apenas tinham para oferecer aos eleitores o desgosto de um ex-líder por já ninguém lhe ligar nenhuma no partido que liderou. Como mensagem política é muito pouco e como estratégia de poder ainda menos. Os 1,9% que uma sondagem hoje dá a esse novo partido, sob o efeito da novidade, não dão para nada e nunca tirarão qualquer maioria à esquerda. Quando Santana Lopes perceber onde se meteu, quererá voltar ao PSD, como agora quer Manuel Monteiro voltar ao CDS, mas já será tarde. Entretanto, já que nenhum dos partidos actuais lhe serve, pode fundar todos os partidos que ache adequados ao seu ego. Chapéus há muitos, e partidos também.

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Vento a 05.08.2018 às 11:04

Talvez não aconteça assim como escreve. A vida, melhor, as situações da vida são como a leitura da Bíblia, que é um livro de experiências: se nos cingirmos ao texto e não conhecermos o contexto, ficamos sempre no mesmo sítio.

Em regra o Homem, tal como as sociedades, tendem a criar a viciação de rotinas, pois é uma situação comoda. A comodidade ou acomodação é também o que os partidos procuram (re)criar.
Os profetas são aqueles que têm mexido com as estruturas sociais, e não raras vezes são aniquilados. Mas suas mensagens vingam e confirmam-se no tempo.
Santana, face ao contexto, vem dizer-nos isto mesmo. E também nos diz que esperança e esperançosos possuem significados e atitudes diferentes: a primeira é movimento; a segunda é repouso ou acomodação.

Santana Lopes avançou no momento certo e no contexto adequado. E trará bons resultados à nação. Se Seguro fizesse o mesmo seria ouro sobre azul.
Sem imagem de perfil

De António Maria Lamas a 05.08.2018 às 15:03

Concordo consigo.
Os tempos são diferentes do tempo em Monteiro quis formar um novo partido.
Em toda a Europa os eleitores estão fartos dos partidos dinossauros.
Mesmo sendo alguém que vem de um partido do sistema, pode cativar todo um eleitorado da esquerda à direita que não se revê nos actuais (excepção ao PC).
A sondagem da Aximage assim o mostra ao revelar que cerca de 1/3 do eleitorado do PSD e CDS admite votar nele e até 1/4 dos do BE.
Os do PS não admitem, porque estão no poder.
Além disso PSL pode is buscar uma grande fatia aos 50% da abstenção. E assim sendo as contas ficarão baralhadas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.08.2018 às 11:58

O monopólio dos partidos parasita de tal maneira a democracia, que a alternativa a maus partidos só pode ser mais partidos, ainda por cima criados pelos mesmos do costume.
Uma tragédia.
Abaixo o regime!
João de Brito
Perfil Facebook

De Rão Arques a 05.08.2018 às 12:57

Limito-me a subscrever por inteiro. Bem dirigido a uma sociedade que se verga e rasteja na submissão do frete.
Imagem de perfil

De João Massena a 05.08.2018 às 12:27

Discordo da primeira e quase única parcela do artigo. O problema de um novo ou novos partidos de PSL ou de MM ou outros sem qualquer ex-lider de outro partido é o mesmo. Em Portugal existe uma grande parcela de pessoas que: 1º não tem consciência politica e acaba por encarneirar 2º o partido é um clube e independentemente das propostas, votam sempre nos mesmos.

Tenho a certeza que mais de metade da população não consegue diferenciar ideologicamente PS de PSD ou definir linhas ideológicas do CDS ou BE, 99,9% da população NUNCA leu um programa eleitoral de nenhum partido.


E é aqui que os pequenos e novos partidos tombam, numa falta de critério popular, de consciência politica e de futuro.
Sem imagem de perfil

De jo a 05.08.2018 às 20:09

O que é grave e que nessa mais de metade dos portugueses se incluem as militâncias partidárias e as respetivas direções.
Sem imagem de perfil

De V. a 05.08.2018 às 12:48

Ainda não há sequer um papel escrito do tal partido liberal e a coisa já está condenada ao ressentimento ou à inutilidade — somente jornalismo do que ainda não aconteceu.

Normalmente este fenómeno começa no Eixo do Mal — que representa a classe dos Funcionários Disto Tudo com casinhas em S. Bento e em Campo de Ourique. Dois boxers, um galgo afegão e um cão pastor que os socialistas deixam andar à solta no pátio para espantar as galinhas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.08.2018 às 13:11

Santana Lopes tem urgentemente de arranjar alguma coisa com que se entreter. O mandato à frente da Santa Casa da Misericórdia do Tio Patinhas está a esgotar-se...
Sem imagem de perfil

De V. a 05.08.2018 às 16:16

Sabias que não era remunerado, certo? Um gajo tem de comer.
Sem imagem de perfil

De Betadine a 05.08.2018 às 17:56

Pedro Santana Lopes, vereador e presidente da Santa Casa da Mesericórdia de Lisboa (SCML) aufere mais de 5 mil euros mensais. O ex-secretário de Estado recebe de pensão por este último cargo, cerca de 3.178 euros por mês. Em 2010, Santana Lopes pediu a subvenção vitalícia a que tem direito como ex-deputado, que lhe permitiu somar dois mil euros por mês ao vencimento mensal. Devido a estas compensações, Santa Lopes informou que abdicará do salário decorrente do cargo que irá ocupar como provedor da SCML. Ainda assim, no total, o vereador aufere cerca de 5.178 euros por mês.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 05.08.2018 às 15:10

Três breves notas, Luís.
1. Monteiro fundou esse partido fora de tempo: foi há cerca de 20 anos, em condições políticas totalmente diferentes das actuais. Tanto aconteceu de então para cá: a Europa demonstra-nos isto todos os dias, de uma ponta à outra.
2. Muito depois do fracassado partido de Monteiro, em Junho de 2014, Marinho e Pinto conseguiu fazer-se eleger para o Parlamento Europeu (e fazer eleger outro, na lista que liderava), o que invalida o teu argumento com um exemplo muito mais recente. Se Marinho conseguiu, outros conseguem. Por maioria de razão, quase cinco anos depois.
3. Raciocinar a partir das intenções de voto de uma sondagem (qual sondagem?) num partido que ainda não existe é o mesmo que nadar em seco. Nada aconselhável, nesta canícula de Verão.
Sem imagem de perfil

De António Maria Lamas a 05.08.2018 às 17:09

De acordo.
Sondagens, são "sondagens" e há para todos os gostos. Mesmo sem contar com as intenções que a sondagem da Aximage pode indicar, penso que PSL pode ir buscar eleitorado aos 50% da abstenção
Sem imagem de perfil

De Betadine a 05.08.2018 às 17:58

Por onde anda Meirinho Marinho?
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 05.08.2018 às 18:47

Continua "exilado" em Bruxelas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.08.2018 às 19:39

Bruxelas? Não tarda, vai para lá o Santos Silva. Então não é que o governo do monhé já condenou o rebentamento da botija de gás na Venezuela como tendo sido um atentado ao índio?
Sem imagem de perfil

De Indignado a 06.08.2018 às 14:08

Porque é que não me surpreende que um comentário de escumalha racista tenha sido aprovado neste blog? Porque é que não vejo os paranóicos com os anónimos a manifestarem-se quando um idiota anónimo faz um comentário racista e criminoso?
Parece que comentar em anónimo já é aceite se se tratar de lixo racista? Se fossem todos dar banho ao cão...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.08.2018 às 18:42

2. Há também para contemplar o exemplo do "Livre".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.08.2018 às 16:15

O Santana Lopes deu para o parvalhão. Está arrumado de vez. Armou-se em inteligente ao disputar o PSD com o Rui Rio, sabendo-se que iria perder (tal como o Tino de Rans com o Marcelo Rebelo de Sousa). Perdeu o tacho da Santa Casa e agora tem que mendigar alguma coisa. O PSL está-se nas tintas para o PSD. Quer, é um tacho. E como só o monhé lho pode dar (ó monhé, olha que isto não pode ser só tachos para a família do açoriano), há que fazer umas derivasinhas para lhe mostrar, ao monhé, que lhe continua a lamber as partes, ou seja, as botas. Quanto ao Rui Rio, esse dorme descansado, sabendo que ninguém lhe quer estar na pele. Faz lembrar o Marques Mendes, está mesmo a prazo. No entretanto… parece o meu SCP que nunca ganha o tal título.
Sem imagem de perfil

De Isabel a 05.08.2018 às 19:13

Ha 55% de eleitores que não votaram nos partidos que estão naAR. Não há ninguém com um discurso semelhante a um qualquer daqueles que estão a mobilizar os descontentes na Europa? Que lance o debate sobre os temas discutidos nos países com cultura política? Isto por cá, politicamente, está ao nível do jardim de infância. Mas sem a inocência.
Sem imagem de perfil

De Betadine a 06.08.2018 às 08:24

"Que lance o debate sobre os temas discutidos nos países com cultura política? "

O quê? Aquilo dos refugiados e do Poder Branco?
Sem imagem de perfil

De Isabel a 07.08.2018 às 12:22

Em que países é que gente seria com cultura debate os temas que menciona?
Sem imagem de perfil

De Damiao Ribeiro Santos a 05.08.2018 às 19:54

lamento comentar, mas a politica e os politicos na Tugolândia emanam um cheiro nauseabundo - nada mais são que uns altos especialistas a esbanjar e sacar o que não lhes pertence...
Sem imagem de perfil

De V. a 06.08.2018 às 12:00

Tendo em conta a arquitectura do sistema, e a ética republicana, essa é impossível de negar.
Perfil Facebook

De Jose Hilario Jesus a 06.08.2018 às 09:54

Este será um partido com morte anunciada, Santana Lopes já não tem perfil para estar na politica, mas como so vai para a politica, quem não sabe fazer nada ,e assim viver à custa dos contribuintes, por mim não terá hipótese alguma.Quem sabe juntar-se à geringonça.

Comentar post



O nosso livro





Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2017
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2016
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2015
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2014
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2013
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2012
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2011
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2010
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2009
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D