O morcão xenófobo
O presidente brasileiro Silva veio criticar a anunciada contratação do grande treinador Carlo Ancelotti para seleccionador de futebol do Brasil, clamando - pura e simplesmente - o habitual agressivo "volta para tua terra", ainda que o mag(n)o italiano ainda esteja em Madrid, sob a nada disfarçada forma de "porque não resolve ele o problema Itália?".
A dimensão identitária do futebol e sua selecção no Brasil é consabida (entre tantos outros disso bem escreveu o antropólogo Roberto Damatta). Mas isso não chega para apagar o fundo ideológico destas declarações, até o sublinha, essa profunda xenofobia - que tanto vimos ouvindo em múltiplos ataques daquelas gentes da bola contra os treinadores portugueses. Mas agora o presidente da República, este Silva sempre tão gabado pela mole dos "movimentos sociais"...
Se fosse um Orbán a ter uma saída destas como acorreriam os bem pensantes a denunciar. Ou, para se falar daqui, e se tivesse o dr. Ventura (que tem pedigree de comentador da bola) contestado a contratação de Martínez, dizendo que fosse ele antes "tratar do problema da Espanha", que "fosse para a terra dele"?
Mas a este morcão xenófobo, Silva, ninguém apontará o dedinho punitivo.