Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O inclusivo

João Pedro Pimenta, 24.11.18

Pedro Filipe Soares, o infeliz líder parlamentar do Bloco, escreveu esta semana no Público um artigo a louvar a "linguagem inclusiva", sendo exemplo disso a expressão que ele usou na convenção do seu partido: "camaradas e camarados". A esse tipo de linguagem, para "mudar mentalidades", já George Orwell lhe deu um nome no "1984": chamou-lhe novilíngua. Seja como for, não deixa de ser estranho vermos alguém afirmar-se "inclusivo" dias depois de afirmar que "não fala da direita porque esta não conta para o futuro do país". E Pedro Soares, conta para o quê, para além da invenção de novos termos?

bloco.jpg

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Sarin 24.11.2018

    A língua portuguesa não é sexista, o seu uso e a sua interpretação é que a tornam sexista.

    "Estamos todos reunidos", os indivíduos que ali estão.
    Mas também "Estamos todas reunidas", as pessoas que lá podem estar. É opção nossa, a gramática permite-nos tal. Diz lá que não podemos ficar todas bonitas na fotografia, nós gentes :)
  • Sem imagem de perfil

    Manecas 25.11.2018

    Como sou um maníaco da gramática e como cita o ciberdúvidas ainda volto à discussão. Esta é tirada do ciberdúvidas:
    "HAVER
    1. No sentido de existir , é impessoal e fixa-se na 3.ª pessoa do singular ["Há muitas pessoas aqui"]. 2. Nas formas compostas, o verbo haver transmite a sua impessoalidade ao verbo acompanhante ["Deve haver problemas"]. Cf. Cf. VERBOS."
    Como vê a forma "Devem haver problemas" está errada. Isto segundo o ciberdúvidas. Eu tenho a mesma opinião, diferente da sua.
  • Imagem de perfil

    Sarin 25.11.2018

    Cf. lhe disse, a sua explicação anterior não servia.

    Esta fala em verbos compostos, aproxima-se do caso mas ainda não me esclarece totalmente: "Continuar a haver" considera-se verbo composto, apesar da preposição?

    É isto que Manecas não soube explicar antes, nem agora. Como maníaco da gramática, penso que lhe poderia ter sido mais fácil perceber o que lhe respondi antes.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.