Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O divórcio

por Pedro Correia, em 09.04.18

img_757x498$2017_05_27_00_21_35_632198_im_63632030

 

O presidente do Sporting fez questão em sentar-se ontem no banco dos suplentes - num novo erro de estratégia comunicacional, somado a tantos outros que tem cometido a um ritmo alucinante.

Ficou assim evidente aos olhos de todos que está divorciado da massa adepta, que o insultou pela primeira vez e fez apelos públicos à sua demissão.

Ficou evidente que está divorciado da equipa - daí a sua atitude gélida em ambos os golos leoninos, como se não estivesse a torcer pela vitória do clube, algo inaudito.

Ficou ainda evidente que está divorciado da equipa técnica, exibindo uma crise de lombalgia no preciso instante em que Jorge Jesus mobilizava os jogadores para darem em conjunto a volta ao estádio, merecendo uma entusiástica ovação dos espectadores.

A comunicação vive de símbolos - e este foi desastroso para um dirigente que adora exibir-se na ribalta.

 

Mas o maior sintoma deste divórcio ocorreu depois, quando fez questão de se deslocar à sala de imprensa, sozinho, para falar durante quase meia hora do seu tema preferido: ele próprio. Misturando - como sempre faz - alusões à sua vida familiar com os problemas do clube. Como se não lhe bastasse o texto com mais de dez mil caracteres que publicara três horas antes do desafio de Alvalade na sua rede social favorita com críticas ferozes a jogadores muito acarinhados pela massa adepta leonina - desde logo os campeões europeus Rui Patrício e William Carvalho - e em que aludia a si como "o Presidente".

Falou imenso e não disse nem escreveu uma só palavra para unir, congregar ou mobilizar: só para dividir, incendiar e lançar novos anátemas, em círculos cada vez mais concêntricos. Visando desta vez os restantes membros dos órgãos sociais e os próprios adeptos, incluindo muitos daqueles que o elegeram duas vezes e perante os quais ele forçosamente responde.

 

Podia ter aprendido com Jorge Jesus, que logo a seguir - também na sala de imprensa - falou pouco mas disse o essencial. "A minha responsabilidade é defender os interesses do Sporting. Sei que o barómetro de qualquer clube são os jogadores. Os clubes crescem em função dos jogadores - depois há o treinador, há os presidentes... Jogadores e massa associativa são as duas pedras fundamentais, uns dentro do campo e outros fora do campo."

Quando Jesus dá lições de bom senso, realismo e humildade ao presidente, fica tudo dito sobre a perturbante derrapagem emocional de Bruno de Carvalho, que deixou de ser lesiva só para ele. Já se tornou também lesiva para o Sporting.

 

Publicado inicialmente aqui.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De Vlad a 09.04.2018 às 17:29

A Cereja em cima do bolo:

Bruno de Carvalho sai do banco com dores...

https://www.youtube.com/watch?v=5psupc_y1iY

Pedro, agora a sério, porque não se candidatam...os do Café Império!?

É Madeira, não é, o rival de BdC? Também me parece fracote...mas posso estar enganado!

Ou o Roberto, Rogério, perdão, não fui a tempo, Alves? Ou o Octávio, sim porque não? Tem uma excelente vinha com casta Castelão
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2018 às 22:03

Não fale em cereja, Vlad. Carvalho odeia tudo quanto é vermelho.
Imagem de perfil

De Sarin a 09.04.2018 às 22:32

É verdade, Pedro!
E não o disse antes na origem porque, sinceramente, só me meto para partilhar solidariedade ou defender o meu SLB quando o atacam para lá do aceitável.

Mas o seu Presidente, odiando o vermelho como odeia, deveria ter melhor noção do que significa "o poder cair na rua", não???
É que na rua caiu ele em 2013, e garanto-lhe que se a Susanita o visse lhe encontraria nódoas de chouriço e cascas de laranja!!! *

* (Cartoon - recuso-me a aportuguesar! - de Quino sobre o céu pertencer aos pobres :) )
Sem imagem de perfil

De Vlad a 09.04.2018 às 17:31

A comunicação vive de símbolos...

Um Presidente que sai amparado do banco...simbólico!!
Imagem de perfil

De Sarin a 09.04.2018 às 18:54

Vlad, até pode estar doente das costas. Mas show off é água no deserto.

Com a bela fita, perdão, foto a comprovar

https://sporting.blogs.sapo.pt/ficar-mal-na-fotografia-3895613

Sem imagem de perfil

De joao a 09.04.2018 às 19:58

WHO GIVES A SHIT ?
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2018 às 22:02

Só sabes falar "amaricano"?
Imagem de perfil

De Sarin a 09.04.2018 às 22:26

Perdoe o preciosismo, mas falar falamos nós, diferenciando minúsculas e maiúsculas.

Uma frase tão piquena e os meus olhos ficaram surdos!
Imagem de perfil

De Sarin a 09.04.2018 às 20:16

Bom, acabei de ler num artigo do Sapo vários comentadores atribuírem ao SLB o estado-de-sítio que se vive no SCP.

Fique o Pedro sabendo que, para alguns indefectíveis do ainda Presidente Bruno de Carvalho, isto não passa de uma manobra plantada por LFV para distrair os jornais das investigações ao SLB e, assim, retirar pressão à equipa na véspera do clássico com o FCP.
Já para alguns dos aliados, que correm sério risco de não poder ocupar a homónima avenida, não passa de uma birra de um tonto que está a ajudar mais o SLB do que a prejudicar o SCP.

Análises interessantes... de um determinado ponto de vista, claro!
Talvez o Dr. Daniel Sampaio esteja já disponível para se pronunciar...
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2018 às 22:01

É do Benfica e exibe um lacinho azul?
Imagem de perfil

De Sarin a 09.04.2018 às 22:24

Normalmente é rosa, mas em Abril torna-se azul.

Porque antes de ser Benfiquista sou Cidadã.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2018 às 22:26

Muito bem. Respeito profundamente essa opção.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.04.2018 às 01:24

Seria opção se não fosse tão premente alertar que a violência, os maus tratos e os abusos na infância e na adolescência existem todos os dias, não apenas em Abril e não apenas lá longe.
Urge relembrar que temos uma Protecção de Menores insuficiente, amordaçada e aburguesada, que temos Tribunais de Família onde o preconceito abunda, que temos famílias insuspeitas onde são possíveis todos os abusos, dos físicos aos psicológicos e incluindo as manipulações que afastam progenitores e avós ou que de crianças fazem homens e mulheres sem infância.


Tal como nunca é demais relembrar que se o cancro do útero só aparece em mulheres, o da mama não é tão sexista. Sorrateiros, podem ambos ser despitados a tempo e horas. Mas o pessoal trocou o despertador pelo telemóvel, por isso...

... não é opção. Chamemos-lhe serviço Despertar.
Sem imagem de perfil

De Vlad, o Emborcador a 10.04.2018 às 17:28

Fala do palanque? Clap..Clap
Imagem de perfil

De Sarin a 10.04.2018 às 20:18

Palanque? No meu trabalho lido no terreno, não em palanques. No meu voluntariado, idem :)
Perfil Facebook

De Rão Arques a 10.04.2018 às 07:48

Não merecia ser tão mal tratado por ele próprio.
Difícil de entender o envolvimento eufórico de um presidente de assembleia geral na festa de um associado que ganha, como no pelotão de fuzilamento quando está a perder.
Num clube de futebol, como na filarmónica da rua ou em associação de qualquer natureza.
Onde uma postura de imparcialidade e distanciamento face a diferentes tendências deve constituir ponto de honra e dever que os estatutos costumam consagrar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.04.2018 às 08:29

..tenho pena de ver a queda de BdC - acho que estava a fazer muita coisa útil na marcação e denúncia dos pivetes e porcarias do Estado Lampiânico, e mesmo a gestão do Sporting, incluíndo o futebol, parecia-me melhor, mais consistente e sustentada.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.04.2018 às 10:23

Parte das denúncias provaram-se infundadas, pelo resultado das outras aguarda o "estado lampiónico" serenamente que o poder judicial investigue a fundo e se pronuncie.


E em nome de um membro da Nação Benfiquista, eu, agradeço-lhe o facto de se lembrar de nós no meio de tão profunda crise vossa. Porque na realidade foi isso que vos congregou em torno de BdC, a Cruzada contra os Infiéis de Carnide. Uma acção de mestre testa-de-ferro.

Aguardemos pelos próximos capítulos. Mais serenamente na nossa casa que na vossa, pelo visto.

Mas não se apoquente, se agora anda "oh tio, oh tio", rapidamente perceberá que o Sporting não é dos sócios mas do Sobrinho. Ou dos portugueses, conforme a perspectiva de quem paga o quê.
E agora corra para apanhar a toupeira das 10:30, não se vá atrasar para a AG!
Sem imagem de perfil

De Miguel Ribeiro a 10.04.2018 às 12:50

Vou-lhe dar uns factos que parece desconhecer. No Sporting por um post no FB revoltamos-nos. No caso do Benfica a suspeita de corrupção activa, violação do segredo de justiça, tráfico de drogas e homicídio qualificado não têm impacto nenhum.

Em relação à alusão ao país pagar a conta do Sporting não faz a mínima ideia do que diz já que pelos vistos considera um veiculo crido pelo NB para limpar balanço, financiado pelo próprio novo NB um bom acto de gestão. Também podia falar da divida de LFV considerada perdida ao BPN, ou até porque motivo um banco ao inicio publico o BES ser sócio da Sad do Benfica...enfim, fico-me por aqui.
Imagem de perfil

De Sarin a 10.04.2018 às 20:16

Se no SLB publicassem tais postais também nos revoltaríamos - e muito mais cedo, acredito.
Mas sobre a vossa revolta, veja como saltam uns e outros, ou uns mais que outros, ou uns sobre os outros - uns a recuarem e a lamentarem terem-se precipitado, outros a garantirem que nunca o apoiaram, enfim, há de tudo, como na feira.

Já no SLB aguardamos as diligências judiciais para depois nos pronunciarmos - aprendemos com o nosso Azevedo que os problemas resolvem-se em casa, não na praça pública. Espere, não é exactamente esse o tema de fundo da vossa "revolta com os posts"??
E os nossos patrocinadores pediram explicações e aparentemente ficaram satisfeitos - nenhum se afastou nem emitiu comunicados a demarcar-se, não sei se reparou. Ou talvez tenha reparado e pensado "mais uns comprados pelo Benfas!!!"


O Miguel é que pelo visto não faz a mínima ideia do que significa ser o País a pagar as contas do Sporting - já ouviu falar no BESA? E no tal empréstimo por conta de um investidor-fantasma aguardado desde 2015 facultado pelo NB, o "novo" banco que corremos o risco de ter que intervencionar outra vez?
Sem falar em perdões da banca, claro, mas esses foram uma questão de opção da gestão dos próprios bancos. Tal como a entrada como accionistas em diversas SAD, já agora.

A dívida de LFV é dele, não do SLB, e é estultícia de quem não tem outros argumentos, essa mistura de assuntos. Ou a atribuição ao SLB de responsabilidades por eventuais crimes de adeptos agora fez jurisprudência?
Eu sei que faz parte da cultura regada por BdC, acusar tudo e todos no SLB por tudo e mais alguma coisa que aconteça no futebol e na Terra, incluindo os postais de BdC no Facebook e as respostas dos jogadores noutras redes.
Mas é por isso que há anos que estão mal e não se endireitam: atribuem aos outros as vossas falhas e não aprendem a tratar objectiva e amplamente os vossos assuntos. Em casa e sem manias de grandeza, pois os assuntos exigem circunspecção e trabalho.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.04.2018 às 16:42

..não confundo o estado lampiânico com "Nação Benfiquista".

Se é vítima de tal confusão, porventura afogueado pelo agit-prop e pelo "smear&slander" de cartilheiros, claques cadastradas com e.g. homicidios, toupeiras e apesos corruptores, ou todo aquele sortidos caniches mediaticos, 'padrada' de missal e ladrões de sacristia, enfim talvez esteja com algum assoberbamento do mesmo tipo do BdC.
Não saberei recomendar cura - talvez uma massagem, olhe no Seixal, como aquelas que dão a um fulano que por lá se passeia frequentemente de pyjama junto dos jogadores e demais assalariados. Evite "reikis" do Damaiense - corre o risco de acabar a papaguear "ass licks" a tendeiros e andar a passear-se com badocha "valise" por palcos mediaticos a alardear má-criação....
Boa Noite e boa sorte,
Imagem de perfil

De Sarin a 10.04.2018 às 20:36

Muito esclarecedor, o seu post.

Provavelmente haverá quem tenha gosto e paciência para responder com a dignidade que o seu comentário merece, mas não serei eu.

Boa noite e boa sorte
Sem imagem de perfil

De a 10.04.2018 às 10:12

"Agressividade e turbulência não me parecem boas bases para resolver problemas"
José Roquette
Um Senhor, está tudo dito.
Sem imagem de perfil

De Vlad, o Emborcador a 10.04.2018 às 13:20

Um senhor!

Casa de Lisboa de José Roquette, ex-presidente do Sporting, foi alvo de buscas no âmbito das investigações ao caso BPN, por uma equipa de inspectores da Polícia Judiciária, da Administração Tributária e de magistrados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

https://www.esquerda.net/dossier/privatização-do-totta-o-jackpot-de-champalimaud/27106
Sem imagem de perfil

De a 10.04.2018 às 23:52

Vlad, quero continuar a acreditar na Justiça. Não sou dona da razão e não sei tudo sobre tudo.
Quanto ao assunto dos últimos dias - postura/atitude de BdC - não gostei de ver aquele espectáculo...haja bom senso. [e não é por vestir a vossa camisola...a minha é de outra cor]
Sem imagem de perfil

De Vlad, o Emborcador a 11.04.2018 às 09:23

Nem eu
Sem imagem de perfil

De a 11.04.2018 às 13:03

Mas...eu não disse o contrário.
Sem imagem de perfil

De Vlad a 11.04.2018 às 14:55

Nem eu!
Sem imagem de perfil

De a 14.04.2018 às 13:20

"Nem eu"

"Nem eu!"


Vlad, o que eu disse:

- "Não sei tudo sobre tudo"
[o que não significa, esteja a insinuar, que o Vlad sabe tudo!...que é dono da razão]

- "e não é por vestir a vossa camisola...a minha é de outra cor"
[não sou do Sporting...sou do Benfica]

Limitei-me a dar a minha opinião, no DO, sobre os factos ocorridos com o actual presidente do SCP, começando por enaltecer - isso é verdade - um antigo presidente, José Roquette, neto do fundador do clube de Alvalade.

Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 10.04.2018 às 10:14

A minha suspeita é que, devido ao estado de gravidez avançada da esposa, BdC não andar a fornicar [o suficiente]. Como é normal, a ausência de sexo num homem tão vigoroso provoca distúrbios de personalidade, em particular grande irritabilidade.

Felizmente a senhora vai em breve dar à luz. Creio que daqui a uns meses BdC já estará bastante mais calmo.
Sem imagem de perfil

De Rão Arques a 10.04.2018 às 11:23

Meter a família nisto é de uma baixeza ao nível de lixo. A merecer um encharcado
Sem imagem de perfil

De Vlad, o Emborcador a 10.04.2018 às 15:55

Para reduzirem em 30 mil euros o valor da indemnização estipulada pela primeira instância por danos não patrimoniais, os juízes do Supremo Tribunal Administrativo alegaram, entre outros argumentos, que a vítima de negligência médica “já tinha 50 anos e dois filhos”, isto é, “uma idade em que a sexualidade não tem a importância que assume em idades mais jovens, importância essa que vai diminuindo à medida que a idade avança”.

https://www.google.pt/amp/s/www.publico.pt/2015/04/09/sociedade/noticia/sexo-depois-dos-50-anos-no-tribunal-europeu-dos-direitos-humanos-1691897/amp
Imagem de perfil

De Sarin a 10.04.2018 às 20:47

Lembro-me deste caso.
E lembro-me de na altura pensar que a vida do douto juíz deveria ser muito enfadonha e taciturna.

Estava bem mais longe dos 50, então. Agora... continuo a achar o mesmo. Convém lembrar "distraídos" que por aí andem...
https://lifestyle.sapo.pt/amor-e-sexo/sexo/artigos/a-loucura-do-sexo-apos-os-40
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 11.04.2018 às 09:24

importância essa que vai diminuindo à medida que a idade avança

À medida que a importância vai diminuindo a impotência vai avançando.
Perfil Facebook

De Rão Arques a 11.04.2018 às 14:28

A velhice é um posto murcho.
Sem imagem de perfil

De Vlad, o Emborcador a 11.04.2018 às 18:36

É na velhice que começamos a pensar com a cabeça correcta.

Comentar post



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D