Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O "direito" a prejudicar outros

Pedro Correia, 29.04.19

thumbnail_20190414_153741.jpg

 

Cenas destas ocorrem todos os dias, em milhares de passeios deste nosso país, onde basta um veículo assim estacionado para criar sérios problema de locomoção a qualquer pessoa que se desloque a pé. Basta pensar em cegos, velhos com bengala, jovens de muletas, gente que transporte malas, alguém que se mova em cadeira de rodas ou empurre um carrinho de bebé.

Vivemos numa época em que a todo o instante há quem reivindique direitos sem jamais mencionar a incómoda palavra dever - que todo o direito implica, pois são duas faces da mesma moeda. Alguns dos que mais clamam por direitos são os primeiros a mandarem às urtigas o mais elementar civismo. Ignorando que nenhum direito é absoluto, desde logo quando corre o risco de colidir com o exercício de direitos alheios.

O indivíduo que estacionou assim o carro em zona proibida é daqueles que têm uma concepção absoluta dos seus direitos. Talvez repita até à exaustão nas redes sociais palavras pomposas, como solidariedade e justiça. Aposto que será dos primeiros a exigir aos outros - incluindo entidades públicas - aquilo que ostensivamente não pratica. É o que mais há por aí. Alguns até se atrevem a dar lições de rigor moral e ética comportamental a quem vão encontrando pelo caminho.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.04.2019

    Matrícula francesa. Algures em Tugal.
  • Ainda bem!! Afinal os outros não são tão diferentes como nós.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 29.04.2019

    Matrícula francesa, mas condutor tuga. Vai uma aposta?
  • Pode ser um naco de vitela, no Machado, regado a Espadal fresquinho?
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 30.04.2019

    No Machado? Claro que sim.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.