Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O descalabro de um governo.

Luís Menezes Leitão, 16.03.16

O que se está a assistir no Brasil é ao descalabro total do governo de Dilma Rousseff. Não há memória de se assistir num país a tantos e tão sucessivos escândalos de corrupção, com o governo praticamente cercado pela justiça, em função das sucessivas acusações que vão surgindo.

 

Há muito que tenho defendido que os governantes com problemas com a justiça devem abandonar imediatamente os seus cargos. Não está em causa a sua presunção de inocência, mas o facto de que não podem tornar o governo refém de uma investigação judicial. A necessidade de preservar as instituições é muito mais importante do que o caso pessoal de alguém, por muito injustas que sejam as acusações.

 

No Brasil inventou-se agora uma novidade. Chamar o ex-presidente Lula ao governo, apenas para lhe dar imunidade perante a justiça. O anúncio é tão escandaloso que até foi adiado perante uma nova investigação judicial agora descoberta. Em qualquer caso, isto representa o grau zero de um regime. Colocar as instituições ao serviço pessoal dos políticos e formar um governo apenas para dificultar a acção da justiça.

 

A falta de sensatez política que isto representa é absolutamente impressionante. Não me parece que o governo de Dilma consiga sobreviver a uma jogada política desta natureza. Esperemos é que o regime democrático brasileiro não caia com ele.

3 comentários

  • Já sabia que a culpa de tudo o que ocorre no Brasil hoje é da ditadura, que já acabou há 30 anos, ou até das capitanias hereditárias portuguesas. Naturalmente que a Dilma e o Lula nada têm a ver com isto.
  • Sem imagem de perfil

    teixeira 16.03.2016

    Estimado Leitão. Lisonjeiro para mim merecer um contra-ponto ao meu frugal comentário. A ditadura de Salazar já terminou faz mais de 30 anos em Portugal, porém o atraso educacional fez com que o país tivesse ao menos algumas gerações perdidas. No Brasil, o mesmo. As Capitanias Hereditárias são o ovo da serpente dos latifúndios das regiões centro-oeste , norte e nordeste, especialmente. Em momento algum quis eximir nenhum político dos desmandos. Por conta disso, muitos já foram para cadeia. E outros seguirão o mesmo caminho. Alguns tem foro privilegiado, de acordo com a Constituição, o que torna o processo mais complexo e, forçosamente, mais demorado. Não podemos é cair na tentação de juízos de valores açodados. Se os actuais governantes forem declarados culpados, pelo foro competente, serão apenados. E se o ilustre articulista, por acaso, quiser julgar, se já não é, faça concurso para magistrado. Opiniões são meros resultados de nossas crenças ideológicas, morais e éticas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.