Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O comentário da semana

Pedro Correia, 13.06.15

«Os maiores malefícios de uma educação machista acabam por calhar aos homens.

Isto lembra-me um reformado que conheci há muitos anos. Era pai de um colega de trabalho e, depois de enviuvar, casara de novo, com mais de sessenta anos. Uma vez, ao falar disso, vira-se para mim e diz: pois, eu tinha de arranjar alguém que me fizesse o almoço e lavasse a roupa, senão, como era?
Ele disse aquilo todo convencido da sua superioridade. Eu só pensei: ser homem é pior do que ter uma deficiência. Acho triste, quando um ser vivo adulto e saudável não é auto-suficiente.

Outra história, também verídica, bem parecida com a narrada:
Um homem é atirado para uma reforma antecipada, por imposição da entidade patronal. Não gosta de sair (muitos homens são bichos do mato) e fica em casa, sem saber o que fazer. Os filhos já foram à sua vida e ele afunda-se cada vez mais no sofá. Um dia, a esposa atreve-se a sugerir: podias ajudar-me a tratar do jardim... Ele reage indignado, dizendo que não era trabalho para ele. Nunca na sua vida tinha tratado de rosas e não era agora que ia começar!
Mas aquilo ia de mal a pior, ele cada vez mais deprimido. E, um dia, em desespero de causa, resolveu arrancar umas ervas daninhas. Entusiasmado com a nova tarefa, dedicou-se tanto ao jardim, que passava os dias lá enfiado e chegou ao ponto de proibir a mulher de o fazer, pois aquilo só andava bem se fosse ele o jardineiro!
Ela não barafustou. Ele deixara enfim o sofá, mantinha-se ocupado. E ela arranjara mais tempo para os cozinhados e as tarefas domésticas.»

 

Da nossa leitora Cristina Torrão. A propósito deste texto da Teresa Ribeiro.

1 comentário

Comentar post