Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O comentário da semana

Pedro Correia, 16.06.19

Edificio-Sede-CGD.jpg

 

«Se em 2008 a Caixa Geral de Depósitos tivesse emprestado os 300 milhões a Berardo para comprar Amazon em vez de BCP, hoje valiam cerca de 7.143 milhões. Quase tanto como chegou a valer a PT, a maior cotada nacional de sempre. Era um risco comprar Amazon? Era. E BCP também. Mesmo aplicando esses 300 milhões num conservador índice sobre o S&P 500, hoje valeriam cerca de 811 milhões. Parece claro que não foi uma perspectiva de negócio a orientar esse empréstimo.
Acontece que as asneiras, só na banca, custaram aos contribuintes cerca de 20.000 milhões, desde 2008. Custaram, custam e custarão por muitos anos.
Junte-se a este valor pelo menos outro tanto em corrupções menores mas abundantes, desperdícios, ineficiências e roubos.
O que significam na realidade estes números astronómicos? Significam uma carga fiscal enorme, a quase impossibilidade de poupar, o adiar de despesas necessárias, o recurso suicida das famílias ao crédito. Significam não trocar de carro, não reparar a casa, não tratar da saúde senão no limite, não seguir estudos, não constituir uma almofada para a reforma. Significam uma dependência humilhante dum Estado-Providência cada vez mais prepotente e menos amigo. Significam um Estado tão opressor que julga que o povo não é muito mais do que uma carteira onde ir tirar o que ainda há. Admiram-se de as pessoas se alhearem do Estado? O Estado há muito que se alheou das pessoas. Só se lembra delas para cobrar - e aí nunca há faltas de memória, nem de meios.»

 

Do nosso leitor António. A propósito deste postal

10 comentários

Comentar post