Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Novembro, o mês novem, que afinal é onze

Maria Dulce Fernandes, 01.11.24

novembre.jpg

Novembro vem da palavra latina “novem”, que significa “nove”.

Não vou repetir a história dos antigos calendários romanos, do reformador calendário juliano e do novel calendário gregoriano que perdura até aos dias de hoje.

Novembro é, portanto, o mês nove que afinal é onze.

Todos os anos, chegado o mês de Novembro, é altura de começar a preparar os meses de Inverno, seja tirando a roupa quente, colocar outra manta na cama ou procurar as receitas perfeitas de comidas e bebidas quentes e doces que nos confortam o corpo e a alma.

Durante os meses de Verão a atmosfera do nosso planeta sorve mais energia solar do que a que consome e como tal, quando se começa a notar um abaixamento das temperaturas, o tempo outonal parece ficar imobilizado e, como num passe de magia, o calor que ficou retido nos meses de Estio regressa, por vezes em força. É quando acontece o Verão de S. Martinho, tal e qual reza a lenda, quando se "vai à adega e prova o vinho" e quando se fazem magustos de castanha assada. No 11.⁰ dia do mês homenageamos o cavaleiro que se tornou monge e foi posteriormente canonizado, com festas, romarias e com os bons sabores do Outono, numa altura em que os dias ficam mais curtos e as noites convidam ao aconchego.

Não há nada melhor do que um sofá, um robe quentinho, um par de pantufas, um cobertor polar, um livro e uma bela chávena de cacau a fumegar. É aquilo a que chamo uma boa noite.

26 comentários

Comentar post