Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Novamente o fim do mundo

Paulo Sousa, 22.03.20

“Gabriel Malagrida assegurava no Juízo da Verdadeira Causa do Terramoto (1756), que só por castigo a face da omnipotência divina se tornara tão horrenda. Hereges, judeus e católicos, todos eram responsáveis pela vingança implacável de Deus. A causa próxima do flagelo radicava, no seu entender, nos mundanos e profanos modos de vida urbana, com os seus ”teatros, as músicas, as danças mais imodestas, as comédias mais obscenas, os divertimentos, as assistências aos touros, sendo tanto o concurso, que enchiam as praças, e as ruas todas; e nas igrejas, nas festas sagradas, nos sermões, nas missões apostólicas, por mais fervorosas que fossem não aparecia uma alma”. (…)

Na generalidade dos casos, o pregador, interpelando directamente os crentes, avoluma os terrores visíveis da destruição e as incertezas do povo em relação ao futuro.”

O Terramoto de 1755, Lisboa e a Europa, de Ana Cristina Araújo

Edição Clube do Colecionador dos Correios

 

Já aqui falei sobre os profetas do Apocalipse e da sua intenção de nos fazer mudar de comportamento. Sempre existiram e sempre existirão.

Querer procurar uma causa humana para algo natural é o cúmulo do antropocentrismo. Usar algo natural como argumento para sugerir o fim da produção intensiva do capitalismo é tão razoável como razoável era a convicção de Gabriel Malagrida.

Já todos vimos nas redes sociais comentários insinuando, ou até afirmando, que o bicho que nos faz ficar em casa era uma criação do homem. Para se acreditar nisto é necessário conseguir também acreditar que o génio humano é mais sofisticado que a natureza, o que é outro corolário idiota de uma visão antropocentrista do mundo.

Não somos assim tão capazes. A impotência em agir perante a realidade sempre foi um estímulo para a espécie humana, e certamente que depois disto a ciência continuará a avançar. E quem protagonizar a solução para este problema será certamente beneficiado pelo seu desempenho e ganhará dinheiro e vantagens com isso. Querer acabar com o capitalismo é discordar que isso assim funcione.

A dimensão da mortandade de outras pestes foi aumentada pelas fragilidades alimentares das populações, especialmente quando estas se seguiam a maus anos agrícolas. Até nesse ângulo, e graças ao capitalismo, nunca a população humana esteve tão bem preparada para lidar com o que está a acontecer.

Por isso, Malagridas dos dias hoje, ponham a viola no saco, olhem para história e lembrem-se que até este devoto pregador do sex XVIII acabou garrotado como herege no processo dos Távoras.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo Sousa 22.03.2020

    É verdade. O Sócrates culpou o chumbo do PEC4.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.