Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Nós precisamos de explicações sobre as explicações

Paulo Sousa, 16.01.20

No país dos governantes que não se cansam de repetir o mantra da escola pública, já reparámos que esta não é o elevador social que deveria ser. Se o fosse, os filhos dos pobres poderiam ambicionar ter uma vida melhor que os seus pais, mas quase meio século depois do 25 de Abril, só em sonhos poderão um dia vir a ter uma vida desafogada. Existirão excepções, mas que infelizmente confirmam esta regra.

Quem se relaciona com o mundo do ensino, e eu faço parte do universo dos pais, sabe como pertencer a uma turma mais ou menos pacata tem influência nos resultados escolares. Esse facto resulta de uma quase lotaria. Com sorte calha-se numa turma com boa onda e com azar calha-se numa turma problemática.

A realidade das explicações na situação actual do nosso ensino é o tema deste texto. De que modo se encaixa a dimensão da procura de explicações fora da escola no discurso político?

Existem aulas de apoio nas escolas mas, permitam-me perguntar, quantos alunos portugueses recorrem a explicações pagas depois da escola? Quanto pagam em média por hora de explicação? Qual o encargo mensal para o seus pais? Que hipóteses têm os filhos dos pobres num sistema de ensino em que os alunos necessitam de pagar para ter explicações fora da escola?

Greve após greve, os professores conseguiram tornar-se no epicentro das grandes preocupações do Ministério da Educação e isso é uma parte significativa do problema. O enfoque do sistema devia ser o aluno.

Ao acabar com as retenções o governo assumiu a derrota. Mesmo com fraco aproveitamento escolar, os pobres, que não podem pagar explicações fora da escola, ficarão sempre em desvantagem, mas o nosso bondoso governo conforta-os ao lhes garantir que já não chumbam. Os empregos de menor qualificação e mais mal pagos esperam por eles. E o ciclo de pobreza eterniza-se.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo Sousa 17.01.2020

    Podia contra-argumentar falando, por exemplo, de como as procura de explicações encaixam no mantra da escola pública, mas é mais fácil desvalorizar o autor do texto, lamentando que este não tenha uma pequena noção sobre o assunto. É que não diz que devia estar bem informado, porque acha que não tem nem mesmo uma pequena noção. É obra.
    Já agora, como tem o contador afinado, consegue informar-nos sobre quantas greves de professores foram feitas nos últimos 32 anos, desde que tem essa digna profissão?
    Será que conseguimos debater um assunto sem o pessoalizar? Eu não falei sobre o seu caso, de quem nem sequer sei o nome, estava a falar do colectivo que designamos por professores. Se pelo texto interpretou que as abusivas greves dos professores são a causa de todos os males do ensino, devia reler o texto.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.